A nova geração do Peugeot 2008 ainda não tinha chegado ao Brasil, mas já era conhecida do público porque já desfila em mercados vizinhos, como a Argentina e o Paraguai. Sem uma estratégia definida para o Brasil, a Stellantis optou por lançar o SUV completamente redesenhado somente em sua versão 100% elétrica, chamada de e-2008 GT.
Assim como o e-208 GT, o e-2008 GT é um carro extremamente atraente e que vai seduzir o público interessado em ingressar no mercado de carros elétricos por vários motivos. Além de ser eficiente energeticamente, o SUV pode ser considerado o mais belo modelo compacto disponível no país, bem como o seu irmão hatch.
Mas o Peugeot e-2008 GT não é apenas “mais um rostinho bonito”. O Canaltech teve um breve contato com o SUV e o experimentou no ambiente urbano, comprovando mais algumas de suas qualidades. As evoluções para a geração passada são muito evidentes e a montadora vai precisar trazer as versões a combustão urgentemente.
Peugeot e-2008 GT: Primeiras Impressões
Por deveres de ofício, nós aqui no Canaltech sempre procuramos testar todos os carros disponíveis no mercado para que as avaliações e comparações possam ser feitas de maneira precisa. E nessas horas é bom agradecer ao pessoal da Stellantis pelo envio do Peugeot e-208 GT a este repórter no início desse ano, mesmo com uma análise já publicada pelo nosso colega Paulo Amaral.
Assim, pudemos efetivamente sentir as diferenças que um carro um pouco mais pesado e com outro desenho aerodinâmico podem ter com o mesmo motor. No caso, um propulsor elétrico de 136cv e 26,5 kgf/m de torque, que se mostrou excelente no hatch e que, no SUV, foi mais do que suficiente, mas sem emocionar tanto.
Claro que a carroceria mais alta e o dinamismo mais “molenga” passam outro tipo de sensação. Aqui o objetivo é o conforto, muito mais do que a diversão. A suspensão recebeu um acerto interessante para o Brasil e não transmite tanto as imperfeições do solo, ao mesmo tempo que não atrapalha tanto na condução.
O resultado de todo esse pacote: prazer ao dirigir e segurança a bordo. A autonomia? Bem, essa também merece elogios. Segundo a marca, são 345km no ciclo WLTP, mas podemos fazer mais se o uso for estritamente urbano e com uma condução sempre no modo “Eco”, um dos três disponíveis (os demais são o normal e o Sport).
Mais espaço e tecnologia
A nova geração do Peugeot 2008 ficou maior do que a antiga e, com isso, recebeu um tratamento melhor no espaço interno. Agora o entre-eixos é de 2,60m e o comprimento de 4,30m, algo que certamente deu mais conforto para os passageiros da fileira traseira.
Além disso, o SUV elétrico agora está com os mesmos equipamentos de segurança e tecnologia presentes no Peugeot e-208, como o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de saída e correção de faixa e soluções de conectividade, como a plataforma Cart, de pagamentos online.
Design matador
Explicando o título, o Peugeot e-2008 GT pode ser a mais bela porta de entrada ao mundo dos carros elétricos porque se trata de um dos mais lindos carros à venda no Brasil. Seu design lembra muito o do seu irmão maior, o Peugeot 3008, que também ganhará versão 100% elétrica em breve.
Todos os elementos vistos nos últimos lançamentos da marca estão no e-2008 GT, como as assinaturas em LED com as garras do leão e os filetes dos “dentes de sabre”.
Peugeot e-2008 GT: O que esperar?
O apostar somente na versão elétrica para estrear a nova geração do Peugeot 2008, a montadora tenta, realmente, se posicionar como uma opção mais premium no mercado de SUVs compactos e isso pode ser justificado pelo preço agressivo de lançamento deste modelo.
Em termos de experiência de uso, o e-2008 GT representa bem o que é ter um carro elétrico e entrega um excelente custo-benefício.
Peugeot e-2008 GT: Preço e disponibilidade
O Peugeot e-2008 GT está disponível em todo o Brasil por R$ 259.990.