Rede social X (ex-Twitter) usa seus dados sem autorização para treinar IA

A plataforma X, antigo Twitter, ativou por padrão uma opção que coleta dados de usuários sem autorização prévia. O caso envolve o Grok, o chatbot de inteligência artificial (IA) vinculado à rede social e criado pela xAI, empresa ligada ao grupo de Elon Musk.

A cláusula de liberação do uso de conteúdos foi inserida dentro da aba de privacidade nas configurações do X. Porém, a empresa em nenhum momento avisou a comunidade sobre isso. O caso foi descoberto por usuários como @EasyBakedOven, que fez a denúncia na própria plataforma.

“O Twitter acabou de ativar uma configuração por padrão para que todo mundo garanta a ele o direito de usar seus próprios dados para treinar o Grok. Eles nunca anunciaram isso”, diz o usuário.

De acordo com a configuração, o Grok pode usar postagens, interações, inputs (comandos) e resultados com a IA “para treinamento e processos de refinamento” que “continuamente melhoram a experiência” do serviço.

Se quiser, o usuário pode desabilitar a opção e também apagar todo o histórico de conversa com a IA, que funciona apenas para assinantes da versão Premium da plataforma.

Como desligar a coleta de dados para o Grok no X

Você pode impedir que a rede social X use seus dados para treinar a IA Grok. Para isso, acesse as configurações da plataforma pelo navegador ou aplicativo para dispositivos móveis. Normalmente, elas são acessadas ao clicar no ícone dos três pontos na horizontal “Mais“, que fica abaixo de opções como Perfil e Monetização.

Passo 1.Fonte:  TecMundo 

Em seguida, vá até a aba “Privacidade e segurança” e depois toque em “Grok“. Lá, você precisa desmarcar a caixa “Permitir que seus posts e suas interações, entradas e resultados do Grok sejam usados para treinamento e ajuste fino“. Feito isso, basta fechar a janela e voltar a usar a rede social normalmente.

Passo 2.Passo 2.Fonte:  TecMundo 

A Meta, dona de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, recentemente se envolveu em uma polêmica parecida no Brasil. A companhia iniciou a coleta de posts de usuários para treinar as próprias IAs, mas foi obrigada a paralisar esse processo no Brasil após uma medida da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Até o momento, a ANPD ou órgãos do governo sobre direitos do consumidor não se pronunciaram sobre o caso. O X também ainda não emitiu um comunicado a respeito da nova configuração.

Mostre mais

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!