Educação

SED inicia Teia da Educação 2022 com gestores da CRE-10 de Paranaíba

SED inicia Teia da Educação 2022 com gestores da CRE-10 de Paranaíba
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Diretores, adjuntos, cooordenadores, secretários escolares de 17 unidades escolares e 06 extensões, da CRE-10, participaram da Teia da Educação, “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, na Associação Comercial de Paranaíba (ACIP) – centro do município

Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta segunda-feira (23), reunião técnico-pedagógica da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, na Associação Comercial de Paranaíba (ACIP), com gestores de 17 unidades escolares e 6 extensões que fazem parte da Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba (CRE-10).

Coordenadora Regional de Paranaíba Maria Aparecida (Cidinha) e coordenador adjunto Fernando Cassiano.

Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba (CRE-10) é responsável por 9,2 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino localizadas na região. A CRE-10 é coordenada pela professora Maria Aparecida Eufrásia da Silva (Cidinha) e coordenador adjunto Fernando Henrique Cassiano, são 06 municípios, Chapadão do Sul (3 escolas e 2 extensões), Aparecida do Taboado (3 escolas), Cassilândia (3 escolas e 2 extensões), Inocência (2 escolas e 2 extensões), Paranaíba (5 escolas e 2 extensões), Paraíso das Águas (1 escola).

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta explanando aos gestores da CRE10

Coordenadora Maria Aparecida Eufrásia da Silva (Cidinha) lembrou aos gestores jurisdicionados, diretores adjuntos, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, a importância da reunião técnico-pedagógica com equipe da SED. “Secretária Cecília sempre acolhedora e presente em nossa região, sabemos dos desafios pós pandemia, porém temos a tranquilidade que os desafios serão enfrentados em equipe, contamos com empenho de cada um de nossos gestores e servidores da educação para construção de uma gestão eficiente e eficaz em Mato Grosso do Sul”, enfatiza Cidinha.

Secretária de Estado de Educação Cecília Motta, na abertura da Teia da Educação, explanou aos gestores, o cenário educacional no âmbito nacional, o impacto da pandemia com a crise educacional no prejuízo à aprendizagem, panorama no mundo e obrigações constitucionais, bem como uma retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde 2015.

Os Municípios da CRE 10 já tiveram mais de R$ 18,5 milhões investidos, em reformas e outras intervenções.

“No início de mandato, o Governo de MS, em 2015, tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, nossa equipe está encerrando 2022 com a sensação do dever cumprido, agradeço a todos pelo empenho para alavancar educação de MS”, enfatiza Cecilia Motta.

Secretária de Estado de Educação explanou também as conquistas e os novos desafios. “Todas as nossas conquistas somente tiveram êxito devido ao empenho dos servidores, parceria com municípios em regime de colaboração, implantação das CREs, ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e fortalecimento e autonomia na gestão escolar”.

Secretária mostrando os índices da REE aos gestores da região de Paranaíba

“Os desafios para o futuro temos a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação das escolas de tempo integral, ampliação do programa Escola Segura, Família Forte para outros municípios, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, dentre outros”, finaliza Secretária.

Investimento na região

Nos investimentos do Governo de MS, a região já contou com mais de R$ 18,5 milhões investidos, em reformas e outras intervenções, desde o início da gestão do governador Reinaldo Azambuja, sendo que Aparecida do Taboado: R$ 6,8 milhões; Chapadão do Sul: R$ 6,6 milhões; Cassilândia: R$ 1,4 milhões; Paraíso da Águas: R$ 1,3 milhões; Paranaíba: R$ 1,1 milhão; Inocência: R$ 1 milhão.

Tecnologia

Superintendente de Informação e Tecnologia Paulo Cezar Rodrigues dos Santos

De acordo com superintendente de Informação e Tecnologia Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, por determinação do Governador Reinaldo Azambuja, as 347 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino terão Laboratório Didático Móvel.

O superintendente de Informação e Tecnologia da SED também destacou as vantagens dos novos equipamentos, com ênfase para a crescente informatização e adoção de diferentes sistemas utilizados nas escolas da REE.

“Com os avanços dos Sistemas SED, principalmente o Sistema de Gestão de Dados Escolas [SGDE], que gerencia toda a vida escolar dos estudantes, ‘ensalamento’, matrículas, planejamento online, diário online, vida funcional, dentre outros, há a necessidade da constante atualização do parque tecnológico da REE e essa tecnologia vem para atender essas demandas”, destaca.

Recomposição da Aprendizagem

Superintendente de Políticas Educacionais Hélio Daher lembrou sobre Plano de Recomposição de Aprendizagem da REE

Em seu discurso aos gestores da CRE-10, o superintendente de Políticas Educacionais Hélio de Queiroz Daher lembrou sobre Plano de Recomposição de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (PRA-MS), “garantia de um plano simples, organizado e de acordo com a realidade de cada unidade escolar”.

Hélio Daher lembrou que o PRA/MS tem como referências a matriz de referência de Avaliação Estadual, foco de habilidades essenciais do Instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências), habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa), habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio, avaliação diagnóstica, escuta ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.

Na recomposição da aprendizagem são utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores, emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros, além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus, bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.

MS é o estado da federação com maior remuneração dos professores das redes estaduais.

Valorização

Mato Grosso do Sul é o Estado da Federação com maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

Entre as redes estaduais de todo Brasil a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Desde 2015, por determinação do governador Reinaldo Azambuja, já foram investidos nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 347 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final de 2022.

Teia da Educação

Marca da atual gestão da Educação de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, estará em reunião técnico-pedagógicas nas CREs de Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 347 unidades escolares.

Adersino Junior, SED
Fotos: Vinícius Espíndola, Gabriela Cristaldo

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