Qual é a melhor assistente de voz? Youtuber tech compara

O youtuber de tecnologia Marques Brownlee publicou um vídeo no qual compara os principais assistentes virtuais das empresas e seu desempenho em smartphones. Google Assistente, Apple Siri, Samsung Bixby e Amazon Alexa foram analisados com base em critérios preestabelecidos.

  • As 7 melhores rotinas da Alexa para receber amigos em casa
  • As 9 melhores rotinas da Alexa

O Google Assistente foi eleito o melhor assistente de voz do mercado, principalmente devido à sua precisão e funcionalidade geral. A inteligência artificial se destacou por executar ações de modo aprimorado em relação aos rivais, já que possui total integração com as tecnologias da empresa. Completando o pódio vêm Siri, na segunda posição, e Bixby, na terceira. A Alexa ficou em último lugar.

 

Brownlee disse que todas as quatro IAs são ótimas para apresentar definições, oferecer dados sobre o clima e executar tarefas básicas como definir um cronômetro — exceto a Siri, que não consegue fazer esse último. Os assistentes do Google e da Samsung se sobressaem em razão do elevado poder de controle do dispositivo, como fotografar ou iniciar uma gravação apenas com a voz.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

A Bixby tem interações interessantes com a One UI na execução de tarefas que nenhum outro faz. O Google Assistente não fica muito para trás, já que oferece suporte para pesquisa em fotografias e a capacidade de reproduzir shows específicos em apps de streaming, como a Netflix.

Na disputa, o grande perdedor foi a Alexa, da Amazon, cujas atividades são bem mais restritas que os rivais. Embora tenha alguns dispositivos próprios, como caixas de som e aparelhos de leitura, a Amazon não tem um sistema operacional embarcado em celulares, o que reduz a capacidade de realização de tarefas da IA.

Maques Brownlee criticou a dificuldade da assistente em buscar respostas relevantes em notícias, incapacidade de interagir com certos aplicativos e modelos de conversa ruins. Ele disse que hoje a Alexa seria a pior opção de uso em um smartphone.

Qual é a melhor assistente de voz?

Embora os vídeos do canal de Brownlee tenham grande alcance — este das assistentes virtuais tem mais de 1,6 milhões de visualizações em apenas dois dias —, vale lembrar que se trata apenas de uma opinião. A melhor IA será sempre aquela que se adapta à sua necessidade, como os dispositivos compatíveis e a facilidade de configuração.

Nem todos os dispositivos inteligentes são compatíveis com todos os assistentes virtuais (Imagem: Rafael Damini/Canaltech)

Quem possui mais aparelhos com suporte à Alexa, pode querer usar a solução da Amazon. Já para quem tem eletrônicos compatíveis com o HomeKit, a Siri pode ser a melhor maneira de controlar tudo. O importante é ter uma casa inteligente funcional, otimizada para as suas necessidades.

Melhorias à vista

Recentemente, o Google Assistente passou a oferecer apoio emocional a quem se sentir triste. Parte da iniciativa “Estou aqui para você”, a função disponibiliza um conjunto de respostas para auxiliar usuários em momentos de tristeza e solidão, explica o Google.

Já a Apple começou a trabalhar para simplificar o comando “Ei, Siri” no intuito de facilitar a interação com assistente virtual. A companhia pretende remover a necessidade de falar “Ei” para invocar a inteligência artificial.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • O que é próstata aumentada e quando a cirurgia é necessária
  • Enorme complexo maia perdido é descoberto na Guatemala com escaneamento a laser
  • 5 produtos que não vingaram em 2022
  • Brasileiro entra para o Guinness por recorde de olhos mais esbugalhados do mundo
  • O “iPhone pra Sempre” do Itaú vale a pena?
  • Lançamentos da HBO Max na semana (14/12/2022)

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!