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Pro Clubs no EA FC 24: veja dicas, builds e diferenças no PS4 e Xbox One

Pro Clubs no EA FC 24: veja dicas, builds e diferenças no PS4 e Xbox One
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Confira algumas estratégias para começar bem no modo do EA FC 24 e saiba o que muda entre as versões de PS4 e Xbox One para as de PC, PS5 e Xbox Series X/S O modo Clubs no EA Sports FC 24 coloca o jogador para criar seu próprio atleta para disputar partidas online com até 11 pessoas de cada lado. Com diferenças importante sem relação ao Pro Clubs do FIFA 23, seu antecessor, o modo permite personalizar características físicas, posição em campo e estilos de jogo, assim como criar um clube próprio com uniforme e estádio customizados. Além disso, é possível convidar amigos para participar do seu time e jogar a Temporada da Liga com 5 divisões, elite e playoffs. Aqui, cada um exerce uma função em campo, ocupando posições específicas com builds que devem ser desenvolvidas pelo usuário a partir de uma árvore de habilidades.
Veja, a seguir, tudo sobre o modo Clubs de EA FC 24 para montar seu time com amigos e se divertir de uma maneira mais “profissional”. Vale lembrar que o jogo tem preço de R$ 358,90 no PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4), R$ 359 no Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One, assim como no PC, além de contar com uma versão no Nintendo Switch, disponível por R$ 319. Além disso, EA FC 24 está disponível para assinantes do Xbox Game Pass por meio do EA Play.
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EA Sports FC 24 permite reproduzir estilos de jogo específicos de jogadores icônicos
Divulgação/EA
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O que é o Modo Clubs?
O Modo Clubs de EA Sports FC 24 é a evolução do Pro Clubs de FIFA 23 e mantém muitos dos aspectos do jogo anterior. Entre eles, o principal está na criação de seu próprio jogador. É possível escolher entre dezenas de formatos de rosto, olhos, cabelo, alterar livremente a altura e peso, definir se o craque é destro ou canhoto, e principalmente, sua posição e estilo de jogo.
Os atletas da vida real, todos têm suas particularidades, seja o drible criativo, velocidade capaz de deixar toda a equipe adversária para trás em um único sprint, ou um chute poderoso e preciso. Nas configurações de Estilo de Jogo, funcionalidade exclusiva das versões de PC e consoles de nova geração, é possível equipar até 8 habilidades especiais, liberadas ao atingir diferentes níveis de experiência, para tornar seu craque único.
EA Sports FC 24: Nível do jogador é compartilhado entre todos os perfis de PlayStyle
Reprodução/Daniel Trefilio
Conforme o jogador passa de nível, ele recebe pontos para investir no personagem, com habiliaddes mais poderosas sendo liberadas nos níveis 25 e 75. A boa notícia é que o progresso é compartilhado entre os perfis predefinidos, então basta focar em uma posição favorita para ganhar experiência e ir configurando os pontos de cada perfil conforme seu jogador passa de nível.
Como não faz sentido investir pontos em técnicas de goleiro em um atacante goleador, é preciso ficar atento a algumas dicas para criar a build perfeita para o seu estilo. Naturalmente, nenhuma dessas escolhas é definitiva e pode ser alterada livremente, com a possibilidade de salvar até 5 perfis diferentes para trocar a posição, especializações e talentos únicos de seu jogador para cada ocasião.
EA Sports FC 24: Perfis predefinidos do modo de personalização de jogador do modo Clubs
Reprodução/Daniel Trefilio
Como montar a build perfeita?
Como no modo Clubs o jogador controla apenas um atleta em posição específica, a build do craque precisa ser bem equilibrada para realizar essa função, com estilos de jogo separados em quatro grandes zonas: ataque, meio-campo, defesa e goleiro. Cada zona também compreende posições específicas que precisam ser consideradas na hora de montar as builds do craque personalizado.
Os jogadores do ataque ficam posicionados quase que exclusivamente no campo adversário para receber a bola, cruzar e marcar gols com chutes poderosos, dribles impressionantes ou voleios acrobáticos. A zona conta com quatro posições principais, o primeiro atacante (ATA), o segundo atacante (SA), e os pontas direta (PD) e esquerda (PD). Como o foco do ataque é marcar gols, os PlayStyles mais recomendados são, justamente, os de ataque, com chutes poderosos, jogadas aéreas e outras finalizações.
Especificamente os dois pontas são jogadores mais estratégicos, agindo também como armadores, e o ideal é trocar alguns talentos de ataque para outros de meio campo, como passes e domínio de bola. Isso permite que eles também atuem como bons batedores de escanteio, além de permitir realizar cruzamentos mais precisos.
EA Sports FC 24: Modo Clubs coloca cada player controlando um jogador específico em campo
Reprodução/Daniel Trefilio
Atacante (ATA, SA)
Altura: até 1,80 m (6,6”)
Peso: até 78 kg (171 lb.)
