fbpx
Três Lagoas

Saúde inicia Bloqueio contra mosquito transmissor da leishmaniose no bairro Vila Alegre em Três Lagoas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os agentes do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta manhã (13), uma força-tarefa no bairro Vila Alegre para erradicar o mosquito “flebotomínio”, transmissor da leishmaniose, também conhecido como mosquito palha.

A ação consiste em orientação aos moradores, vistoria nos quintais da residência, avaliação de animais e instalação de armadilhas para capturar o mosquito.

De acordo com o coordenador de endemias, Alcides Ferreira, serão nove quadras, incluindo duas vielas, a receberem o trabalho. “Esta ação é realizada sempre que há a confirmação de um caso de leishmaniose em humanos. O trabalho é feito nas imediações da residência em que mora o paciente e inicia com o bloqueio canino, que foi realizado semana passada. Assim, continuamos a ação com a orientação, vistoria e armadilhas”, explicou.

A ação inclui também a retirada de lixo e possíveis locais criadouros do vetor. Na última semana, o bloqueio canino realizou a testagem de 46 cães, sendo que 21 deram positivos.

“O risco do mosquito transmitir a doença do cão ao ser humano existe e, as pessoas precisam considerar este perigo. Pedimos aos moradores do Vila Alegre que colaborem com a ação, permitindo a entrada dos nossos agentes em suas residências, a análise de seus animais e a instalação das armadilhas. Este é um cuidado que precisa ser tomado em parceria”, refletiu Alcides.

As armadilhas são monitoradas semanalmente. Esta ação é realizada com a integração dos Setores de Zoonoses, Entomologia, Endemias e Promoção da Saúde.



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios