fbpx
Ciência e tecnologia

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP incentiva projetos de ciência cidadã | Governo do Estado de São Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Propostas devem propiciar uma interação entre cientistas profissionais e cidadãos e levar benefícios para a sociedade



A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apoiará financeiramente estudos com iniciativas de ciência cidadã, ou seja, que tenham por objetivo não só o desenvolvimento e consolidação de abordagem de pesquisa, mas também que promovam uma aproximação da instituição com a sociedade, trazendo benefícios a ambas.

Os projetos podem ser organizados individualmente ou em conjunto por unidades, museus e institutos especializados da USP, e devem ter duração máxima de 30 meses. As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de março, pelo Sistema Atena.

O orçamento de cada iniciativa é livre e a adequação, a justificativa e os valores apresentados constituirão pontos importantes na avaliação das propostas. O valor total disponibilizado pelo edital é de R$ 180 mil, que serão distribuídos para os diversos projetos selecionados.

As iniciativas serão analisadas por um Comitê de Avaliação que considerará, entre outros aspectos, o grau de envolvimento com a sociedade e os benefícios potenciais.

Ciência cidadã

As ações de ciência cidadã surgem como uma nova forma de interação entre os cientistas profissionais e os cidadãos, permitindo que estes participem de atividades formais de pesquisa desenvolvidas nos principais centros de investigação do mundo, propiciando uma oportunidade de maior engajamento com a ciência, com o método científico e com novas possibilidades educacionais que podem ser colocadas à disposição da sociedade.

“A ciência cidadã faz parte do conceito de ciência aberta e significa desenvolver projetos com maior envolvimento da sociedade. Essa interação pode ser uma participação direta das pessoas em alguma etapa do projeto, na coleta de dados, por exemplo, ou até sugerindo demandas para que a Universidade forneça soluções”, salientou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, ao Jornal da USP.

Quem participa de iniciativa de ciência cidadã desempenha uma atividade de aprendizado ou lazer por meio da qual colabora formalmente com um projeto de pesquisa cujo resultado pode retornar para o participante na forma de melhoria das condições sociais, ambientais ou até na elaboração de novas políticas públicas.

A USP tem adotado cada vez mais o conceito de ciência aberta (open science), promovendo eventos para a discussão de políticas sobre o setor na universidade e incentivando o desenvolvimento de projetos ligados ao assunto.

Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios