20.04.2023 · 6:52 · Vereador Coronel Villasanti
Clique na imagem para ver a galeria completa
O vereador Coronel Villasanti homenageou nesta quarta-feira (19/4) em Sessão Solene do Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários – Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, os indígenas Genilson Roberto Flores e Arceniel Ce Ce Francisco.
Genilson Roberto Flores é da etnia Kinikinau, nasceu em Porto Murtinho, onde atuou como professor da Língua Kinikinau e como docente de séries iniciais do ensino fundamental I (2005 2007).
Em 2007 mudou-se para Miranda, onde atuou como professor regente de séries iniciais na EMI, Mãe Terra Miranda – MS.
Em 2015 mudou para Campo Grande onde atuou como assessor na Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena de MS (2015-2020).
Em 2021, atuou como assistente Educacional Inclusivo na SEMED Campo Grande e atualmente é assistente administrativo na Unidade de Saúde da Família do bairro Silvia Regina.
Arceniel Ce Ce Francisco é militante da causa indígena no contexto urbano, e foi um dos fundadores da Aldeia Urbana Inamaty Kaxe Novo Dia, localizada no bairro Santa Mônica.
Arceniel já foi Cacique, e é uma liderança ativa, que saiu da Aldeia Água Branca, no município de Aquidauana em 2008, com o objetivo de buscar condições melhores para a família.
Atualmente é assessor governamental do município de Campo Grande.
Para o vereador Villasanti, que também atuou como secretário no evento, “É fundamental valorizarmos os povos originários, ressaltando sempre o quanto podem colaborar para o desenvolvimento da comunidade indígena, lembrando que Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro em populacão, com aproximadamente 70 mil índios, destes 18 mil só em Campo Grande”, destacou o vereador.
Assessoria de Imprensa do Vereador