Os planos da SpaceX, do bilionário Elon Musk, de lançar dois satélites ao espaço nesta terça-feira (8) tiveram de ser adiados por motivo de força maior.
Estava tudo preparado para o lançamento do Galaxy 31 e Galaxy 32 para a Intelsat (companhia de telecomunicações) por meio do foguete Falcon 9 e no Cabo Canaveral, Flórida, EUA. Contudo, a tempestade tropical Nicole ganhou força no Atlântico e pode aparecer na estação espacial, forçando o adiamento.
publicidade
Leia mais:
“As equipes no Cabo estão se preparando para a tempestade tropical Nicole e agora estão mirando no sábado, 12 de novembro, para o lançamento do Falcon 9 da missão Intelsat G-31/G-32 em órbita do SLC-40 [Space Launch Complex-40]”, comunicou a SpaceX via Twitter nesta segunda-feira (7), indicando que o lançamento deverá ocorrer no sábado (12).
Em outro tuíte, a empresa assegurou que o foguete e os satélites estão a salvo no hangar e que lá permanecerão até o fim da tempestade.
Tecnicamente, a Nicole é classificada como tempestade subtropical, pois apresenta características tanto de tempestades tropicais quanto de tempestades extratropicais.
Mas ainda pode se transformar em furacão e atingir a costa sudeste dos Estados Unidos, com ventos fortes e chuvas fortes nos próximos dias, dizem especialistas.
De fato, a costa atlântica da Flórida – que inclui a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral e o Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA – está agora sob vigilância de furacão.
Apesar da tempestade, a NASA ainda pretende lançar sua tão esperada missão lunar Artemis 1 do KSC em 14 de novembro. A agência não planeja lançá-la fora do Pad 39B da KSC para proteção, como fez no final de setembro para se proteger do furacão Ian.
Com informações de Space.com
Imagem destacada: SpaceX
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital