A RAM iniciou os trabalhos de divulgação de sua nova picape. O modelo, que será fabricado na planta da Stellantis em Goiana/PE, terá a mesma plataforma da Fiat Toro, a Small Wide 4×4, porém com porte superior para concorrer diretamente com a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Segundo informações do pessoal do Auto Segredos, a picape média da RAM vai se chamar “Rampage”, em alusão à famosa caminhonete de porte compacto que era vendida nos EUA nos anos 1980. Mas também há rumores de que esse modelo possa se chamar RAM 1200, já que será posicionada abaixo da RAM 1500, de porte grande.
Os diferenciais dessa picape devem ser seu acabamento de luxo, padrão da RAM, o nível de equipamentos de tecnologia e assistência ao condutor e, por fim, sua plataforma e base, que deverá ser monobloco (as picapes médias, geralmente, são sobre chassi), assim como a Toro. Ou seja: uma sensação superior de conforto na rodagem pode aparecer.
Em termos de motorização, a nova RAM deve, inicialmente, ter duas opções de motores: uma versão 2.0 turbodiesel melhorada do que vimos no Jeep Commander e na própria Fiat Toro; e um inédito 2.0 turboflex, que deve dar à picape mais agilidade e servir para as versões essencialmente urbanas, ambas 4×4 e com o câmbio automático de nove marchas. Para o ano que vem, contudo, um novo e mais potente motor 2.4 turbodiesel é esperado.
Para ajudar na divulgação, o site oficial da RAM já começou a “convidar” os clientes para o que, segundo a própria marca diz, será o “maior lançamento da RAM no Brasil”.
Quando a nova picape RAM chega ao Brasil?
A expectativa é de que a RAM Rampage ou RAM 1200 seja lançada no segundo semestre de 2023. Os preços não devem ultrapassar os R$ 350 mil.
RAM Classic 2023
Divulgação/Stellantis