Segredos de Guerra | Drama LGBT é baseado em fatos reais?

Segredos de Guerra é um drama que conta a história de dois oficiais soviéticos que se apaixonam e têm que viver esse amor em segredo, uma vez que ser LGBT+ era considerado crime passível de punição severa (cinco anos de trabalho forçado).

A trama que mescla amor, luta e preconceito tem conquistado o público — são 82% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes até o momento. Mas será que essa história é real?

Dirigido por Peeter Rabane, Segredos de Guerra acompanha Sergey (Tom Prior), um soldado da Base Aérea Soviética que se apaixona pelo tenente Roman (Oleg Zagorodnii) assim que ele ingressa nas Forças Armadas.

Os dois começam um tórrido romance, que precisa ser escondido a qualquer custo, uma vez que era proibido. Em meio a isso tudo está Luisa (Diana Pozharskaya), uma oficial que sonha em ser médica e que nutre sentimentos por Sergey.

Quando o rapaz decide sair do exército para tentar a carreira de ator, Roman o ignora e faz de tudo para esquecê-lo, até mesmo se casar com Luisa. É a partir de então que o triângulo amoroso se estabelece e os sentimentos dos três se intercala.

Segredos de Guerra é baseado em uma história real?

O filme lançado em 2023 é, sim, baseado em fatos reais. A trama se baseou no livro A Tale About Roman, que conta a história do verdadeiro Sergey Fetisov, que viveu entre os anos de 1952 e 2017 e foi oficial do exército soviético durante o período da Guerra Fria.

Peeter conheceu o livro de Sergey em 2011, no Festival de Cinema de Berlim. Ele o levou para casa e o leu em apenas um final de semana.

O diretor ficou tão encantado pela história que decidiu transformá-la em um longa-metragem. Quando achou que o roteiro estava pronto, em 2014, começou buscar atores para a obra. Foi, então, que conheceu Tom Prior, com quem dividiu o processo criativo.

Em 2015, ambos partiram para Moscou a fim de conhecer e entrevistar o verdadeiro Sergey, que lhes falou um pouco mais sobre sua vida e seu livro de memórias.

O ex-oficial se formou ator no renomado instituto GITIS, mas recusou inúmeras propostas de trabalho depois que sua mãe desenvolveu uma doença terminal. Ele só voltou aos palcos quando um diretor o redescobriu em uma rua de sua cidade.

Em 2017, Sergey, que atuou em mais de 40 filmes e séries, adoeceu e teve que passar por uma cirurgia. Ele faleceu após esse procedimento, no dia 3 de maio.

Quando e onde assistir à Segredos de Guerra?

Conhecido também pelos nomes de Firebird e Tulilind, Segredos de Guerra está em cartaz nos cinemas do Brasil; você pode garantir sua entrada no Ingresso.com.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!