PlayStyles (+): Acrobata (Acrobatic), Chute Colocado (Finesse Shot), Cavadinha (Chip Shot), Trivela, Testada Firme (Power Header), Cabeça Fria (Press Proven), Jogo Aéreo (Aerial)
Pontas (PE, PD)
Altura: até 1,60 m (5,2”)
Peso: 70 kg (154 lb.)
PlayStyles (+): Técnica, Domínio (First Touch), Passe de GPS (Whiped Pass), Passos Largos (Quick Step), Trivela, Chute Colocado (Finesse Shot) e Veloz+ (Rapid)
A função do meio-campo é agilizar a ponte entre defesa e ataque, e o setor acaba dividido em duas zonas, meias-atacantes e meias defensivos, que serão mais ou menos exploradas dependendo do esquema tático. Os jogadores meia-esquerdo (ME), meia-direito (MD) e meia-ofensivo (MEI), jogam avançados, acelerando o ataque, enquanto o meio campista central (MC), e volante (VOL) ficam mais recuados, complementando a zaga. De maneira geral, o meio-campista precisa focar em domínio de bola, agilidade e passes precisos, podendo trazer estilos defensivos ou ofensivos, dependendo de qual das duas zonas você preferir atuar.
Meia-atacantes (ME, ME, MEI)
Altura: até 1,60 m (5,2”)
Peso: 70 kg (154 lb.)
PlayStyles (+): Técnica, Domínio (First Touch), Passe de GPS (Whiped Pass), Passos Largos (Quick Step), Trivela, Chute Colocado (Finesse Shot) e Veloz+ (Rapid)
EA Sports FC 24: Altura e peso afetam desempenho de jogadores em diferentes posições
Reprodução/Daniel Trefilio
Meia defensivo (MC, VOL)
Altura: entre 1,70 m e 1,90 m (5,5” e 6,6”)
Peso: entre 63 kg e 75 kg (140 lb. e 167 lb.)
PlayStyles (+): Antecipação (Anticipate), Cercar (Jockey), Barreira (Block), Xerife (Bruiser), Incansável (Relentless), Passe Preciso, e Interceptação+ (Intercept)
Os defensores são divididos entre laterais esquerdo e direito (LE e LD) e zagueiros (ZAG), mas sua essência é a basicamente a mesma. As habilidades mais recomendadas são de marcação, domínio de bola e técnica, com o zagueiro podendo ser um pouco mais forte para fechar a entrada da área e atrapalhar os atacantes, e os laterais, mais ágeis, permitindo marcar os pontas e recuperar a bola para iniciar o contra-ataque.
Laterais
Altura: entre 1,70 m e 1,80 m (5,8” e 6,1”)
Peso: entre 50 kg e 55 kg (110 lb. e 120 lb.)
PlayStyles (+): Cercar (Jockey), Interceptação (Intercept), Veloz (Rapid), Técnica, Domínio (First Touch), e Passe de GPS+ (Whiped Pass)
Zagueiros
Altura: entre 1,80 m e 1,90 m (6,1” e 6,4”)a
Peso: entre 60 kg e 65 kg (160 lb. e 167 lb.)
PlayStyles (+): Barreira (Block), Cercar (Jockey), Interceptação (Intercept), Xerife (Bruiser), Jogo Aéreo (Aerial), Testada Firme (Power Header), e Antecipação+ (Anticipate)
EA Sports FC 24: Qualidades de outras posições podem ser úteis para deixar jogadores mais versáteis
Reprodução/Daniel Trefilio
Evidentemente a única posição do gol é o goleiro. O porte físico precisa ser equilibrado, favorecendo altura, alcance, saltos longos e elásticos e domínio de bola. Praticamente todas as habilidades da árvore “No Gol” são importantes, mas aplicar uma ou outra da árvore de defesa pode facilitar na hora de receber recuos sem levar aquele “frango”. Justamente por terem funções muito específicas, cada detalhe na criação da build faz diferença. Para o goleiro, por exemplo, é importante ser mais alto e de peso mediano, para aumentar a envergadura dos braços, garantir bom impulso nos pulos para defesa, mas sem perder agilidade.
Goleiro
Altura: entre 1,80 m e 2 m (6,6” e 6,7”)
Peso: entre 63 kg e 70 kg (140 lb. e 154 lb.)
PlayStyles (+): Arremesso Longo (Far Throw), Usa os Pés (Footwork), Saída de Área (Cross Claimer), Sai Que é Sua (Rush Out), Domínio (First Touch), e Braço Elástico+ (Far Reach+)
Vale lembrar também que nenhuma dessas dicas é definitiva para ser competitivo. O ideal é experimentar diferentes combinações até encontrar uma que se adapte melhor ao seu perfil, e, se não funcionar, basta trocar e experimentar novas combinações.
