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O Porsche Cayenne é um dos carros mais famosos da montadora de Stuttgart, mesmo sendo (ou talvez por que seja) um SUV. Esse veículo consegue agregar tudo aquilo que a empresa pensa em termos de luxo, sofisticação e tecnologia, mas também o que há de melhor em performance e dirigibilidade.
A linha 2024 manteve versões eletrificadas no portfólio, mas, mais do que isso, ampliou a oferta de variantes com o propulsor 4.0 V8 Biturbo, que rende ótimos 474cv e 61,1 kgf/m de torque. Dar ao seus clientes esse propulsor lendário pode ter sido o maior acerto da Porsche com essa atualização de meia-vida.
Tomamos emprestado parte do refrão da música Enquanto Houver Sol, dos Titãs, para expressar o quão gratificante é ter à disposição motores que ainda arrancam de nós sensações e experiências únicas. Sim, o futuro (ou presente) é elétrico, mas enquanto ainda pudermos ouvir o ronco delicioso de um V8, vamos desfrutar.
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O Canaltech foi convidado pela Porsche para conhecer de perto e experimentar o novo Porsche Cayenne S 2024. Também provamos um pouco da variante Turbo GT, a mais rápida da linha, e vamos te contar como foi o primeiro contato com esse monstro alemão de mais de 2 toneladas.
Porsche Cayenne S 2024: Primeiras Impressões
A experiência a bordo do Porsche Cayenne S 2024 foi dividida em três partes para que pudéssemos aferir tudo o que o SUV é capaz de oferecer em diferentes situações e terrenos. É claro que sempre interessa mais saber como ele acelera, freia e faz curvas, mas nos impressionou muito o fato desse utlitário de luxo conseguir encarar uma pista off-road de grau médio.
Parte dos exercícios com o Cayenne S era ver como o motor V8, o sistema de suspensão pneumática e todas as tecnologias de auxílio ao motorista, como as câmeras e sensores, podem ajudar em situações de trilhas pesadas. Mesmo em ambiente controlado, passagens como em terrenos esburacados, descidas íngremes e subidas quase que verticais foram feitas sem esforço.
Um comprador de Cayenne não vai colocar seu carro caríssimo na lama ou terra, mas foi bom saber que, um dia, se tivermos um desse, ele vai encarar situações complicadas no fora de estrada.
Pista é o habitat natural
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Nem sempre temos a chance de acelerar um Porsche na pista e o momento de fazer isso com o Cayenne S e seu motor 4.0 V8 Biturbo de 474cv e 61,1 kgf/m de torque precisou de muita atenção, concentração e vivência. Não levamos o carro ao seu limite, mas tentamos chegar ao máximo do nosso.
O controle de chassi que a Porsche aplicou no Cayenne torna o SUV quase um hot hatch quando pensamos em curvas aceleradas e retomadas. Há pouquíssima torção de carroceria e sentimos que a vetorização de torque também ajuda a ganhar alguns segundos em uma volta rápida. A suspensão ativa e pneumática também garante que façamos as tangências com muita precisão, isso sem falar na tração integral, que parece dar mais força na traseira.
O motor, aliado ao câmbio automático de oito marchas, pede mais aceleração a todo o momento, princialmente no modo Sport Plus, quando ele está em seu ajuste mais apimentado. Os números são idênticos aos de modelos como o Volvo XC60, por exemplo, mas o comportamento do Cayenne é bem mais agressivo, como um Porsche deve ser.
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As trocas de marcha no modo Sport Plus são bem mais rápidas e o escapamento faz um som bem mais gostoso de ouvir, ou seja, barulhento. No modo normal, porém, não sentimos tanta perda de performance, apesar de o carro ficar mais “controlado”.
Situação verdadeira
Também conseguimos testar o Porsche Cayenne S em uma situação um pouco mais real, pegando um trecho de estrada de pouco mais de duas horas, indo e voltando do Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu/SP, e Águas de Lindóia/SP.
