Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Qual a história de Sun Wukong? Conheça mito que inspirou Black Myth Wukong

Qual a história de Sun Wukong? Conheça mito que inspirou Black Myth Wukong
Compartilhar

Black Myth Wukong é mais uma das grandes aventuras de 2024 que coleciona inúmeros elogios da crítica. O game, que chegou hoje, dia 20 de agosto, para PS5 e PC, é inspirado em uma lenda icônica da mitologia chinesa que já serviu de inspiração para inúmeros personagens da cultura pop — tanto oriental quanto ocidental.

Desenvolvido pelo estúdio chinês Game Science Interactive, Black Myth Wukong terá o Rei Macaco como protagonista. O personagem faz parte de uma lenda da cultura asiática que leva os jogadores a uma aventura baseada no conto da Jornada ao Oeste — um dos quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa.

Black Myth Wukong será lançado no dia 20 de agosto para PS5, Xbox Series X|S e PC.Black Myth Wukong está disponível para PS5 e PC, chegando depois no Xbox.Fonte:  PS Store 

Se você está por fora das inspirações por trás de Black Myth Wukong, confira aqui mais detalhes sobre a história que serviu de base para a criação do game, que já pode ser jogado no PC e PS5, e futuramente vai chegar ao Xbox Series S e X.

Black Myth Wukong parece ter correspondido às expectativas

Antes de pularmos para a história que inspirou o desenvolvimento da aventura, saiba que o embargo das análises caiu na última sexta-feira (16) — e parece que o jogo realmente atingiu as expectativas dos ansiosos.

Com isso, Black Myth Wukong ostenta uma respeitável média de 82 pontos, baseados em 54 reviews da mídia especializada mundo afora. Quer saber as impressões do Voxel? Então confira a seguir a nossa análise em vídeo!

A origem de Sun Wukong

Se você joga games online, sobretudo os do gênero moba, possivelmente deve ter se deparado com o Wukong de League of Legends ou o Monkey King de Dota 2. Esses dois personagens, assim como o próprio Goku de Dragon Ball, foram inspirados em Sun Wukong, um lendário guerreiro chinês que tem uma história repleta de reviravoltas.

O conto chinês de Sun Wukong é uma parte essencial do clássico Jornada ao Oeste, uma das quatro grandes obras da literatura chinesa escrita por Wu Cheng’en durante a dinastia Ming no século XVI.

Além de ilustrar com uma riqueza sem precedentes toda a magia da mitologia chinesa, a história também reflete outros temas universais — como redenção, superação e autoconhecimento.

Sun Wukong nasceu de uma rocha mágica no topo do Monte Huagou, que era imbuído de energias celestiais.Sun Wukong nasceu de uma rocha mágica no topo do Monte Huagou, que era imbuído de energias celestiais.Fonte:  Mythopedia 

Sun Wukong, também conhecido como o Rei Macaco, nasceu de uma rocha mágica no topo do Monte Huagou, que era imbuído de energias celestiais. Um dia, uma brisa forte soprou sobre a montanha e fez com que um macaco completamente formado nascesse da pedra. Apesar de ainda prematuro, o jovem animal já conseguia andar e falar.

Através da sua origem sobrenatural, Wukong foi abençoado com habilidades extraordinárias, como força sobre-humana inigualável e a habilidade de se transformar em 72 animais e objetos diferentes — apesar de ser impaciente e ter um temperamento “poucas ideias”. Ele também podia manipular magicamente o vento, a água e o fogo, além de ser um exímio lutador de artes marciais.

O Rei Macaco tinha poderes extraordinários que o ajudaram a conquistar uma posição de respeito entre as divindades da mitologia chinesa.O Rei Macaco tinha poderes extraordinários que o ajudaram a conquistar uma posição de respeito entre as divindades da mitologia chinesa.Fonte:  Ineverycrea 

Bom, após nascer da rocha e ser abençoado com atributos extremamente fortes, Wukong logo foi desbravar a floresta, onde conheceu outros macacos e passou por um grande desafio para se tornar o líder deles. O figurão rapidamente virou o “demônio da floresta” e prometeu lutar contra outras divindades do folclore chinês para conquistar respeito.

Como uma boa mitologia que se preze, as façanhas de Wukong logo lhe renderam uma série de armas poderosas. O arsenal descrito nas lendas inclui uma armadura com malha de ouro, um gorro com penas de fênix, botas para andar nas nuvens e o Ruyi Jingu Bang — um bastão de oito toneladas que pertencia ao Rei Dragão do Mar Oriental e podia encolher até o tamanho de uma agulha.

A redenção de Wukong em Jornada ao Oeste

Porém, Wukong não é apenas um herói. Sua natureza travessa e impulsiva, além de sua ânsia pela aprovação dos deuses, o levaram a desafiar as autoridades celestiais. Dentre os desafetos que o personagem conquistou está o Imperador de Jade — uma das principais entidades da mitologia chinesa.

Certo dia, o Rei Macaco enfrentou as forças do Imperador de Jade e derrotou sozinho todos seus homens. Essa façanha forçou a divindade a reconhecer a força de Wukong e promovê-lo a protetor dos Pêssegos da Imortalidade — que pertenciam a Xi Wangmu, a Rainha Mãe do Ocidente.

No entanto, Wukong ainda estava insatisfeito e decidiu comer todas as frutas — o que acabou desencadeando um novo confronto com as forças do imperador, no qual o macaco saiu mais uma vez vitorioso. Sem saber o que fazer, o Imperador de Jade recorreu ao Buda, que baniu o Rei Macaco imediatamente do céu e o prendeu por 500 anos em uma montanha.

Imperador de Jade, uma das entidades mais importantes da mitologia chinesa.Imperador de Jade, uma das entidades mais importantes da mitologia chinesa.Fonte:  History Skills 

Durante esse tempo, Wukong aprendeu lições valiosas sobre humildade e paciência. Eventualmente, um monge viajante, chamado Tang Sanzang, encontra o Rei Macaco e se oferece para libertá-lo. No entanto, existe uma condição: o Rei Macaco terá que acompanha-lo até Índia em busca de textos sagrados para trazer salvação ao povo chinês.

Apesar de resistir à ideia de servir a um humano, o figurão acaba cedendo e embarca na jornada ao oeste com o monge e outros dois aprendizes descendentes de demônios: Zhu Bajie (ou “Piggy”) e Sha Wujing (ou “Sandy”).

Arte ilustrando o monge Tang Sanzang e seus três discípulos, incluindo Sun Wukong e os demônios Zhu Bajie (ou Arte ilustrando o monge Tang Sanzang e seus três discípulos, incluindo Sun Wukong e os demônios Zhu Bajie (ou “Piggy”) e Sha Wujing (ou “Sandy”). Fonte:  Godyssey (X) 

Grato por ser solto da sua prisão, Sun Wukong serviu Tang fielmente durante sua aventura até a Índia. Nesta aventura, ele enfrentou desafios sobrenaturais, uma série de demônios, espíritos e deuses que tentavam impedir o progresso do monge até o seu objetivo.

Por meio de seus atos nobres e dedicação aos ensinamentos de Tang, o Rei Macaco eventualmente alcança a sua sonhada redenção e também consegue por um fim às suas tendências raivosas, gananciosas e invejosas.

Agora, resta aguardar para ver como todos esses feitos serão adaptados no mundo de Black Myth Wukong. E aí, o que achou da história de Sun Wukong, o Rei Macaco que inspirou a aventura da Game Science? Comente suas impressões nas redes sociais do Voxel!

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

/* */