Séries de Marvel: relembre todas as produções que fazem parte do MCU

As séries da Marvel vem fazendo sucesso entre o público dos heróis, que têm longas no cinema desde 2008, quando começou o universo cinematógrafico. Com os altos números em bilheteria, a produtora também decidiu ir atrás de também índices altos de audiência na TV. Desde então, o Disney+, junto com a Marvel Studios, vem produzindo séries que se conectam com as histórias já vistas no cinema. Nesse filão surgiram produções como WandaVision (2021), Loki (2022 – presente) e Eco (2024), esta que é a produção mais recente.

Mas engana-se quem pensa que o investimento em séries é recente. Em 2015, a Netflix lançou os shows Jessica Jones, Demolidor, Luke Cage, entre outros títulos citados abaixo que hoje fazem parte do catálogo do Disney+ e está integrado ao MCU. Para saber quantas séries são canônicas dentro do universo cinematográfico de heróis, confira a seguir uma lista do TechTudo com todas as produções em ordem cronológica.

🎬 Calendário da Marvel em 2024: veja lançamentos de filmes e séries
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Eco é a série mais recente do Universo Marvel. Trama acompanha uma assassina que é ex-capanga do Rei do Crime — Foto: Divulgação/Disney+

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

1. Demolidor (2015 – 2018)

A primeira investida da Netflix com as obras da Marvel veio em abril de 2015 com a chegada de Demolidor. Inicialmente, o show não se conectava com as tramas mostradas no cinema. Porém, com a entrada das produções do streaming vermelho na plataforma da Disney, as aventuras do herói sem medo e outras peças da concorrente agora são peças canônicas do MCU. As produções da Netflix estão disponíveis somente no Disney+.

Integram o elenco Charlie Cox (Stardust – O Mistério da Estrela), Deborah Ann Woll (True Blood), Vincent D’Onofrio (Eco) e Elden Henson (Sempre Amigos). Matt Murdock (Cox) é um advogado que sofreu um acidente na infância que o deixou cego. Por outro lado, ele é dotado de habilidades físicas fora do comum. Ele as utiliza para combater o crime no bairro de Hell’s Kitchen, uma região controlada pelo Rei do Crime (Vincent D’Onofrio). A produção tem nota 8,6 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.

O herói sem medo de Hell's Kitchen foi a primeira série da Marvel produzida pela Netflix — Foto: Reprodução/IMDb
O herói sem medo de Hell’s Kitchen foi a primeira série da Marvel produzida pela Netflix — Foto: Reprodução/IMDb

2. Jessica Jones (2015 – 2019)

No mesmo ano de Demolidor, a Netflix lançou uma série dedicada à Jessica Jones, personagem relativamente recente dos quadrinhos Marvel (sua primeira aparição foi em 2001) e que teve a fama aumentada graças à série. A heroína ganhou vida graças à atriz Krysten Ritter (Breaking Bad), que contracenou ao lado de Rachael Taylor (Transformers), Eka Darville (Mister Pip) e Carrie-Anne Moss (franquia Matrix).

Jessica Jones é uma super-heroína dotada de uma força sobre-humana e uma capacidade de voar (ainda que ela não domine bem essa habilidade). Um evento traumático do passado faz com que ela deixe essa vida para trás e abra uma agência de investigação no bairro onde nasceu, Hell’s Kitchen. Contudo, a marginalidade presente na área instiga Jones a buscar justiça por outros meios. No IMDb, o show possui nota 7,9, enquanto no Rotten a aprovação é de 83%.

Pouco conhecida entre os fãs da Marvel, Jessica Jones ganhou uma legião de fãs após a estreia de sua série — Foto: Reprodução/IMDb
Pouco conhecida entre os fãs da Marvel, Jessica Jones ganhou uma legião de fãs após a estreia de sua série — Foto: Reprodução/IMDb

3. Luke Cage (2016 – 2018)

Dentro do mesmo universo de Demolidor e Jessica Jones está a série Luke Cage, onde o ator Mike Colter (Alerta Máximo) dá vida ao herói. O show ainda conta com Alfre Woodard (Annabelle), Simone Missick (All Rise), Theo Rossi (Sons of Anarchy) e Mustafa Shakir (Cowboy Bebop) no elenco.

