fbpx
Três Lagoas

Saiba como 70% das deficiências podem ser evitadas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os dias 21 a 28 de agosto foi instituída a “Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla”, pela Lei nº 13.585/2017.  Com isso a Rede Municipal de Educação (REME) de Três Lagoas está promovendo, de segunda-feira (23) à sexta-feira (27), a prevenção, informação e conscientização da comunidade escolar com relação a causa e tratamento de algumas deficiências.

O projeto é intitulado “Educação para Prevenção: Deficiências também se previne”. Devido à pandemia da COVID a transmissão de informações será por meio de folder informativo e vídeos explicativos com profissionais da área: médicos, psicólogos e terapeutas. A ação é voltada aos gestores, professores, pais/responsável bem como para os estudantes que estarão envolvidos do 4º ao 9º ano (fundamental I e II) e estudantes participantes do Projeto de Aceleração da Aprendizagem (PAA).

A organização mundial de Saúde (OMS), destaca que uma em cada dez pessoas tem algum tipo de deficiência, e 70% delas, poderiam ser evitadas.

“O intuito é obter resultados positivos e menos agravantes, principalmente entre jovens. Assim, esperamos que os envolvidos se tornem agentes informativos da prevenção das deficiências, nos contextos escolares ou fora deles” explicou a diretora do departamento pedagógico da REME, Maria Célia Nunes.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Angela Brito, a proposta é levar esse conhecimento, sobre os dos diversos tipos de deficiência, para evitar, tratar e obter antecipadamente resultados positivos. Além de orientar os estudantes quanto a prevenção das deficiências e conhecer algumas deficiências, transtornos e síndromes, suas características, causas e tratamentos.

“Algumas deficiências são prevenidas na preconcepção, durante a gravidez, no perinatal e no pré-natal. Nossa função como educadores é adquirir conhecimento para conscientizar e prevenir”, destacou Angela.

O projeto faz parte de uma parceria entre a REME e médicos da Secretaria de Saúde, profissionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Centro Especializado em Reabilitação (CER II).

FIQUE ATENTO NA PROGRAMAÇÃO

– Segunda-feira (23):

Vídeo de abertura sobre o desenvolvimento do Projeto: Professora Angela Maria de Brito- Secretária de Educação e Cultura;

Equipe Psicossocial- NUESP- Prevenção

Vídeo: Como prevenir?  Doutor Cassiano Maia- Ginecologista

– Terça-feira (24):

Vídeo para os estudantes: Neuropediatra- Doutora  Letícia Trajano dos Santos

– Quarta-feira (25):

Vídeo orientativo: Técnica em Libras – Relato de Caso: Professora Mestre Eliane Francisca Ochiiuto (UFGD), e comunidade surda de Três Lagoas-MS

-Quinta-feira (26)

Vídeo explicativo: “Como podemos prevenir a deficiência intelectual – Psicóloga: Cláudia Nunes-CER-II

– Sexta-feira (27):

Culminância das atividades trabalhadas. Visita dos técnicos do NUESP às Unidades Escolares participantes.



Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios