Qual é a diferença entre modem e roteador? Saiba todos os detalhes

A diferença entre modem e roteador pode parecer sutil em um primeiro momento. No entanto, são dois equipamentos com funções diferentes utilizados na captação e na distribuição do sinal de internet. O modem atua como uma porta de entrada, convertendo sinais digitais do provedor em formatos compreensíveis. Já o roteador distribui esta conexão para vários dispositivos em sua casa, realizando conexões simultâneas e fornecendo recursos de segurança.

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Tanto o modem quanto o roteador requerem certos cuidados para funcionar corretamente. Estas medidas envolvem o posicionamento adequado, atualização de firmware, senhas fortes e controle de dispositivos. Confira a seguir quais são principais características e como estes dois aparelhos contribuem na captação e na distribuição do seu sinal de internet.

Qual é a diferença entre modem e roteador? Saiba tudo — Foto: Unsplash/Misha Feshchak

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O modem funciona como uma porta de entrada para o sinal, conectando a sua casa à provedora de internet (ISP). Basicamente, ele atua recebendo e convertendo os sinais transmitidos pela sua ISP em dados utilizáveis pelos dispositivos conectados. Na década de 1990, os modems dial-up tornaram-se comuns nos lares, permitindo que os usuários se conectassem à internet discando para os provedores de serviços — a famosa internet discada. No entanto, estes modems tinham velocidades de transferência limitadas e ocupavam uma linha telefônica durante a conexão.

Com o avanço da tecnologia, surgiram modems mais rápidos e eficientes, como os DSL (Digital Subscriber Line) e os modems a cabo, que oferecem maior largura de banda e permitem conexões de internet mais rápidas, superando as limitações dos modems dial-up. Hoje em dia, geralmente é a própria provedora de internet a responsável por fornecer o equipamento, que é, em média, capaz de lidar com demandas crescentes por velocidade, streaming de vídeo em alta definição e jogos online.

O roteador é um dispositivo que desempenha um papel importante na distribuição e no gerenciamento da conexão à internet em uma rede local. Ele funciona principalmente oferecendo conectividade sem fio para dispositivos compatíveis com Wi-Fi, como laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos. Isto é possível porque o sinal de internet, enviado pela operadora ao modem, é transmitido ao roteador por meio de uma porta de conexão rotulada como “Wide Area Network” (ou WAN).

Roteador oferece conectividade sem fio para dispositivos com Wi-Fi — Foto: Reprodução/Amazon
Roteador oferece conectividade sem fio para dispositivos com Wi-Fi — Foto: Reprodução/Amazon

Os roteadores permitem que vários dispositivos compartilhem uma única conexão à internet, fornecendo conectividade simultânea. Eles podem ser usados ​​em redes com fio (conectando dispositivos por meio de cabos Ethernet) ou sem fio (Wi-Fi), proporcionando facilidade na conexão de dispositivos. Roteadores são essenciais para criar uma rede doméstica ou empresarial, facilitando a comunicação entre os dispositivos internos e a navegação na internet.

Existem diversos roteadores no mercado, com diferentes preços e qualidades. A escolha ideal depende de quantos dispositivos o usuário precisa conectar à rede e qual é o tamanho da área que o roteador deve cobrir. Para a maioria das residências, aparelhos mais simples dão conta do recado. No entanto, para ambientes maiores com mais dispositivos talvez se faça necessário adquirir uma rede mesh. Este tipo de equipamento proporciona uma área de cobertura maior, além de uma melhor qualidade de sinal, pois funciona por meio de dois ou mais pontos de Wi-Fi para distribuir melhor o sinal.

Apesar de possuírem funções e finalidades diferentes, o modem e o roteador também podem estar agrupados em um único dispositivo híbrido. Conhecidos como “modem roteador” ou “gateway”, estes aparelhos combinam as funções de conexão e distribuição do sinal, o que facilita a configuração de rede.

Exemplo de modem com Wi-Fi usado pela Claro — Foto: Divulgação/Claro
Exemplo de modem com Wi-Fi usado pela Claro — Foto: Divulgação/Claro

Ao integrar estas funções, o gateway oferece conveniências e pode incluir recursos adicionais, como firewalls de segurança e capacidade de criação de redes locais (LAN). Isto torna a gestão da conectividade em casa mais simples para o usuário médio. No entanto, em ambientes onde é necessário um controle mais avançado ou em redes muito complexas, ainda podem ser preferíveis dispositivos separados para cada função.

Boas práticas no uso dos aparelhos

  1. Posicione os aparelhos corretamente
    Tanto o roteador quanto o gateway devem ser posicionados em um local central de sua casa ou escritório. Isto ajuda a distribuir o sinal de maneira mais uniforme em todas as direções, maximizando a cobertura. Evite colocá-lo em cantos ou em uma extremidade do espaço, pois isto pode limitar a propagação do sinal. Se possível, atente também para que o equipamento esteja posicionado em uma altura média, como em uma prateleira ou mesa. Isto ajuda a evitar interferências no sinal causadas por obstáculos no chão.
  2. Mantenha o firmware atualizado
    O firmware é o software incorporado ao hardware do roteador e controla seu funcionamento e recursos. Desta forma, atualizações do firmware impactam diretamente no desempenho do seu roteador, pois geralmente estão associadas à adição de recursos e à correção de problemas de segurança. Isto dificulta a ação de hackers que tentam invadir a sua rede se aproveitando de possíveis vulnerabilidades de segurança.
  3. Altere as senhas padrão
    Para manter a rede a salvo de acessos não autorizados, é recomendável que o usuário altere a senha WPA2 ou WPA3 usada para conectar novos dispositivos ao roteador e a senha administrativa usada para ajustar as configurações e instalar atualizações de firmware. Escolha uma senha segura com pelo menos 12 caracteres e evite usar informações pessoais, como nomes, datas de nascimento ou palavras do dicionário.
  4. Reinicie o roteador e o modem
    Sempre que o seu sinal de internet apresentar problemas, a primeira coisa a se fazer é reiniciar o modem e o roteador. Para fazer isso, desligue os aparelhos da tomada, aguarde dez segundos e ligue-os novamente. Ao reiniciá-los, pequenos erros de conexão podem ser resolvidos. Se a falha na conexão persistir, ligue para a sua operadora de serviços de internet para resolver o problema.

Com informações de Hiltron, Wirecutter e ZDNET

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