Tábuas de cozinha podem liberar micropartículas nos alimentos

Um estudo publicado no periódico Environmental Science & Technology revelou que tábuas de cozinha de madeira e plástico são uma fonte de micropartículas pouco considerada pela ciência.

De acordo com as estimativas, feitas por pesquisadores da Universidade Estadual da Dakota do Sul, nos Estados Unidos, o uso de tábuas para cortar alimentos produziria dezenas de milhões de partículas por ano, contribuindo significativamente para a introdução de microplásticos na alimentação humana. Essas partículas, porém, não demonstraram efeito substancial em células de ratos usadas em um teste de toxicidade.

As tábuas de corte de madeira e plástico, com o tempo de uso, sofrem riscos e perfurações durante a preparação de alimentos. Alguns estudos já haviam indicado que estes utensílios, como as feitas de polipropileno ou polietileno, podem liberar microplásticos e até as fabricadas em madeira liberam partículas da mesma ordem de grandeza. Nenhum destes estudos havia, porém, se debruçado sobre o real impacto disso no cotidiano de uma cozinha.

Neste estudo, a equipe coletou e mediu as partículas liberadas no corte de cenouras com cinco voluntários. Os resultados indicam que, a depender da forma com que a pessoa manuseia a faca — o ângulo, a força e a espessura dos cortes — uma tábua de polietileno poderia liberar de 14 a 71 milhões de microplásticos por ano. Se o material do utensílio é o polipropileno, a quantidade é ainda maior: são até 79 milhões de partículas.

Embora o número de partículas seja elevado, elas não apresentaram efeitos prejudiciais às células animais usadas em um teste de toxicidade. De qualquer forma, os cientistas acendem um alerta para a questão e concluem que outros materiais, como o vidro, podem ser boa alternativa para evitar a dispersão deste tipo de poluição plástica.

Fonte: Environmental Science & Technology via: American Chemical Society

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!