O Porsche Cayenne Turbo GT era um dos carros disponíveis durante o Porsche World Road Show, que aconteceu há alguns meses no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu/SP. E pelo que percebemos em nossa passagem pelo evento, pouco se falou desse SUV, que é o mais rápido do Brasil quando pensamos no 0 a 100km/h, feito em apenas 3,3 segundos.
O interesse dos colegas de imprensa e clientes da Porsche — inclusive o nosso — vai naturalmente para os modelos com mais apelo esportivo e tecnológico, porém o Cayenne Turbo GT esconde (ou não) uma besta enjaulada dentro do seu capô e, com os acertos específicos para ele, faz curvas como um verdadeiro carro de corridas.
Será que a versão V8 desse SUV ainda é a mais interessante? Na pista, pisando fundo, podemos dizer que sim, mas o uso diário com um teste mais aprofundado pode nos trazer mais respostas.
Porsche Cayenne Turbo GT: Impressões ao volante
Para quem já está habituado ao Porsche Cayenne, pelo menos vendo nas ruas, sabe que se trata de um SUV de porte grande, o maior e mais confortável carro da montadora alemã. No evento, a versão disponível era a mais rápida, embora não fosse a mais potente, posto do Cayenne Turbo S E-Hybrid.
Aqui temos um motor 4.0 biturbo V8 de 640cv de potência e 86,7 kgf/m de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas. No modo Sport, com todas as suas valências esportivas “liberadas”, foi difícil não se sentir em um carro realmente arisco. A cada acelerada, o ronco do V8 se fazia presente de modo agradável na cabine.
Mas o que impressionou, de fato, no Cayenne Turbo GT foi como ele faz curvas. A rolagem da carroceria é mínima, ajudada, claro, pela suspensão pneumática bem acertada, diminuindo bastante o vão-livre do solo. A direção elétrica bem escalonada também tornou tudo bem seguro, fazendo com que o carrão de 2.220kg estivesse sempre em nossas mãos.
O 0 a 100km/h do Cayenne com esse motor V8 é de 3,3s, bem menos do que em sua versão híbrida, que é mais potente, com 680cv, mas também mais pesada, com 2.565kg.
O interior é o mais bem trabalhado de toda a, linha Porsche, com muito luxo e comodidade. Diante da dinâmica do evento, não conseguimos fuçar em todas as funcionalidades do Cayenne, mas, em breve, receberemos o carro para testes mais completos e contaremos tudo.
Porsche Cayenne Turbo GT: é a melhor versão do SUV?
Se o seu foco for desempenho, o SUV mais rápido à venda no Brasil é a escolha mais óbvia dentro da linha da Porsche. Com muita potência, esportividade e luxo, o Cayenne Turbo GT vai te conquistar com o V8 e curvas feitas como se fosse um 911.
O Porsche Cayenne Turbo GT tem preços partindo de R$ 1.325.000