PRF apreende container chinês com carga avaliada em dois milhões e meio de reais

Por volta ds 18 horas desta quinta-feira (03), em fiscalização no km 18 da BR 116, em Lavrinhas/SP, sentido RJ x SP, policiais rodoviários federais apreenderam um container contendo 70.000 itens de produtos de origem chinesa, sem a devida documentação fiscal aduaneira. A mercadoria apreendida possui valor de mercado em torno de R$2.600.000,00.
O container estava embarcado em um caminhão MBENZ LS1634, ANO 2005 atrelado ao semirreboque SR RANDON, ano 1984, levado por um varão de 39 anos.
Indagado onde havia sobrecarregado e onde descarregaria a fardo, o condutor informou que carregou no terminal de cargas em NOVA IGUAÇU/RJ e tinha uma vez que orientação o bairro SANTA IFIGÊNIA, em SÃO PAULO.
Ao ser solicitada a documentação da fardo, o condutor entregou notas fiscais expedidas por uma empresa de importação. Na descrição da mercadoria, as notas fiscais mencionavam lâmpadas de Led e refletores diversos.
Os policiais determiaram a franqueza do container, verificando que as amostras retiradas não possuíam identificação do importador, nem homologação do INMETRO, e que as embalagens dos produtos descreviam uma vez que lugar de fabricação a CHINA.
Considerando que a importação dos produtos não seguiu as regras de desembaraço aduaneiro, a fardo foi apreendida para remessa à Receita Federalista de Taubaté. O motorista foi ouvido e liberado.