Na estrada e no pequeno ciclo urbano que percorremos, foi bom perceber como o Cayenne S pode ser o que você quiser que ele seja. O uso pacato e urbano do SUV de 474cv é feito sem maiores problemas, já que a suspensão pneumática dá o ajuste necessário para que tenhamos uma condução confortável e prazerosa mesmo em ambientes acidentados — isso já tinha ficado claro no off-road, é bom lembrar.
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Não deu tempo para aferirmos dados de consumo, mas o desempenho na estrada é totalmente dentro daquilo que esperávamos. Se você quiser experimentar o passeio e desfrutar de uma viagem silenciosa, saiba que a cabine do Cayenne é bem vedada, deixando passar somente o som brutal do V8 quando você pisa fundo.
Agora, em situações de ultrapassagem, uma leve girada no botão para o modo Sport Plus, mais o boost de 20 segundos com o botão central nesse seletor dão ao Cayenne a situação mais segura possível para passar à frente de motoristas mais lerdos pelo caminho.
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Há muita comodidade a bordo do Cayenne S, isso sem falar do acabamento primoroso e em como a tecnolgia está presente não somente na relação acelerador-volante-motorista, mas também com os itens de infotenimento. Na linha 2024, o SUV está mais completo do que nunca e entrega alertas e sensores para todos os lados, que serão devidamente testados a exaustão em um período mais longo com o carro.
Algumas voltas com o Turbo GT
O Porsche Cayenne Turbo GT não é novidade para a nossa reportagem, mas é bom saber que ele teve melhorias importantes. Sua versão do 4.0 V8 Biturbo agora rende 659cv e não mais 640cv. O torque vem com 86,6 kgf/m e a velocidade máxima é de 305km/h, com o 0 a 100 km/h sendo executado em apenas 3,3s, mesmo tempo aferido pelo Aston Martin DBX 707, considerado o SUV mais rápido do mundo.
Na prática, há uma enorme diferença para o Cayenne S não apenas na potência, mas em tudo o que cerca o comportamento dinâmico do SUV e, principalmente, em como ele freia. Seus discos são de carbono-cerâmica e dão ao carro de mais de 2 toneladas uma capacidade de frenagem que não vimos em nenhum modelo testado pelo Canaltech.
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Com bons freios, podemos tentar diminuir de velocidade em momentos mais tardios nas curvas, o que pode render alguns segundos. As retomadas são tão fortes que tivemos que ser advertidos em um dos momentos pelos nossos amigos da Porsche que estavam em um carro-madrinha à frente, um ótimo Macan GTS. Para não virarmos meme, tivemos que redobrar a atenção e os testes seguiram prazerosos.
Mas falando de como é dirigir o Cayenne Turbo GT propriamente, há de se ressaltar que a sensação é bem parecida com a de quando pegamos outros modelos da marca. A rigidez tornonal e o controle eletrônico de chassi estão mais presentes do que nunca por aqui, tudo para deixar a experiência com o SUV a mais esportiva possível.
Porsche Cayenne S: O que esperar do SUV esportivo alemão?
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A Porsche que manter o Cayenne como o SUV de luxo mais desejado na sua faixa de preço e, para isso, agiu acertadamente ao manter os motores V8 e não aderir de vez aos conjuntos eletrificados.
A experiência genuína de um esportivo da marca pode ser provada mesmo com essa carroceria, mas o cliente corriqueiro desse modelo pode querer utilizá-lo de modo pacato, o que também é possível.
Porsche Cayenne 2024: Preços e versões
O Porsche Cayenne 2024 já pode ser adquirido nas versões a combustão. As variantes eletrificadas começam a ser entregues no segundo semestre de 2024.
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Porsche Cayenne 2024: Preços e Versões | |
Versão | Preço |
Cayenne E-Hybrid | R$ 690.000 |
Cayenne E-Hybrid Coupé | R$ 720.000 |
Cayenne S | R$ 810.000 |
Cayenne S Coupé | R$ 840.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid | R$ 1.135.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé | R$ 1.165.000 |
Cayene Turbo GT (somente Coupé) | R$ 1.385.000 |