Brasil

Repatriação do Líbano: 1º voo com 229 brasileiros decola

Operação Raízes do Cedro leva brasileiros de volta para casa

Repatriação do Líbano: 1º voo com 229 brasileiros decola
Aeronaves da FAB irão repatriar brasileiros no Líbano • Sargento Müller Marin e Sargento Figueira/ CECOMSAER e Fábio Maciel / DECEA
Compartilhar
O primeiro voo de repatriação de brasileiros da área de conflito no Líbano decolou neste sábado (5), às 13h18 (horário de Brasília). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu do Aeroporto de Beirute com 229 pessoas, além da tripulação e três animais domésticos. A chegada ao Brasil está prevista para este domingo (6), no fim da manhã, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. O avião fará uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de chegar ao seu destino final.

Operação Raízes do Cedro: resgate prioritário

“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, anunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.
Para garantir o acolhimento e a assistência aos repatriados, a tripulação do KC-30 conta com uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos. A operação se assemelha aos 13 voos realizados em 2023 durante a Operação Voltando em Paz, que resgatou quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Flexibilização de regras para entrada de animais

O Ministério da Agricultura e Pecuária flexibilizou as regras para a entrada de cães e gatos acompanhando cidadãos repatriados e refugiados. As diretrizes facilitam o ingresso desses animais no Brasil, com a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros adotando um protocolo especial para pets provenientes do Oriente Médio. Esse procedimento permite que os tutores entrem com seus animais de estimação sem a necessidade de apresentar imediatamente os documentos sanitários exigidos em condições normais.
Compartilhe esta notícia e ajude a conectar os brasileiros em situação de vulnerabilidade no Líbano com seus familiares no Brasil.
Compartilhar
Matérias relacionadas
a 9
BrasilDESTAQUE 2

Governo da Alemanha propõe legalização de cannabis para uso recreativo; Entenda

O governo alemão propôs um projeto de lei nesta quarta-feira (16), com o...

WhatsApp Image 2023 04 04 at 07.52.45
BrasilEducação

Alunos se reúnem e compram todos os lanches de vendedor impedido de vender em escola

Após um vendedor de lanches ser proibido de vender seus produtos em...

Secretario Pedro Arlei Caravina Forum Nacional de Secretarios Estaduais do Planejamento Foto Adilson Selvano 05 730x480 1
BrasilCidadesDESTAQUE 2Política

Caravina participa de fórum nacional e discute planejamento e investimentos para o MS

Durante dois dias, Mato Grosso do Sul participa do Fórum do Conseplan...

dicas para curar a ressaca
BrasilCotidianoSaúde

Especialistas dão dicas de “desintoxicação” e como curar ressaca para seguir curtindo o carnaval

Exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no bloquinho de Carnaval e acordou...