Temporada de liga
EA Sports FC 24: Temporada de Liga dura 6 semanas e prêmios variam conforme desempenho e divisão máxima alcançada
Reprodução/Daniel Trefilio
A Temporada de Liga no modo Clubs é, na prática, um grande campeonato entre todos os players de EA Sports FC 24 e cada temporada terá duração de 6 semanas, dividida em duas fases: fase de liga e fase de mata-mata.
Fase de Liga
O início de cada temporada será sempre a fase de liga, na qual os jogadores acumulam pontos para subir de divisão com seus clubes, até atingir a Divisão de Elite. Durante essa fase não existe mais um limite máximo de partidas para avançar, como ocorria até o FIFA 23, além de não haver a possibilidade de rebaixamento.
Quanto mais jogos (e mais pontos), mais rápido você avança até o topo da divisão para chegar à fase de mata-mata. Cada divisão tem um limite máximo de pontos, que ao ser atingido abre a possibilidade de jogar partidas de acesso. De nada adianta maximizar a pontuação da divisão e não concluir os desafios propostos nas partidas de acesso, que, inclusive, variam entre divisões.
EA Sports FC 24: Criação de jogador no Modo Clubs – Oliver Tsubasa
Reprodução/Daniel Trefilio
Fase de Mata-mata
A fase de Mata-mata ocorre sempre no último final de semana de cada temporada, e fica disponível para todos os jogadores, independente da divisão. A única diferença é que, quanto maior a divisão, melhores as recompensas no final da temporada ao concluir os desafios da fase de mata-mata.
Fãs e reputação
Outra novidade em EA FC 24 é o sistema de fãs e reputação dos clubes. Cada partida realizada conta pontos de reputação que melhoram a popularidade do time em sua região e entre os torcedores. Subir essa reputação permite melhorar a habilidade dos jogadores controlados por IA, reformar estádios para melhorar arquibancadas, gramado e decoração.
As melhorias também incluem a possibilidade de expor os troféus de liga conquistados ao longo da temporada no próprio estádio, deixando claro para os times visitantes que eles não está jogando contra a “várzea da rua de baixo”.
EA Sports FC 24: Reputação e popularidade entre fãs é essencial para melhorar estádio e outros aspectos do clube
Reprodução/Daniel Trefilio
Integração com o Modo Volta
O Modo Volta, inspirado no FIFA Street, também retornou em EA Sports FC 24, mas agora desenvolvido de forma integrada à engine principal do game. Com isso, não é preciso “reaprender” a jogar para se divertir no Modo Volta, apenas entender as regras dos diferentes tipos de partida.
Na prática, o básico é o mesmo, com times menores (3v3, 4v4 ou 5v5), jogos mais rápidos com ou sem goleiro, em partidas estilo de rua, sem árbitros, ou futsal. O modo também permite escolher o tipo de campo, desde campinhos de terra, quadras de condomínio a ginásios de futsal, dando ainda mais autenticidade às partidas.
Como funciona o Crossplay?
O crossplay está disponível em todas as opções de gameplay do EA FC 24, diferente do FIFA 23, que tinha a opção apenas em alguns modos de jogo (sem incluir o Clubs, por exemplo). Isso significa que agora os gamers poderão convidar amigos de outras plataformas para participar de seus clubes e avançar juntos na Temporada de Liga.
Por outro lado, a restrição entre gerações é a mesma, e jogadores de PS4 e Xbox One só podem jogar entre si, ou seja, não dividem o mesmo servidor de quem está no PS5, Xbox Series X/S e PC. Vale mencionar ainda que o Clubs está presente no Nintendo Switch, mas só para jogadores do console.
EA Sports FC 24: 10 novidades do novo FIFA que você precisa conhecer
Diferenças no PS4 e Xbox One
Por limitações de hardware, as versões de EA Sports FC 24 para a geração passada de consoles deixam de fora três tecnologias específicas: o Hypermotion V, AcceleRATE 2.0 e o próprio sistema de Estilo de Jogo (PlayStyle).
O Hypermotion V é o sistema avançado que a Electronic Arts utilizou para capturar os movimentos dos jogadores, com muito mais fidelidade, enquanto o AcceleRATE 2.0 determina os movimentos de corrida em níveis de intensidade combinando explosão, ritmo e velocidade. Com mais precisão no sistema de captura, os desenvolvedores conseguem reproduzir com precisão e fluidez movimentos extremamente realistas, como os chutes acrobáticos de Halland, ou os dribles explosivos de Vini Jr.
A maior desvantagem, no entanto, é a ausência do Estilo de Jogo (PlayStyle), uma vez que toda a premissa do sistema envolve, justamente, permitir criar jogadores únicos com esses “poderes especiais”. Tanto por isso, o Crossplay é desabilitado entre plataformas de gerações diferentes, já que os donos de consoles da atual geração teriam uma enorme vantagem de gameplay graças ao recurso.
Com informações de EA, FIFA Infinity, e VideoGamer
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