Durante as atividades, os estudantes pesquisaram as características da vegetação, fauna e clima do Pantanal, bem como a sua importância ecológica global e o seu desenvolvimento econômico (turismo, pesca e agricultura).
Com o objetivo de auxiliar os estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental II a entenderem o conceito de sustentabilidade como “o desenvolvimento econômico e social que preserva os recursos naturais para as futuras gerações”, a Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, realizou o projeto “SOS Pantanal”.
Com a mediação da diretora Franciola Benitez Hoff, da diretora adjunta Ana Carla Barbosa Chimenes, coordenadora pedagógica Nathalia Silva Esteves, coordenadora PCPI (professora coordenadora de práticas inovadoras) Fernanda Isabella Pontes Silva Rosa e professora de ciências Tatiane Auxiliadora Ribeiro Rodrigues, foi utilizado o Bioma Pantanal como um modelo de aplicação para o projeto, visto que o Pantanal, localizado na região sul-mato-grossense, vem sofrendo com uma das piores queimadas já registradas desde 2020.
Clima do Pantanal
Durante as atividades, os estudantes pesquisaram as características da vegetação, fauna e clima do Pantanal, bem como a sua importância ecológica global e o seu desenvolvimento econômico (turismo, pesca e agricultura).
Após essa compreensão, os alunos montaram um mural com cartazes visando chamar a atenção e indicar maneiras de auxiliar esse bioma de forma digital. Eles também expressaram artisticamente seu entendimento sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do Pantanal.
“Essa abordagem permitiu que os alunos entendessem de forma concreta o conceito de sustentabilidade, aplicando-o a um contexto regional relevante e enfatizando a importância de preservar os recursos naturais para as futuras gerações”, finaliza diretora Franciola Benitez Hoff.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar
Fonte: Policia Civil MS