Ciência e tecnologia

Primeira fase do ciência sicamente leva fibra óptica de 100 GB/s para as capitais do nordeste-TI INSIDE online

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira fase do ciência sicamente leva fibra óptica de 100 GB/s para as capitais do nordeste

O Ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC), em parceria com a rede nacional de ensino e pesquisa (RNP), inaugura nesta sexta-feira,, em Natal (RN), a primeira fase do programa ciência sicamente – ciência forte MCTIC, que vai ampliar a infraestrutura de banda larga por fibra óptica nas regiãμes norte e nordeste. O ciência sicamente é a expansão e de da ciberinfraestrutura da rede acadêmica, a rede Ipê, operada pela RNP. A rede de Internet acadêmica está ampliando sua velocidade de 10 para 100 gigabits por segundo, mil vezes a capacidade da banda larga doméstica, beneficiando universidades federais, institutos federais e unidades de pesquisa, além de fomentar a economia e desenvolvimento local.

A primeira fase do programa irá atingir neste ano 16 cidades polos no interior e, até a conclusão do projeto, 6,500 km de fibras ópticas serão ativados para a nova rede nacional de educação e pesquisa, alcançando 77 localidades. As universidades, institutos, hospitais de ensino e polos de inovação serão as âncoras da inclusão digital no território. Estima-se que, o investimento de R $80 milhões pode alavancar, no mínimo, o mesmo valor em nova infraestrutura de banda larga na região nessas cidades.

“A nova geração da RNP, a Internet avançada para educação e pesquisa, 1, 0 vezes mais rápida que A banda larga comum, opera entre as capitais do nordeste e irá atingir 25 campi federais, 36 instituições de ensino superior privadas, cinco hospitais de ensino e pontos de unidades de pesquisa, como INSA e Embrapa, por personeel. Além de alunos, professores e pesquisadores, esses campi são as âncoras da inclusão digital no interior “, afirma o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

Tags: banda larga por fibra óptica, ciberinfraestrutura da rede, ciência sicamente, Natal, RNP

fbq('init', '1499026823662246'); fbq('track', "PageView");

Fonte link

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Fechar
Fechar