DESTAQUE 2Política

Tabosa denuncia lixão a céu aberto em área de reserva ambiental

Tabosa denuncia lixão a céu aberto em área de reserva ambiental
Tabosa denuncia lixão a céu aberto em área de reserva
Compartilhar

27.07.2023 · 7:28 · Vereador Tabosa

Clique na imagem para ver a galeria completa

Procurado por moradores do Residencial Maria Neves, região que compreende a Reserva Ambiental Água Limpa, próxima à Universidade Católica Dom Bosco, o vereador Marcos Tabosa (PDT) esteve na manhã desta quarta-feira, dia 26, fiscalizando um grave problema ambiental, que vem ocorrendo na Rua Glauco Assis Monteiro, esquina com a Rua Antônio Weiber: um lixão a céu aberto em plena rua asfaltada do bairro.

A situação encontrada pelo vereador é realmente preocupante e representa um grave problema ambiental para a região, principalmente por estar localizado próximo a uma reserva ambiental, o Residencial Maria Neves, e áreas como o Residencial Recanto do Serrado e Jardim da Moca. O fato de serem bairros relativamente novos torna a presença de um lixão a céu aberto ainda mais alarmante, já que essas áreas estão longe de apresentar problemas ambientais em sua fase inicial.

O lixo despejado na Rua Glauco Assis Monteiro, como entulhos de podas de árvores, restos de materiais de construção, móveis velhos e outros tipos de resíduos, representa uma ameaça significativa ao meio ambiente e à saúde dos moradores locais. Os impactos potenciais incluem contaminação do solo e da água, atração de vetores de doenças, poluição atmosférica e deterioração da qualidade de vida na região.

Diante dessa constatação, o vereador Marcos Tabosa, decidiu acionar os órgãos responsáveis pelo meio ambiente, através da Guarda Municipal Metropolitana para fazer rondas ostensivas e limpeza urbana pela Secretaria de Obras, para que tome ações imediatas para enfrentar essa questão. É fundamental que sejam implementadas medidas para remoção adequada dos resíduos e para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem e descarte correto de materiais.

Além disso, é necessário investigar a origem do lixo despejado irregularmente, para evitar futuros depósitos clandestinos e aplicar medidas punitivas para os responsáveis. Uma campanha de educação ambiental na comunidade também pode ajudar a sensibilizar os moradores sobre a relevância de preservar o meio ambiente e contribuir para a proteção da área de reserva ambiental próxima.

“A colaboração dos moradores é fundamental para a solução desse problema, denunciando casos de descarte inadequado de lixo e contribuindo para a conservação da região. Somente com ações coordenadas e conscientização coletiva será possível superar esse desafio ambiental e garantir um ambiente saudável e sustentável para todos os envolvidos”, disse o vereador Tabosa em contato com moradores da região.

Palmir Cleverson Franco
Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

/* */