Diversas séries brasileiras conquistaram a audiência local e até internacional em 2023. Entre as melhores séries nacionais, títulos como Impuros (Star+), Cangaço Novo (Amazon Prime Video) e Cidade Invisível (Netflix) tiveram grande destaque ao longo do ano. O grande sucesso dessas obras, inclusive, contribuiupara novas temporadas e criação de seriados igualmente interessantes.
Se você não quer ficar de fora desse momento do audiovisual brasileiro, confira a seguir esta lista do TechTudo com as 10 principais séries em destaque para assistir online. Em cada uma das dicas estão informações sobre enredo, elenco e repercussão das obras citadas.
🎬 10 séries aclamadas com finais decepcionantes que deixaram os fãs frustrados
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Uma das séries mais longevas da lista (e com a season finale confirmada para o próximo ano) é Impuros, do Star+. O show é protagonizado por Raphael Logam (Carga Máxima), duas vezes indicado ao Emmy Internacional pela obra. Ainda estão no elenco Rui Ricardo Diaz (Lula: O Filho do Brasil), Sérgio Malheiros (Cinderela Pop), Leandro Firmino (Cidade de Deus), Cyria Coentro (Entre Irmãs) e Lorena Comparato (Rensga Hits!).
Impuros narra a ascensão de Evandro (Logam) como chefe do tráfico no Morro do Dendê nos anos 1990, mudança que começou após a morte do irmão por policiais. Mas sua habilidade com armas e faro para os negócios o fazem crescer rapidamente no cenário sul-americano do narcotráfico. Sua ascensão o coloca na mira de Victor Morello (Dias), um policial que quer prender Evandro por vingança. No IMDb, o show apresenta nota 8,2.
Inspirado nos crimes ocorridos no sertão brasileiro, Cangaço Novo foi uma das grandes surpresas do Amazon Prime Video neste ano. A série criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo esteve no Top 10 da plataforma em quase 50 países. No elenco, estão presentes Allan Souza Lima (A Menina que Matou os Pais: A Confissão), Alice Carvalho (Enquanto o Sol se Põe), Thainá Duarte (Aruanas), Ricardo Blat (Carandiru) e Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela).
Ubaldo (Lima) é um banqueiro que mora em São Paulo e precisa de dinheiro para cuidar do pai adotivo, que está enfermo. Ao saber que seu pai biológico tem uma propriedade rural no interior do Ceará, ele viaja até o local para vender as terras. O que Ubaldo também não sabia é que seu verdadeiro genitor é um ladrão cultuado na região, cujo legado é continuado pelas irmãs Dinorah (Carvalho) e Dilvânia (Duarte). Agora, resta a Ubaldo tomar a decisão de continuar a vida criminosa do pai. Cangaço Novo tem nota 8,5 no IMDb.
Além de ressaltar o cangaço nordestino, o Prime Video também homenageou a teledramaturgia brasileira em Novela. O show foi criado por Valentina Castello Branco (Me Chama de Bruna) e Gabriel Esteves (Porta dos Fundos: Contrato Vitalício). O elenco é formado por Monica Iozzi (Turma da Mônica: Laços), Miguel Falabella (Sai de Baixo: O Filme), Caio Menck (01.09), Maria Bopp (Amizade Colorida), Herson Capri (franquia Minha Mãe é Uma Peça), e mais.
A roteirista Isabel (Iozzi) consegue, após muito esforço, criar seu primeiro roteiro de novela, intitulada Rebote do Destino. Durante a criação, ela recebeu as orientações do experiente Lauro (Miguel Falabella). No entanto, Isabel é traída pelo mentor, que não só rouba o roteiro como divulga para a imprensa que ele escreveu a obra. Irritada, a roteirista decide se vingar, mas ela acaba literalmente entrando na própria novela que criou. O show obteve nota 7,1 no IMDb.
Ainda no catálogo do Prime Video, outra série de sucesso na plataforma foi Negociador. O suspense policial é estrelado por Malvino Salvador (A Dona do Pedaço), Bárbara Reis (Terra e Paixão), Emílio de Mello (Querido Estranho), César Mello (Doutor Gama), Luana Tanaka (Dupla Identidade), Guilherme Piva (Novo Mundo) e mais. A criação é de Gustavo Mello e Thomas Stavros.
Gabriel Menck (Salvador) é um capitão do GATE especialista em negociar a rendição de criminosos. Sua vida sofre um revés quando ele perde a esposa em um misterioso acidente. Afastado por meses, Menck volta à ativa quando o GATE solicita seus serviços para solução de crises em São Paulo. Além do retorno traumático, Menck ainda precisa lidar com o revanchismo de antigos colegas e novas pistas da morte da esposa. O show tem nota 6,5 no IMDb.