O show dessa vez se passa no Harlem, bairro onde Luke Cage tenta reconstruir sua vida após anos preso. No passado, ele foi cobaia num experimento que lhe deu superforça e uma pele indestrutível. Agora, ele usa essas mesmas habilidades para manter o bairro seguro. O show tem nota 7,2 e aprovação de 87% no RT.

Luke Cage seguiu o sucesso de séries da Marvel na Netflix — Foto: Reprodução/JustWatch
Luke Cage seguiu o sucesso de séries da Marvel na Netflix — Foto: Reprodução/JustWatch

4. Punho de Ferro (2017 – 2018)

Outro personagem mais “urbano” dos quadrinhos da Marvel que ganhou uma série na Netflix foi Punho de Ferro. Finn Jones (O Visitante) foi o escolhido para representar o herói místico. Ao seu lado fazem parte do elenco Jessica Henwick (Agente Oculto), Jessica Stroup (O Retorno dos Malditos), Tom Pelphrey (Amor e Morte) e Sacha Dhawan (The Great).

Danny Rand é um magnata adquiriu habilidades milenares. Ele consegue canalizar sua força por meio do Chi e assim aumentar sua força, resistência, agilidade e foco. Quinze anos depois de desaparecer e ser dado como morto, ele ressurge para reaver sua identidade e seu destino. A trama apresenta nota 6,4 no IMDb e aprovação de 37% no RT, o índice mais baixo entre as demais produções.

Ao contrário das demais séries da Marvel na Netflix, Punho de Ferro não se saiu bem entre o público e a crítica — Foto: Reprodução/JustWatch
Ao contrário das demais séries da Marvel na Netflix, Punho de Ferro não se saiu bem entre o público e a crítica — Foto: Reprodução/JustWatch

Após o lançamento das séries do Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro, a Netflix resolveu investir em sua própria versão dos Vingadores e lançou Os Defensores, minissérie que reuniu todos esses heróis. Nesta fase, cada um dos heróis está passando por dramas pessoais na caminhada contra o crime. Mas quando eles ficam sabendo da existência um do outro, resolvem unir forças para acabar com um grupo criminoso conhecido como “a Mão”.

Do novo elenco estão presentes Ramón Rodríguez (Will Trent: Agente Especial), Sigourney Weaver (franquia Alien), J. Mallory McCree (Homeland) e Wai Ching Ho (Lucky Grandma). No IMDb, a nota é de 7,2, enquanto no RT a aprovação é de 78%.

Os Defensores reúne todos os heróis urbanos da Marvel adaptados pela Netflix — Foto: Reprodução/IMDb
Os Defensores reúne todos os heróis urbanos da Marvel adaptados pela Netflix — Foto: Reprodução/IMDb

6. O Justiceiro (2017 – 2019)

Após três lançamentos no cinema, o vigilante Justiceiro finalmente chegou à TV pelas mãos da Netflix. O anti-herói vingativo Frank Castle é agora interpretado por Jon Bernthal (The Walking Dead). Apesar de ter surgido logo após Os Defensores, a série ainda integra o universo montado pela Netflix (e que também faz parte do MCU). Integram o elenco Ben Barnes (Sombra e Ossos), Amber Rose Revah (Dupla Implacável), Josh Stewart (O Colecionador de Corpos) e Jason R. Moore (Primeira Morte).

Frank Castle (Bernthal) é um fuzileiro naval que carrega o trauma de ter sua família assassinada por criminosos. Incomodado com a inatividade da polícia, ele decide fazer justiça com as próprias mãos. Adotando o codinome de Justiceiro e usando roupas pretas com uma caveira branca desenhada, Castle agora pouco se importa com as consequências que sua vingança pode causar. A série arrecadou aprovação de 65% no RT e nota 6,5 no IMDb.

