A descida do Andor foi organizada pelas áreas de Linguagens e Ciências Humanas da unidade escolar.
Os estudantes Protagonistas da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, participaram do cortejo que levou São João para ser banhado nas águas do Rio Paraguai, na manhã do dia 23 de junho.
“Este é o segundo ano que a unidade escolar realiza essa manifestação cultural, que a descida do andor de São João para que seja banhado nas águas correntes, é uma ação cultural que neste ano faz parte da grade curricular de nossos estudantes JGP”, explicou a diretora Érica Oliveira.
A descida do Andor foi organizada pelas áreas de Linguagens e Ciências Humanas da Escola da Autoria JGP. “Neste primeiro semestre os estudantes do Ensino Fundamental estudaram sobre o Andor de São João, sua história e sua tradição em Corumbá.
Já o Ensino Médio estudou sobre o impacto cultural desta tradição durante a IIº Semana de Ciências Humanas que aprofundou os estudos sobre os patrimônios imateriais de Corumbá. A tradição do banho de São João está inserida de forma direta em nossos temas transversais contemporâneos, propostos pela Base Nacional Comum Curricular”, frisou a coordenadora pedagógica Camila Cavalcante.
Arte e Eletiva
A parte artística do evento foi realizada pela professora Roseli Arévalo, que ministra aulas de Arte e Eletiva, sendo a responsável pelo estudo sobre a cultura do Andor de São João em Corumbá.
“A Eletiva no ensino fundamental permite que os estudantes escolham qual tema transversal gostariam de estudar durante o semestre e o ensino fundamental escolher estudar sobre a tradição do Andor de São João. De março a junho tivemos aulas teóricas e prática, com a confecção de pequenos andores. O intuito é despertar nossos protagonistas para que continuem e valorizem essa tradição de nossa cidade”, explicou a professora.
Já o professor de história da JGP, doutor em História Douglas Voks, está desenvolvendo pesquisa com um grupo de estudantes sobre “O banho de São João: uma análise do patrimônio imaterial e a produção de material didático para o fomento da História de Corumbá”, pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul. “ estamos montando uma cartilha para distribuir nas escolas de Corumbá, nela contamos a história da cidade e a história do banho do São João”, destacou o docente.
O estudante Guilherme Cunha, do 3º ano do ensino médio, integra o grupo de pesquisa sobre a tradição do Banho de São João. “A escola sempre possibilita a nossa aproximação da nossa grade curricular com temas atuais. Estudar o Banho de São João é uma proposta que me interessou, pois ela é viva e possui um histórico cultural enriquecedor”, concluiu.
O cortejo com o Andor de São João foi composto por estudantes do Ensino Fundamental e médio e saiu da porta da Escola JGP às 9h, seguiu pelas ruas de Corumbá, onde diversos moradores acompanharam a tradição, filmaram e interagiram com os estudantes.
No caminho, mais atos de tradição puderam ser vivenciadas pelos protagonistas JGP, como o encontro de andores, nesse caso, um andor cumprimenta o outro, além do ritual de passar embaixo do andor, pedindo casamento, saúde e prosperidade.
Banho
O encerramento seu deu às margens do Rio Paraguai, quando os estudantes banharam São João nas águas corrente, simbolizando a passagem bíblica de Batismo de São João por Jesus Cristo. Em seguida, os estudantes retornaram para a escola e suas atividades pedagógicas de rotina. “A gestão da Escola Júlia Gonçalves Passarinho parabeniza à equipe pedagógica JGP pelo empenho na ação cultural desta manhã”, finaliza diretora Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo JGP
Fonte: Policia Civil MS