Exclusivo do Globoplay, Os Outros é uma série dramática que obteve tanto sucesso quanto as novelas da plataforma. O show criado por Lucas Paraizo (Sob Pressão) obteve três indicações no prêmio Melhores do Ano, ganhando em todas elas, incluindo o de Melhor Série. Estão no elenco Adriana Esteves (Avenida Brasil), Eduardo Sterblitch (Shippados), Thomás Aquino (Bacurau), Maeve Jinkings (Aquarius), Drica Moraes (Verdades Secretas), Milhem Cortaz (Tropa de Elite), entre outros.
A trama mostra a difícil convivência entre famílias que moram em um condomínio de classe média. Neste local, o filho do casal Wando (Cortaz) e Mila (Jinkings) pratica bullying com o filho de Cibele (Esteves) e Amâncio (Aquino). Essa disputa acaba chamando a atenção de Sérgio (Sterblitch), um pai ausente que vê na confusão uma forma de obter vantagem pessoal. No IMDb, a nota de Os Outros é 8,2.
A trajetória musical e pessoal da dupla Chitãozinho e Xororó é mostrada na minissérie biográfica As Aventuras de José & Durval, onde os cantores são interpretados pelos irmãos Rodrigo (Orgulho e Paixão) e Felipe Simas (Totalmente Demais). Ainda completam o elenco Andréia Horta (Elis), Marco Ricca (Hebe), Augusto Madeira (Bingo – O Rei das Manhãs), Talita Younan (O Tempo Não Para), e mais.
Os irmãos José (Rodrigo) e Durval (Felipe) descobrem seu talento musical ainda crianças, no interior do Paraná. A dupla vê na música uma chance de ajudar a família humilde. Nos oito episódios da minissérie, acompanhamos a jornada dos irmãos entre a década de 1970 a 1990, abordando os primeiros shows e as dificuldades no meio artístico brasileiro. No IMDb, a nota da série é 8,3.
A fantasia brasileira ganhou espaço no streaming mundial com a chegada de Cidade Invísível, exclusivo da Netflix. Criada pelo diretor e animador Carlos Saldanha (franquia A Era do Gelo), o show tem como maior protagonista o folclore brasileiro, representado por figuras míticas como Cuca, Curupira, Saci, entre outros. Estão no elenco Marco Pigossi (Gen V), Alessandra Negrini (Travessia), Fábio Lago (Tropa de Elite), Jessica Córes (Fuzuê), Julia Konrad (Dom) e mais.
O detetive ambiental Eric (Pigossi) é atormentado pela morte da esposa Gabriela (Konrad), ocorrida em um incêndio misterioso. Após a tragédia, a vida do policial é cercada de eventos estranhos ligados ao folclore brasileiro. Quando decide investigar, ele conhece um bar administrado pela bruxa Cuca (Negrini), que mostra a Eric outra realidade cercada de criaturas mágicas, algumas delas perigosas. A nota no IMDb é de 7,2.
B.O. é o representante brasileiro das sitcoms policiais, como Brooklyn Nine-Nine e Reno 911!. A série exclusiva da Netflix é protagonizada por Leandro Hassum (Até que a Sorte nos Separe), onde o comediante interpreta Suzano, um delegado medroso que se muda para a capital Rio de Janeiro após prender um mafioso.
Seus problemas aumentam ainda mais quando ele descobre o alto nível de crimes da cidade, mesmo contando com a ajuda de uma equipe obstinada, mas também um pouco atrapalhada. Fazem parte do elenco Luciana Paes (O Animal Cordial), Jefferson Schroeder (Minha Mãe É uma Peça) e Digão Ribeiro (Vale Night), e mais. O show tem nota 5,3 no IMDb.
DNA do Crime é outra série que foca na temática policial, mas deixando totalmente de lado a comédia. Com criação de Bernardo Barcellos (Quando Eu Era Vivo), Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo) e Leonardo Levis (Irmandade), o show se inspirou em crime notórios realizados no Brasil. Integram o cast Maeve Jinkings, Rômulo Braga (O Rio do Desejo), Thomás Aquino e Guilherme Faria (A Infância de Romeu e Julieta). O projeto alcançou nota 7,0 no IMDb.
A dupla de policiais Suellen (Jinkings) e Benício (Braga) integra uma equipe que atua na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O foco do grupo está na captura de um bando criminoso especializado em roubo de carro forte. Após presenciarem uma operação criminosa fora do comum, a dupla precisa correr contra o tempo para capturar os suspeitos.
Após anos de sucesso na TV mundial, a franquia RuPaul’s Drag Race finalmente chegou ao Brasil. A edição nacional chegou ao Paramount+ em agosto desse ano, apresentado por Grag Queen, acompanhada dos jurados fixos Dudu Bertholini e Bruna Braga. Assim como as outras edições, as 12 drags participam de provas cheias de glamour onde a vencedora ganha um ano de produtos de maquiagem, um cetro, uma coroa personalizada e R$ 150 mil. O reality show obteve nota 8,3 no IMDb.
Veja também: saiba tudo sobre o Amazon Prime Video
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona