Público elege os melhores jogos para PC, consoles e mobile de 2022

Não teve para ninguém entre os jogos escolhidos pelo público no Prêmio Canaltech. A sexta edição de uma das maiores e mais importantes premiações de tecnologia do país mostrou que, tanto para os jogadores quanto para o júri técnico, há um consenso quando o assunto são os melhores games de 2022 para PC e consoles.

  • Confira todos os ganhadores do 6º Prêmio Canaltech
  • Review Resident Evil 4 | Elevando novamente a barra do que é um remake

Prova disso é que os escolhidos nessas categorias passaram por cima de todos os demais concorrentes com bastante folga. Ao todo, foram mais de 148 mil votantes que não pensaram duas vezes antes de apontar quais jogos conquistaram sua atenção e coração ao longo do ano passado, dando aos vencedores margens bastante amplas.

E não foi por falta de opção. Ao longo de todo o ano de 2022, vimos muitos lançamentos de peso chegarem a essas plataformas e que conquistaram os jogadores. Contudo, o sucesso é justamente a capacidade de se destacar em meio a tanta variedade — e foi o que vimos por aqui.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Ao todo, o 6º Prêmio Canaltech teve cerca de 4,2 milhões de votos em todas as suas categorias, reconhecendo publicamente o trabalho das empresas e profissionais que mais se destacaram no setor de tecnologia ao longo do ano. No caso dos games, a escolha foi feita tanto pela votação popular quanto por indicação de um júri técnico, formado por jornalistas especializados.

Assim, sem mais delongas, conheça os vencedores.

Melhor jogo para PC

Elden Ring (voto técnico e popular)

 

Sem qualquer surpresa, Elden Ring foi o grande jogo que dominou os computadores do Brasil ao longo de todo 2022. E não apenas por sua dificuldade, mas por mesclar isso a um mundo tão vasto quanto rico feito para que os jogadores explorem cada canto do game para descobrir seus segredos.

Eleito o jogo do ano pelo The Game Awards 2022 — o Oscar dos videogames —, o título da From Software também fez muito bonito por aqui, abocanhando o Prêmio Canaltech tanto pelo voto popular quanto pelo técnico, sendo escolhido o Melhor Jogo para PC de 2022.

E a maior prova do sucesso de Elden Ring está nos números. Na preferência do público, ele teve nada menos do que 45,1% dos votos, o que representa mais do que o dobro do segundo colocado, o popular Overwatch 2. Ao todo, foram 47.197 votos que fizeram com que esse épico levasse o prêmio sem muito esforço.

A premiação, inclusive, coroa todo o hype que o jogo construiu antes mesmo de chegar aos PCs. Além de ser desenvolvido pela mesma From Software de Dark Souls e Bloodborne, o game ainda conta com conceitos de George R. R. Martin (Game of Thrones), que ajudou a moldar a trama e todos seus elementos fantásticos. Isso, somado a um belíssimo mundo aberto que convida à exploração, fizeram com que não desse para mais ninguém.

Elden Ring está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X e Series S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Melhor jogo para console

God of War: Ragnarök (voto técnico e popular)

 

Apesar do sucesso de Elden Ring, nem mesmo ele conseguiu bater de frente com Kratos no belíssimo God of War: Ragnarök. Nos consoles, o mais recente capítulo da saga do Fantasma de Esparta tratorou todo e qualquer competidor com sua fúria divina e alcançou marcas ainda mais impressionantes, conquistando também o público e o júri técnico de uma só vez.

O exclusivo do PlayStation teve 55,1% na votação popular. Isso representa quatro vezes mais o total obtido pelo segundo colocado, que foi justamente Elden Ring. Além disso, o jogo ainda passou por cima de outras franquias muito poderosas, como Gran Turismo 7, Horizon: Forbidden West e até Pokémon Legends: Arceus.

E, embora seja uma diferença quase abismal entre o primeiro colocado e os demais, a vitória de Ragnarök era mais do que esperada. O brasileiro é apaixonado por God of War desde o início da série, no PlayStation 2, e acompanhar toda essa transformação tanto na história de Kratos quanto na própria jogabilidade foi um processo que o público aqui conferiu de perto.

A Social Media & Influencer Marketing Manager da PlayStation, Thaíla Azevedo, foi receber o Prêmio Canaltech por God of War: Ragnarök (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Este novo jogo é desenvolvido pela Sony Santa Monica e traz um herói bem diferente daquele que conhecemos nos primeiros jogos. Como já tínhamos visto no God of War de 2018, Kratos deixou para trás a vida na Grécia para se esconder nas paisagens geladas da mitologia nórdica junto de seu filho Atreus. Só que os acontecimentos do game anterior mostram que não há como escapar da sua sina de matador de deuses — da mesma forma que esse mesmo destino também tem planos para o futuro de seu herdeiro.

God of War: Ragnarök é um jornada de pai e filho bem interessante disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5.

Melhor jogo para smartphone

Genshin Impact (voto técnico)

 

A única categoria de games em que júri e voto popular divergem é a de jogos para smartphones — ainda que dois belíssimos títulos tenham levado. Para os especialistas do 6º Prêmio Canaltech, o melhor título do ano foi nada menos do que Genshin Impact.