Após três adaptações para o cinema, O Justiceiro ganhou uma nova versão na Netflix estrelada por Jon Bernthal — Foto: Reprodução/IMDb
Após três adaptações para o cinema, O Justiceiro ganhou uma nova versão na Netflix estrelada por Jon Bernthal — Foto: Reprodução/IMDb

WandaVision consolidou a criação das primeiras séries da Marvel Studios exclusivamente para o Disney+. A minissérie é até hoje lembrada pelo público e, mesmo sem novas temporadas, um spin-off está em produção: Agatha: Darkhold Diaries, previsto para estrear ainda nesse ano. Elizabeth Olsen (Terra Selvagem), Paul Bettany (O Código Da Vinci), Kathryn Hahn (Glass Onion: Um Mistério Knives Out) e Teyonah Parris (As Marvels) integram o elenco.

Após os eventos da guerra contra Thanos, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate, e Visão (Paul Bettany), o Visão, estão vivendo em uma área suburbana de Nova Jersey. No mundo perfeito criado da mente de Wanda, ela e seus filhos e marido vivem um ambiente nostálgico e caseiro que atravessa as décadas de 1950 a 1990. Porém, essa realidade mascara problemas sentimentais da heroína. As médias são de 7,9 no IMDb e aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.

WandaVision acompanha uma história independente da Feiticeira Escarlate após os eventos de Vingadores: Ultimato — Foto: Divulgação/Marvel
WandaVision acompanha uma história independente da Feiticeira Escarlate após os eventos de Vingadores: Ultimato — Foto: Divulgação/Marvel

8. Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Os fãs da Marvel mal puderam processar o final de Wandavision e a minissérie Falcão e o Soldado Invernal já chegava ao Disney+ em março de 2021. Com o protagonismo de Anthony Mackie (O Banqueiro) e Sebastian Stan (Pam & Tommy), o show dá seguimento à jornada dos vingadores após suas aventuras em Ultimato (2019). A produção ainda conta com Wyatt Russell (Monarch: Legado de Monstros), Erin Kellyman (Willow), Daniel Brühl (Bastardos Inglórios) e Indya Bussey (Mosaic).

Após a aposentadoria de Steve Rogers (Chris Evans) do posto de Capitão América, seus amigos Sam “Falcão” Wilson (Mackie) e Bucky “Soldado Invernal” Barnes (Stan) se unem para preservar sua memória. Porém, um grupo rebelde conhecido como Apátridas quer recriar o Soro do Supersoldado para utilizá-lo em um plano contra a humanidade. A minissérie da Marvel obteve nota 7,2 no IMDb, além da aprovação de 84% entre a crítica no RT.

Falcão e o Soldado Invernal dá continuidade aos eventos da fase quatro do MCU — Foto: Reprodução/IMDb
Falcão e o Soldado Invernal dá continuidade aos eventos da fase quatro do MCU — Foto: Reprodução/IMDb

9. Loki (2021 – presente)

Da nova leva de séries live action exclusivas do Disney+, Loki é uma das que deixou de ser apenas uma minissérie para ter mais de uma temporada. Comandada pelo ator Tom Hiddleston (Kong: A Ilha da Caveira), a atração tem como foco as viagens pelo multiverso. Estão no elenco Sophia Di Martino (Yesterday), Gugu Mbatha-Raw (Lift – Roubo nas Alturas), Wunmi Mosaku (Lovecraft Country), Jonathan Majors (Creed III), Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Owen Wilson (Marley e Eu).

Depois de fugir com o Tesseract, Loki é capturado pela Autoridade de Variância Temporal (TVA, na versão em inglês), uma instituição que protege as linhas do multiverso. Mobius (Wilson) encarrega para o deus da trapaça a missão de manter em ordem toda a bagunça feita pode ele nas correntes temporais, o que para o vilão não será tarefa fácil. A produção rendeu nota de 8,2 no IMDb e aprovação de 87% no Rotten Tomatoes.

