Semana Estadual da Água: Escolas da REE realizam ações para conscientizar estudantes

Unidades de ensino reforçaram o direito à água e o dever de preservá-la

Em sua quarta edição, entre os dias 16 a 22 de março foi realizada a Semana Estadual da Água, que tem como o objetivo estimular a disseminação de informações sobre os recursos hídricos, motivo pelo qual as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) promoveram ações de conscientização e os professores inseriram a temática em seus planejamentos.

Em Caarapó, a Escola Estadual Arcênio Rojas em parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) realizou uma acolhida temática para conscientizar a população caarapoense, tendo sido distribuídos água mineral e panfletos sobre saneamento básico aos estudantes e comunidade escolar que passava pela unidade de ensino. Além disso, em sala de aula os alunos puderam reconhecer a importância deste recurso natural, debater a respeito da escassez de água no mundo e pensar em maneiras de protegê-la.

Acolhida da EE Arcênio Rojas teve distribuição de água mineral e panfletos sobre saneamento básica.

“A preocupação com os recursos hídricos é evidente neste dia simbólico, mas deve fazer parte do cotidiano das pessoas, pois a água está presente em quase todos os momentos de nossas vidas, seja para higiene pessoal, consumo, preparação de alimentos, transporte e até geração de energia”, disse Priscilla Aparecida Neves, professora da EE Arcênio Rojas.

Também em alusão ao Dia Mundial da Água, a Escola Estadual José Alves Quito, localizada em Corguinho, executou um projeto que buscou conscientizar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral sobre a importância dos recursos hídricos.

Desenvolvido pela professora Cristiane Ferreira Góes na Unidade Curricular de Percepção Ambiental, além do debate acerca de como agir de forma ética com este recurso e sobre a Declaração Universal dos Direitos da Água, foi realizado um jogo de perguntas e respostas e os alunos também se apresentaram fazendo uso de músicas, paródias e teatro, tornando a aprendizagem mais significativa.

Estudantes da EE José Alves Quito participaram do projeto Água, desenvolvido pela professora Cristiane Goés.

“As atividades desenvolvidas pelo projeto são uma forma lúdica e dinâmica de promover o aprendizado e a reflexão sobre o tema, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, disse Nilza Aparecida da Silva, diretora em exercício da EE José Alves Quito.

Ainda na quarta (22), a Escola Estadual João Magiano Pinto, localizada em Três Lagoas, promoveu uma ação de conscientização e economia da água, abordagem que foi discutida em sala de aula por estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Os alunos do 6º ano, sob orientação da professora de Ciências, Celenir Maria Soares Neves, realizaram um trabalho que consistiu na colagem e escrita de atitudes para que seja evitado o desperdício d’água. Por sua vez, as professoras de Geografia Samara Thaina Pereira e Sandra Cristina Pascoaleto trabalharam a temática de forma interdisciplinar com os estudantes do 9º ano, utilizando gráficos para apresentar a situação do saneamento básico em nosso país.

Na EE João Magiano Pinto os alunos realizaram atividades sobre este importante recurso natural.

Na aula de Biologia, sob orientação da professora Fabiana Araripe, foi explicado aos estudantes sobre a importância deste recurso natural e em grupo, realizaram experiências que culminaram na análise da água presente no planeta Terra. Adonis Silva, professor coordenador de Práticas Inovadoras da EE João Magiano Pinto, informou que para selar as discussões acerca do tema, no intervalo das aulas foi promovida uma apresentação cultural, ocasião em que as estudantes Maria Eduarda Araujo Alves e Ana Luiza Duarte Lima apresentaram uma dança com a música How Far I’ll Go, de Alessia Cara, que fez parte da trilha sonora do longa Moana.

A conscientização sobre a importância do uso racional da água também foi abordada no intervalo da EE João Magiano Pinto.

“A temática de recursos hídricos nas escolas da REE tem grande importância para os estudantes e toda a sociedade, tendo em vista que são ações que mesmo que aconteçam na Semana Estadual da Água, estão presentes por todo o Ano Letivo pois está prevista no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, sendo um tema importante e que está correlacionado com outra temáticas que envolvem a Educação Ambiental”, disse o professor Dr. Marcos Vinicius Campelo Junior, gerente da unidade de educação ambiental da COPEF (Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental).

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo das escolas

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!