Apesar de não ser muito conhecida no Brasil, a Tecno — uma empresa-irmã da Infinix — anunciou nesta terça-feira (22) a Eagle Eye Lens, primeira lente telefoto periscópio do mundo a utilizar dois prismas para ampliar a imagem. Integrada a uma sistema de estabilização óptica de imagem (OIS) e algoritmos de Inteligência Artificial, a tecnologia seria capaz de mover os prismas para acompanhar e manter em foco objetos em movimento, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente os tremidos resultantes da ampliação.
Celulares que utilizam uma telefoto periscópio, como o Galaxy S22 Ultra, adotam um prisma para curvar a luz e possibilitar que um zoom de amplo fator seja aplicado sem ser necessário o uso de enormes lentes, como em câmeras profissionais.
Normalmente oferecendo aproximação de 5x ou 10x, essa solução costuma entregar boas capturas para ambientes e objetos estáticos, graças ao uso de OIS, mas é praticamente incapaz de acompanhar objetos em movimento, em virtude do funcionamento da ampliação.
A Eagle Eye Lens da Tecno busca resolver esse problema ao ser a primeira do mundo a empregar dois prismas, ambos munidos de um eixo para se movimentarem. Enquanto um deles pode rotacionar entre +/- 8°, o outro pode chegar a +/- 10° de inclinação. Combinados a um algoritmo de IA especial desenvolvido pela empresa, o conjunto conseguiria rastrear objetos, mantendo-os em foco mesmo com o zoom.
A companhia garante que a novidade funciona para fotos e vídeos, e poderia até mesmo acompanhar carros de corrida, alguns dos elementos mais difíceis de rastrear pela velocidade que atingem, aplicando um OIS aprimorado também auxiliado por IA. Para estrear a inovação, a Tecno revelou que está trabalhando em seu primeiro smartphone topo de linha, o Phantom X2, com lançamento marcado para 7 de dezembro.
Além da Eagle Eye Lens, o aparelho embarcaria o chamado Super Night Mode, que combinaria outro algoritmo da fabricante com as capacidades do MediaTek Dimensity 9000 — o chipset confirmado para estar presente no coração do dispositivo — para entregar “fotos noturnas mais iluminadas sem ruído”. Outras características da ficha técnica não foram reveladas, mas pelo foco no segmento high-end, podemos esperar por configurações avançadas.
Vale destacar que a Tecno ainda não atua oficialmente no Brasil, mas a irmã Infinix sim. Ainda que nada tenha sido anunciado, há a possibilidade das marcas colaborarem futuramente, ao estilo de outros grupos como Realme, Vivo Mobile, IQOO, OPPO e OnePlus, em um eventual Infinix embarcado com a novidade.
Fonte: GSMArena