Feira Cultural Socioeducativa é realizada com estudantes do CEEJA, em Dourados

O evento culural proporcionou aos estudantes uma tarde de reflexão, muito aprendizado e novas perspectivas.

 Estudantes das unidades socioeducativas do município de Dourados, matriculados no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados (CEEJA) participaram da 1ª Feira Cultural Socioeducativa no CEEJA, uma tarde de reflexão, muito aprendizado e novas perspectivas.

Por intermédio da parceria entre o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados (Unidade Escolar responsável por executar o Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem desenvolvido nas Unidades Educacionais de Internação) e a Superintendência de Assistência Socioeducativa, aconteceu no dia 01 de dezembro de 2022 a 1° Feira Cultural Socioeducativa, uma tarde cultural para os Estudantes privados de liberdade das UNEIs.

Estudantes das UNEIs participando da 1° Feira Cultural Socioeducativa

Acompanhados por agentes penitenciários e a direção, os estudantes da UNEI Laranja Doce e Esperança foram até o CEEJA, onde participaram do evento e puderam observar as produções realizadas durante o ano letivo de 2022, palestras e apresentações culturais, além de apresentações desenvolvidas pelos próprios Estudantes.

Além da equipe pedagógica do CEEJA, a diretora Daniela Meili Staut, a diretora adjunta Marisa Martins da Silva, a coordenação pedagógica e os professores participaram do evento, também  o diretor adjunto da Unei Laranja Doce, Flávio Henrique Camilo, a diretora da Unei Esperança Keli Halimi Vasconcellos Leduíno e Daniele Amorim madrinha da escola, representando a Coordenadoria Regional de Educação CRE 5.

Atividades

A tarde iniciou com uma apresentação musical, seguida pelo diálogo com o assistente social, Ramiro Palicer da Equipe do Serviço de Apoio ao Processo Educativo SEAPE, Coordenadoria Regional de Educação CRE 5, com o tema: “Formar ou Transformar? Eis a questão.

Estudante C.F.I. do intermediário da UNEI Feminina evidenciando a apresentação que mais gostou durante a tarde cultural

Após este momento, foram realizadas apresentações culturais dos estudantes, mostrando músicas e poemas de própria autoria. O estudante G.S.F. cantou a música “Coração Gelado”, já o estudante M.F.  embalou a tarde com o rap “O Céu é o limite”, já as estudantes da UNEI Esperança declamaram poemas, L.M.R com “Sentido da Vida” e N.C.G. com “Nada é impossível”. Dando continuidade, a coordenadora pedagógica Elza Alves da Silva do Centro Estadual de Educação Profissional Profa Evanilde Costa da Silva, mostrou as oportunidades de cursos profissionalizantes ofertadas pelo Centro.

Fechando as apresentações, o professor Thiago Tristão Artero, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, juntamente com os estudantes da UNEI Laranja Doce, apresentaram o Projeto Práticas de Educação Física, demonstrando movimentos de ginástica circense.

O coordenador pedagógico da UNEI, Marcos José Sant Ana Cesco, enfatizou: “A parceria existente entre escola e a unidade socioeducativa, faz com que a ressocialização e as perspectivas de futuro se tornem mais efetivas para os estudantes”.

Finalizando a tarde, foi servido um coffee break e os estudantes apreciaram, além de suas próprias produções, trabalhos desenvolvidos por estudantes da Penitenciária Estadual de Dourados-PED e animais taxidermizados, fornecidos pela Polícia Militar Ambiental de Dourados.
Oportunidades

O estudante J.H.S.S.C., da turma do intermediário da UNEI masculina relatou sobre o evento “achei que foi da hora, gostei da oportunidade que tive de ir ver as palestras e também gostei do lanche. E também da maneira que fui tratado. E também da grande oportunidade de demonstrar nosso talento pela arte, pela música por ter visto Matheus cantar suas esperanças e seus sonhos. E também do assistente social por ter demonstrado o quanto a poesia é importante em nossas vidas. E também das coisas que aprendi, que a escola é nossa segunda casa, tipo coração de mãe”.

Esse trabalho colaborativo teve início em meados de 2017 e vem realizando, desde então, uma árdua, contínua e reconhecida tarefa, dando aos jovens, privados de liberdade, a oportunidade de prosseguirem em seus estudos e, acima de tudo, a garantia que reconheçam na Educação, uma possibilidade de conquistas no futuro.

 

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!