O RPG com cara de anime desenvolvido pela miHoYo é um sucesso tanto nos celulares quanto nos consoles já há algum tempo e por uma série de motivos. Além de trazer uma estética bastante simpática e um mundo muito rico e interessante para ser explorado, o jogo ainda conta com uma frequência impressionante de atualizações com novos conteúdos realmente relevantes e que renovam o interesse do jogador.

Só isso já seria motivo o suficiente para justificar a vitória de Genshin Impact, mas a parte técnica é outra parte importante nessa equação. O game é tão bem feito e otimizado para dispositivos móveis que não deixa nada a desejar aos consoles.

Isso faz com que ele seja um game de mundo aberto com um cenário vastíssimo que cabe na palma da sua mão. E tudo isso é recheado por diferentes reinos com culturas muito variadas e que convida o jogador a conhecer mais de cada uma delas em diversas missões. É difícil não se apaixonar por tudo isso.

Genshin Impact está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celulares iOS e Android.

Free Fire (Voto popular)

 

Só que, entre os votantes, o vencedor é outro — e um já bem conhecido do público. Eleito o melhor game para celular na edição do ano passado do Prêmio Canaltech, Free Fire mostra que ainda reina soberano entre o público e leva o bicampeonato.

A diferença é que, ao contrário do que vimos no PC e nos consoles, essa vitória não foi tão tranquila assim. O jogo da Garena conquistou exato um terço dos votos, sendo escolhido por 33,3% dos votantes, ficando à frente de Genshin Impact, que teve 19,6%. Na sequência, aparecem Apex Legends Mobile (13,9%) e Diablo Immortal (13,2%).

Ainda que não sejam números que contestem a vitória, eles mostram como Free Fire se saiu bem em meio a uma disputa bastante acirrada e com franquias já bastante consolidadas no mundo gamer. É a estatística que comprova aquilo que todo brasileiro já sabe muito bem: não tem para ninguém quando o assunto é jogo mobile no país.

Isso fica bem claro quando a gente observa os dados demográficos da votação do Prêmio Canaltech. O título de tiro em primeira pessoa venceu em todas as cinco regiões brasileiras e lidera em quase todas as faixas etárias. O único estrato em que Free Fire é superado é entre jogadores com idade entre 18 e 24 anos, que é dominada por Genshin Impact. Dos 25 em diante, o tiroteio come solto nos smartphones.

Julio Vieitez, Head of Payments for Latam da Gaerena, recebe o Prêmio Canaltech de Melhor Jogo para Smartphone no 6º Prêmio Canaltech (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

O segredo dessa paixão nacional é bem simples: acessibilidade. A Garena segue com um excelente trabalho de otimização do game, permitindo que ele rode até mesmo em aparelhos mais modestos. Assim, qualquer pessoa pode entrar nas partidas e aprimorar suas habilidades — o que faz do cenário competitivo algo bem democrático.

Ao mesmo tempo, há também um cuidado muito grande em manter a comunidade engajada, seja com competições que enriquecem o cenário do eSport como no próprio marketing, trazendo grandes celebridades para se tornarem embaixadores da marca. Isso inclui desde o DJ Alok e Capitão Nascimento até o grupo de k-pop BTS.

Free Fire está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celulares iOS e Android.

Jogo multiplayer mais popular

Call of Duty: Warzone

 

Fechando nossa lista, o 6º Prêmio Canaltech escolheu ainda outro colosso dos games na categoria Jogo Multiplayer Mais Popular. Call of Duty: Warzone venceu com uma margem tranquila em relação a todos os demais concorrentes, provando de uma vez por todas que a franquia segue muito forte e incontestável entre o público brasileiro.

Nesse caso, como a ideia era escolher o título mais popular, não houve júri técnico e a única voz ouvida foi justamente a dos jogadores. E eles deixaram bem claro que só COD e COD, coroando Warzone com 34,1% dos votos, superando outros nomes de peso, como League of Legends (12,3%), Fortnite (11,5%) e o próprio Free Fire (11,4%).

E, nesse caso, o Call of Duty gratuito dominou todos os recortes possíveis. Ele é unanimidade em todas as regiões do Brasil e nas mais diferentes faixas etárias, mostrando que os tiroteios online funcionam mesmo para todo mundo.

É aí que se encontra o segredo desse sucesso. Warzone é a investida da Activision Blizzard de alcançar um público diferente para sua série, focando no multiplayer e oferecendo partidas cada vez mais grandiosas de forma gratuita e repleta de conteúdo novo chegando de tempos em tempos. É a fórmula perfeita para manter a comunidade engajada e sempre sedenta por mais novidades.

Não por acaso, o jogo já havia sido eleito no Prêmio Canaltech do ano passado. E, em relação a 2022, o percentual de votos aumentou. Foram 33,6% na edição anterior — o que significa que mais gente passou a defender o jogo, e com razão.

Call of Duty: Warzone está disponível gratuitamente para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e Series X.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • O que significa marmita de casal?
  • Movimento de icebergs gigantes pode afetar vida marinha e rotas de navios
  • Quando John Wick 4: Baba Yaga estreia no Brasil?
  • Cientistas criam “salada de outro mundo” para a dieta dos astronautas
  • Combustíveis fósseis e plantio de árvores: como equilibrar o carbono atmosférico
  • Março lilás: vacina do HPV reduz até 90% dos casos de câncer de colo de útero

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!