O deus da trapaça se envolve em tramas interdimensionais para manter a establidade do multiverso — Foto: Reprodução/IMDb
O deus da trapaça se envolve em tramas interdimensionais para manter a establidade do multiverso — Foto: Reprodução/IMDb

10. Gavião Arqueiro (2021)

Outro Vingador que conseguiu sua série própria foi Gavião Arqueiro, interpretado por Jeremy Renner (O Dono de Kingstown). O astro contracena junto com Hailee Steinfeld (Bumblebee), Vera Farmiga (American Horror Story), Fra Fee (Rebel Moon), Tony Dalton (Better Call Saul), Zahn McClarnon (Reservation Dogs), e Alaqua Cox (Eco). No IMDb, a nota é de 7,5, enquanto no Rotten a aprovação é de 92%.

Esta é outra produção da Fase Quatro do MCU, ocorrida após os eventos das Joias do Infinito. O foco é em Clint Barton, o Gavião Arqueiro, que após perder a família no estalo de Thanos passa por um período sombrio onde ele adotou o codinome de Ronin. Após reaver sua família, Barton se torna o mentor de uma nova arqueira conhecida como Kate Bishop (Steinfeld).

Gavião Arqueiro inseriu uma ação menos fantasiosa em sua série — Foto: Reprodução/IMDb
Gavião Arqueiro inseriu uma ação menos fantasiosa em sua série — Foto: Reprodução/IMDb

11. Cavaleiro da Lua (2022)

Coube ao astro Oscar Isaac (Duna) dar vida a um super-herói antigo da Marvel, mas pouco conhecido entre os fãs atuais. Cavaleiro da Lua é uma produção do MCU que prepara terreno para a chegada de uma nova equipe de heróis na franquia, como o vampiro Blade (que será interpretado por Mahershala Ali). Além de Isaac, o show ainda conta com Ethan Hawke (O Mundo Depois de Nós), Gaspard Ulliel (Saint Laurent), F. Murray Abraham (Amadeus) e May Calamawy (Ramy).

O protagonista de Cavaleiro da Lua é Steven Grant, um funcionário de uma loja de souvenirs em um museu que sofre com apagões de memória. Ao buscar ajuda, ele descobre que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade, e que seus apagões são na verdade uma transição de sua personalidade para Marc Spector, um mercenário envolvido com forças milenares do Egito Antigo. Entre o público e crítica, Cavaleiro da Lua alcançou nota 7,3 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.

Personagem da Marvel ganhou uma minissérie estrelada por Oscar Isaac — Foto: Reprodução/IMDb
Personagem da Marvel ganhou uma minissérie estrelada por Oscar Isaac — Foto: Reprodução/IMDb

A heróina adolescente Kamala Khan foi uma das jovens personagens dos quadrinhos da Marvel a ganhar uma série de TV. Ms. Marvel foi lançada em junho de 2022 tendo como protagonista a atriz estreante Iman Vellani. A minissérie ainda tem no elenco Aramis Knight (Runt), Saagar Shaikh (As Marvels), Rish Shah (Justiceiras), Zenobia Shroff (Doentes de Amor), Mohan Kapur (Coffee Bloom), entre outros.

Kamala Khan (Vellani) é uma adolescente de 16 anos fã da Capitã Marvel. Antes de ir num evento de celebração dos Vingadores, ela ganha da avó um misterioso bracelete. Quando a utiliza no seu cosplay de Carol Danvers (Brie Larson), Khan adquire a habilidade de materializar cristais de energia. Por ser completamente imatura, ela tenta agir igual a sua musa inspiradora, mas acaba se metendo em confusões. A produção tem nota 6,3 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes.

