EducaçãoMato Grosso do Sul

Projetos e práticas inovadoras preparam estudantes na EE Antônia da Silveira Capilé  

Projetos e práticas inovadoras preparam estudantes na EE Antônia da Silveira Capilé   
Compartilhar

 “Ao implementar práticas inovadoras se consegue desenvolver um ambiente onde os alunos se sentem motivados e incentivados”, afirma diretor.

A Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, se destaca na região com proposta pedagógica completa e inovadora. Além de projetos além da sala de aula, a escola oferece um programa intensivo de simulados para o Enem e vestibulares, preparando seus estudantes para os principais exames do país.

De acordo com diretor João Henrique Bueno de Godoy Filho, por intermédio de projetos inovadores e envolventes, a escola prepara seus estudantes para os desafios do século XXI, estimulando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, colaboração e senso crítico.

“Ao implementar práticas inovadoras se consegue desenvolver um ambiente onde os alunos se sentem motivados e incentivados, e consequentemente, serão criadas condições que lhe dê suporte para uma experiência de mais autonomia”, enfatiza diretor.

Projetos

Projeto Horta Escolar tem enfoque na sustentabilidade

O projeto da Horta Escolar, por exemplo, se tornou um verdadeiro laboratório vivo para o aprendizado sobre a natureza, educação ambiental, a sustentabilidade e a alimentação saudável.

 

O projeto Educom (@educom_2024), coordenado pela professora Nágila Sana, tem sido um divisor de águas na formação dos nossos jovens. Por meio de atividades dinâmicas e inovadoras, os estudantes, não apenas aprimoram suas habilidades de comunicação, mas também se tornam verdadeiros protagonistas de suas trajetórias.

“Ao aprenderem a utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e criativa, os estudantes estão mais preparados para os desafios do século XXI e capazes de transformar suas ideias em realidade”, relata Nágila.

A professora coordenadora de práticas inovadoras (PCPI) Márcia Nonato,  destaca que as práticas inovadoras refletem diretamente no melhor desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem.

Acolhidas

O trabalho diário das acolhidas, alinhado com a gestão escolar, abordam temas transversais como: Autismo, Inclusão, bulliyng, maio laranja e outros, neste mês destaca-se o Agosto Lilás, demonstrando seu compromisso com a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

A diretora adjunta Elaine Guimarães  afirma que o protagonismo e autonomia dos alunos refletem o sucesso das práticas pedagógicas, “assim é perceptível  a  importância da escola como ambiente acolhedor e formador do cidadão.”

Ao combinar projetos inovadores, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e simulados, e assim oferecer aos seus alunos uma formação completa e de qualidade, preparando-os para o sucesso em suas vidas acadêmicas e profissionais.

“Essa abordagem pedagógica demonstra o compromisso da escola pública em oferecer um ensino de excelência, que vai além da sala de aula e prepara os alunos para os desafios do futuro”, finaliza diretor João Henrique.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

Fonte: Policia Civil MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde
Mato Grosso do SulSaúde

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução...

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias   
EducaçãoMato Grosso do Sul

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias  

O projeto “Areias Mídias”utiliza de mídias digitais como podcasts e jornais, proporcionando-lhes...

Estudantes do AJA da EE Eurico Gaspar Dutra criam Horta Sustentável
EducaçãoMato Grosso do Sul

Estudantes do AJA da EE Eurico Gaspar Dutra criam Horta Sustentável

O escopo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática de aprendizado sobre...