Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Qual a diferença entre a Semana do Consumidor e a Black Friday?

Imagem de: Como habilitar pagamentos no WhatsApp?
Compartilhar

Na era do consumo, datas especiais no calendário comercial se destacam, oferecendo aos consumidores oportunidades únicas de barganhar. Duas delas, a Semana do Consumidor e a Black Friday, ganham fama por suas ofertas irresistíveis. Mas, afinal, qual a diferença entre esses eventos?

Venha conferir as características de cada uma e entender como podem impactar suas escolhas de compra. Pronto para desvendar o universo das promoções? Continue a leitura!

O que acontece na Semana do Consumidor?

O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março. Inicialmente, ele não foi concebido com um intuito comercial, mas sim como um marco para ressaltar a proteção do consumidor.

Importada dos Estados Unidos, essa data ganhou relevância no Brasil com a implementação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Ela evoluiu para além de uma iniciativa educativa sobre direitos, transformando-se em um período de ofertas exclusivas durante a segunda semana de março.

O Dia Mundial do Consumidor foi criado para estabelecer os direitos de quem compra produtos e serviços.O Dia Mundial do Consumidor foi criado para estabelecer os direitos de quem compra produtos e serviços.Fonte:  GettyImages 

Nos últimos anos, empresas têm ampliado as possibilidades dessa data comemorativa, estendendo-a para uma Semana ou até um Mês do Consumidor. Uma oportunidade valiosa para marcas se aproximarem de seu público em um intervalo com poucas celebrações expressivas no calendário – após o Carnaval e antes da Páscoa.

Em 2021, entre os dias 2 e 15 de março, o comércio eletrônico brasileiro testemunhou um aumento significativo, registrando um faturamento de R$ 6,3 bilhões, representando uma alta de 85% em relação a 2020.

O setor de moda e beleza foram os grandes destaques, revelando uma retomada do poder de compra do consumidor para itens não essenciais após o período pandêmico que abalou a economia do país.

Hoje o crescente impacto comercial da Semana do Consumidor a coloca como uma das datas mais importantes do primeiro trimestre do ano, tanto para os lojistas quanto para os clientes.

Semana do Consumidor x Black Friday: o que tem de diferente?

A análise comparativa entre a Semana do Consumidor e a Black Friday revela as particularidades entre esses dois eventos de compras.

As estratégias de venda de ambas datas são semelhantes por trabalharem com descontos e vantagens exclusivas, condições de frete grátis ou promoções personalizadas para aumentar as oportunidades de compra para o consumidor.

No entanto, os resultados da Semana do Consumidor e da Black Friday se diferenciam. Em 2021, a Black Friday faturou R$ 2 bilhões a mais do que a Semana do Consumidor, isso considerando exclusivamente a sexta-feira, o ápice da promoção, para a comparação.

Observando as tendências de busca no Google, o interesse relacionado ao Dia do Consumidor aumentou mais de 200% entre 2015 e 2018. Isso é um indicativo de que o público está cada vez mais alerta a essa época de promoções e deve se preparar melhor para aproveitar os descontos oferecidos pelo comércio físico e digital.

Pesquisas na web por "Dia do Consumidor" e "Semana do Consumidor" vem aumentando nos últimos 5 anos no Brasil.Pesquisas na web por “Dia do Consumidor” e “Semana do Consumidor” vem aumentando nos últimos 5 anos no Brasil.Fonte:  Google Trends/Captura de tela 

Quanto aos resultados da Black Friday, houve uma redução no número de vendas entre os principais dias da promoção – quinta-feira a domingo.

Isso se deve a diversos fatores, como o fato do mês da Black Friday estar ganhando mais importância no calendário de consumo das pessoas do que no final de semana da promoção.

O retorno do comércio local e físico após o controle da pandemia do Covid-19, além da retração na economia do país, também ajudam a explicar o desempenho da Black Friday nos últimos anos comprovados pelos relatórios da Neotrust:

  • R$ 7,81 bilhões em 2020;
  • R$ 7,99 bilhões em 2021;
  • R$ 6,15 bilhões em 2022;
  • R$ 6,92 bilhões em 2023.

Ao comparar a Semana do Consumidor e a Black Friday, percebemos que ambas oferecem oportunidades únicas, mas seus propósitos e resultados têm diferentes nuances.

Enquanto a Black Friday mantém sua posição como o evento de compras mais aguardado do ano, a Semana do Consumidor cresce em relevância e procura.

Conhecer as diferenças entre esses momentos pode orientar melhor as suas escolhas de consumo. Continue aproveitando os conteúdos do TecMundo e saiba agora o que é Cyber Monday e como ela se diferencia da Black Friday!

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

/* */