Série da heroína Kamala Khan teve como foco o público adolescente — Foto: Reprodução/IMDb
Série da heroína Kamala Khan teve como foco o público adolescente — Foto: Reprodução/IMDb

13. Mulher-Hulk: Defensora de Heróis (2022)

A prima advogada do cientista Bruce Banner ganhou uma série própria mais voltada para a comédia. Não por acaso, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis virou piada na Internet devido a qualidade duvidosa do CGI, rendendo diversos memes. A série é estrelada por Tatiana Maslany (Orphan Black), que protagoniza o show ao lado de Mark Ruffalo (Toda Luz que Não Podemos Ver), Tim Roth (Cães de Aluguel), Benedict Wong (Dr. Estranho) e Renée Elise Goldsberry (Altered Carbon).

A advogada Jennifer Walters (Maslany) é uma simples profissional do Direito que não tem nada de excepcional em sua vida a não ser o parentesco com Bruce Banner (Ruffalo), o Hulk. No entanto, após sofrer um acidente de carro com seu primo, Jennifer tem contato direto com o sangue de Banner, o que faz com que ela também se transforme em uma mulher de grande poder. Agora, ela usa as novas forças para defender casos de super-heróis e sair com diversos pretendentes. Possui nota 5,3 no IMDb e aprovação de 77% no RT.

Tatiana Maslany interpreta Jennifer Walters (She-Hulk) — Foto: Divulgação/Disney
Tatiana Maslany interpreta Jennifer Walters (She-Hulk) — Foto: Divulgação/Disney

Fechando o ano de 2023 o Disney+ lançou a minissérie Invasão Secreta. Seguindo mais para o lado da espionagem e tramas políticas, o seriado teve como protagonista o personagem Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson (Django Livre). Outros nomes do enredo são Ben Mendelsohn (Outsider), Martin Freeman (trilogia O Hobbit), Kingsley Ben-Adir (Uma Noite em Miami), Emilia Clarke (Game of Thrones), Olivia Colman (Meu Pai) e Don Cheadle (Hotel Ruanda).

Depois de passar um longo período fora da Terra após o estalo de Thanos (Josh Brolin), o agente Nick Fury retorna depois que descobre um plano de dominação mundial idealizado por dissidentes Skrulls. Eles são comandados por Gravik (Ben-Adir), um líder maquiavélico que espalhou agentes infiltrados em posições de poder nos Estados Unidos. No IMDb, a nota é de 5,9, enquanto no Rotten a aprovação é de 53%.

Nick Fury (Samuel L. Jackson) volta para a Terra em Invasão Secreta para lidar com a conspiração dos Skrulls — Foto: Divulgação/Disney
Nick Fury (Samuel L. Jackson) volta para a Terra em Invasão Secreta para lidar com a conspiração dos Skrulls — Foto: Divulgação/Disney

A minissérie mais recente do Universo Marvel destaca a vida da personagem Maya Lopez, mais conhecida pelo codinome Eco. A produção foi adiada para o começo desse ano e tem no elenco Alaqua Cox, Vincent D’Onofrio (Godfather of Harlem), Chaske Spencer (A Inglesa), Tantoo Cardinal (Assassinos da Lua das Flores), Devery Jacobs (Reservation Dogs), Graham Greene (The Last of Us) e mais.

Desde criança, Maya Lopez (Cox) foi criada pelo chefão criminoso Wilson Fisk (D’Onofrio) para ser uma assassina implacável. Mas após sofrer uma tragédia pessoal, ela deixa o trabalho de lado e busca se conectar com suas heranças indígenas. Ao viajar para a reserva onde nasceu, Lopez reencontra seus familiares, mas o Rei do Crime irá atormentar a vida da assassina. As médias são de 6,1 no IMDb e aprovação de 73% no Rotten Tomatoes.

Echo: após também ser vivida por Alaqua Cox em Gavião Arqueiro, lançada em 2021, a anti-heroína surda terá sua própria série — Foto: Reprodução/Disney
Echo: após também ser vivida por Alaqua Cox em Gavião Arqueiro, lançada em 2021, a anti-heroína surda terá sua própria série — Foto: Reprodução/Disney

Veja também: Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!