A região leste dos Estados Unidos está experimentando um evento incomum nesta primavera: o surgimento de duas ninhadas de cigarras juntas, o que não acontecia há 221 anos. O fenômeno gera bilhões de insetos e um exemplar especial foi encontrado por uma criança de 4 anos no Illinois: uma rara cigarra de olhos azuis.
Leia mais:
Inseto especial
- Os especialistas consideram a cigarra única, já que os seus olhos costumam ser vermelhos.
- A cigarra de olhos azuis é uma fêmea pertencente à espécie Magicicada cassini.
- Ela foi avistada pela primeira vez por Jack Bailey no quintal de casa em Wheaton, Illinois, durante o evento de ninhada dupla nesta primavera.
- Ao perceber a raridade, a família vasculhou o quintal com lanternas e, surpreendentemente, conseguiu encontrá-la novamente.
- A cigarra mutante tem uma vida muito curta e foi levada para o Field Museum, onde ficará em exibição até o fim de junho.
A mãe de Jack Bailey entrou em contato com o Field Museum por e-mail. O departamento de pesquisa e coleções confirmou o interesse na cigarra: “Um de nossos vizinhos nos disse que o Field Museum está interessado nas cigarras de olhos azuis, então enviei um e-mail na esperança de que eles quisessem”, disse Greta Bailey em comunicado.
Afinal, por que a cigarra rara tem olhos azuis?
Quase todas as cigarras da espécie Magicicada cassini têm olhos vermelho-alaranjados, mas um número extremamente pequeno tem olhos azuis, provavelmente por uma mutação genética rara.
Pouco se sabe sobre a causa, mas os cientistas do Field Museum esperam sequenciar o DNA do inseto recentemente encontrado para descobrir os genes responsáveis pelos olhos azuis.
EUA enfrenta o “apocalipse das cigarras”
A chance de encontrar uma cigarra de olhos azuis aumentou muito em 2024 por conta do raro evento de ninhada dupla, que recebeu o apelido de “apocalipse das cigarras” nos EUA pelo salto repentino no número de insetos.
As cigarras passam a maior parte da vida no subsolo, com uma ninhada emergindo a cada 13 ou 17 anos. Segundo o Iflscience, duas ninhadas de cigarras vão despertar juntas pela primeira vez desde 1803 — a ninhada de número XIX e espécias da ninhada XIII. Ao todo, 17 estados americanos, incluindo Illinois, vão enfrentar um mês e meio de muito barulho (e visitas indesejadas).
Quatro espécies de cigarras da primeira estão saindo do solo no sul do país após um ciclo de 13 anos, enquanto três outras espécies da segunda começam sua breve vida adulta no norte após um ciclo de 17 anos. Segundo cálculos matemáticos, o evento que começou em maio só deve se repetir no ano de 2245.
Fonte: Olhar Digital