DESTAQUE 2Política

Tabosa homenageia profissionais de saúde da comunidade LGBT+

Tabosa homenageia profissionais de saúde da comunidade LGBT+
Tabosa homenageia profissionais de saúde da comunidade LGBT+
Compartilhar

28.06.2023 · 7:10 · Vereador Tabosa

Em respeito as comemorações ao Dia 28 de Junho quando se celebra o Orgulho LGBT+ no Brasil e no restante do mundo, o vereador Marcos Tabosa (PDT) outorgou Moção de Congratulação na sessão desta terça-feira, dia 27, na Câmara Municipal, a inúmeras personalidades LGTB+ que atuam na área da saúde em respeito ao importante trabalho que essas pessoas realizam pelo cidadão campo-grandense no seu dia-a-dia.

O Dia do Orgulho LGBT+ é comemorado mundialmente em 28 de junho como uma forma de celebrar a diversidade sexual e de gênero, além de reforçar a luta por direitos igualitários e pelo reconhecimento da comunidade LGBT+.

Essa data tem origem nos eventos que ocorreram em 28 de junho de 1969, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, frequentadores do Stonewall Inn, um bar frequentado pela comunidade LGBT+, resistiram à violência e à opressão policial durante uma batida. Os protestos subsequentes, conhecidos como Rebelião de Stonewall, foram um marco na luta pelos direitos LGBT+ e deram início ao movimento moderno de orgulho e visibilidade.

Desde então, o Dia do Orgulho LGBT+ tem sido uma oportunidade para refletir sobre as conquistas alcançadas pelos ativistas ao longo dos anos. É também um momento para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBT+, incluindo a discriminação, o preconceito e a violência.

As celebrações do Dia do Orgulho LGBT+ variam em todo o mundo, incluindo desfiles coloridos, eventos culturais, palestras, debates e atividades de conscientização. Essa data é uma forma importante de afirmar a identidade, o amor e o respeito pela diversidade sexual e de gênero, além de promover a igualdade e o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

“Reconhecer em Campo Grande o trabalho desses profissionais que atuam na área de saúde é valorizar a vida e o esforço que realizam pelo bem estar da população e essa comenda é só um meio de dizer um muito obrigado em nome da população a essa comunidade, muitas vezes marginalizadas, pelo esforço que fazem pela coletividade”, disse Tabosa.

Bel Silva
Mulher Trans, Assistente Social e primeira mulher Trans a ser aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família Sesau/Fiocruz Campo Grande – MS.

Cristiane Stefanny Vidal Venceslau
Travesti, acadêmica de Direito, militante e fundadora da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul e a primeira travesti a assumir um cargo na gestão municipal

Davi Ferreira de Mendonça dos Santos
Homem Trans, graduando em Enfermagem e primeiro Proinc a assumir o cargo no Munícipio de Campo Grande MS

Gabriel Pereira Nolasco
Homem Gay, Psicólogo, Doutorando em Psicologia e ativista membro do Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde e Social – IBISS

Marco Aurélio de Almeida Soares
Homem gay não binário, Doutor em Educação, Especialista em Sexologia, Gestão em Saúde Pública e Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Infectologia Multiprofissional e Ativista do movimento LGBT e do movimento Aids

Marianna da Cruz Bezerra
Mulher Lésbica, Infectologista e primeira médica negra lésbica a atender no Centro de Testagem e Aconselhamento

Roberto Paulo Braz Júnior
Homem gay, Médico da Família, Mestre pelo departamento de Doenças Infecto Parasitárias da UFMS e primeiro médico a ofertar PrEP e PEP no Estado do Mato Grosso do Sul.

Reconhecer e valorizar o trabalho dessas pessoas é fundamental para promover a igualdade e o respeito pelos direitos de todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Profissionais da saúde LGBT+ desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na garantia de cuidados adequados à população. Eles podem enfrentar desafios e discriminação no exercício de suas funções, tornando esse reconhecimento ainda mais significativo.

Ao homenagear essas personalidades, o vereador mostra apoio e valorização à diversidade e contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso em sua comunidade. “Espero que essas iniciativas inspirem outras pessoas a reconhecerem e celebrarem as contribuições da comunidade LGBT+ em diferentes áreas de atuação”, finalizou Tabosa.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

/* */