Quem é Willi Ninja, o dançarino homenageado pelo Google nesta sexta (9)

O Doodle do Google de hoje (9) comemora a vida do dançarino estadunidense Willi Ninja. Membro da comunidade LGBTQ+ crescido no bairro do Queens, em Nova York (EUA), Ninja fundou o House of Ninja, uma espécie de centro de acolhimento para jovens afroamericanos e latinos abandonados pelas próprias famílias e por outras instituições tradicionais.

A House of Ninja existe até hoje e atua como um grupo de dança e uma comunidade para acolhimento — Ninja era a “mãe” do grupo. Como responsável pela comunidade, ele ensinava as “crianças” (como eram chamadas as pessoas acolhidas) a dançar com um estilo próprio.

Ninja aperfeiçoou a arte do vogue, um estilo de dança moderna caracterizada por posições típicas de modelos com movimentos corporais marcados por poses. Durante o processo de aprendizado, o dançarino se inspirou em hieróglifos egípcios para criar movimentos inéditos no gênero, ditando novos padrões para o vogue, rendendo a ele o apelido de “Padrinho do vogue”.

Ativista LGBTQ+ e líder de comunidade

Em 1990, Willi Ninja conquistou fama e começou a performar em filmes, clipes de música e desfiles de luxo. Seu estilo serviu de inspiração para grandes figuras, como a cantora Madonna e o estilista francês Jean-Paul Gaultier.

Dentro da House of Ninja, Ninja também promoveu ações para conscientizar seus membros sobre AIDS. Sua atuação foi importantíssima para reduzir o estigma da IST acerca da comunidade LGTBQ+.

Legado de Willi Ninja

Falecido em setembro de 2006 por uma falha cardíaca, Willi Ninja mantém vivo seus ensinamentos em membros da House of Ninja e no documentário Paris Is Burning, que retrata o estilo único de dança do artista.

O Doodle do Google também é uma manifestação do legado de Ninja: ele foi ilustrado por Rob Gilliam e editado por Xander Opiyo, mas as performances são todas de atuais membros da Ball House de Ninja. Neste dia 9 de junho, mas em 1990, foi lançado o documentário no NewFest New York LGBT Film Festival.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!