Super Mario Bros. Wonder é o novo jogo de Nintendo Switch que remete aos clássicos games do encanador e sua turma. Repetindo a fórmula de sucesso com estilo plataforma, o lançamento traz bons gráficos 3D e uma espécie de build para os diferentes personagens, características que “denunciam” o caráter mais atual do game. O título esteve disponível para jogar na Brasil Game Show (BGS) 2023 em uma gameplay curta no estande da Nintendo e chega oficialmente nesta sexta-feira (20).
O TechTudo, que visitou a feira a convite da Intel, conheceu o jogo de perto e conversou com o Bill van Zyll, diretor da Nintendo para a América Latina, sobre localização em português do Brasil, a importância do público brasileiro para a marca e também a respeito do futuro do Switch no mercado. Veja, a seguir, algumas impressões de Super Mario Bros. Wonder e alguns pontos da entrevista com o executivo.
🎮 Super Mario Bros. Wonder: veja lançamento e detalhes do jogo da Nintendo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
👉 Quais os melhores exclusivos do Nintendo Switch? Opine no Fórum do TechTudo
Gameplay nostálgica, mas com novidades
Super Mario Bros. Wonder traz a clássica receita dos jogos de plataforma da Nintendo. O encanador e mais personagens clássicos, como Luigi, Peach, Yoshi, entre outros, ficam disponíveis para percorrer as plataformas 2D em missões de diferentes dificuldades. Os objetivos não mudam em relação aos clássicos da série: você precisa derrotar goombas e outros “inimigos” pela frente, coletar moedas e quebrar tijolos no meio do caminho.
As grandes novidades estão nos gráficos, bem atuais, e na jogabilidade, que varia de personagem para personagem. Isso porque há um sistema de badges que lembra até mesmo jogos de RPG, com poderes específicos disponíveis para cada um. No caso dos testes do TechTudo, jogamos com o Yoshi e habilitamos um salto com giro que permitia alcançar áreas mais altas no mapa, por exemplo.
Diversão para todas as idades
A experiência em si segue o mesmo estilo clássico dos games de plataforma do encanador, e deve divertir usuários de diferentes idades. Essa é, inclusive, uma premissa da Nintendo com Super Mario Bros. Wonder e outros games da empresa. Segundo ele, a nostalgia faz com que Nintendistas clássicos joguem com seus filhos, trazendo uma nova geração para esse universo. “É ótimo tanto para jogadores mais antigos viverem a nostalgia, quanto para a nova geração, afirma.
Além de ser um “norte” para a Nintendo, essa prática já é muito comum no Brasil, e permite um mercado aquecido. Ao TechTudo, Bill van Zyll afirmou ainda que há um “gap” de gerações de Nintendistas no Brasil, e que a marca busca “recuperar” esses fãs.
“O jogador médio aqui no Brasil é cerca de 10 anos mais velho que no México, por exemplo, e tem a ver com esse histórico, de vocês jogando quando eram mais novos. Mas a gente não teve essa presença consistente aqui no Brasil, e, por isso, ‘perdemos’ algumas gerações de crianças no caminho… Estamos trabalhando para consertar isso.”
Localização em português brasileiro
Uma das barreiras recentes para se ter essa presença ainda maior no Brasil é a baixa oferta de jogos com localização em português brasileiro. A Nintendo tem mudado isso aos poucos, e, de acordo com Bill, é um processo demorado, mas que vai render bons frutos – “por agora, é passo a passo; estamos chegando lá”, disse. Super Mario Bros. Wonder, por exemplo, já traz isso desde o lançamento, além de ter vindo primeiro ao Brasil na América Latina, justamente na Brasil Game Show.
“Temos ainda diversos outros jogos, como Nintendo Switch Sports, Mario Strikers Battle League, Mario Party Superstars, alguns jogos de Kirby, lançamos recentemente Pikmin 4, também com localização em português brasileiro… Então tem mais coisa por vir. Nós estamos alavancando a capacidade de localização.”
- 2 vezes maior do que o antecessor
- 3DS
- 64
- a companhia anunciou o projeto nx
- a companhia japonesa lançou o nintendo 64. o gameboy advance
- a empresa começou no ramo de baralhos e brinquedos antes de se aventurar nos consoles e jogos. o primeiro foi o nintendo 8 bits (nes)
- a empresa mostrou o wii u. por último
- a intel corporation foi fundada em 1968 por robert noyc e gordon earle moore. seu primeiro produto foi um circuito integrado de memória ram e logo depois
- a nintendo é uma companhia japonesa que fabrica videogames
- aposta
- atual carro-chefe da empresa. a eshop é uma loja virtual de vendas e downloads da nintendo network
- brasil game show
- Bros
- como a amd. seu último lançamento
- como mario
- como nintendo switch
- core i5 e core i7. a intel trabalhou na evolução de processamento com o core duo
- de 2006
- ds
- dual core e core 2 duo. na década de 90 foi criado o intel inside
- é um console portátil com tamanho de tela 1
- é um portátil que trouxe ideias e conceitos novos. o nintendo wii
- em 1989 nos eua e japão. o terceiro videogame criado foi o super nintendo (super nes)
- em 2015
- foi a sexta geração dos processadores intel core
- foi fabricado em 1995. em 1996
- Intel
- jogamos
- lançado em 1985 nos estados unidos. depois dele
- lançado em 2014
- mais especificamente
- Mario
- Nintendo
- nintendo switch
- nos anos 70
- nostalgia
- o 3ds. em 2012
- o gameboy foi produzido
- o new nintendo 3ds
- o nintendo 3ds trouxe como principal novidade um efeito 3d que poderia ser visualizado sem óculos especiais. por outro lado
- o skylake. seus chipsets são os preferidos dos gamers por serem bons para jogos.
- porém utilizando controles de movimento. o dsi apareceu no mercado em 2008 para continuar a liderança do nintendo dual screen frente ao playstation portable (psp). lançado em 2011
- portátil que prometia ser a evolução do gameboy original
- primeiro aparelho híbrido da companhia
- produzido em 1991 nos estados unidos. já o virtual boy
- que é usada no switch e 3ds. a empresa é responsável por games famosos
- que evoluiu até o que temos hoje
- que evoluiu no nintendo switch
- que foi apresentado em 2004
- reforça
- se tornou líder de mercado. criaram o microprocessador intel 4004
- suas linhas intel core i3
- super
- super mario bros. wonder
- super nintendo e o primeiro nintendo entertainment system. fundada por fusajiro yamauchi no dia 22 de setembro de 1889
- surgiu em 2001 nos eua e japão. o nintendo gamecube foi idealizado para ser rival da sony e seu playstation 2 e apareceu no mercado em 2001. já o nintendo ds
- trouxe o mesmo conceito do ds
- um selo de qualidade criado pela empresa para destacar que o computador utilizava processador da marca e não de seus concorrentes
- Wii
- wii u
- zelda e pokémon.