Elaborado para orientar o desenvolvimento harmônico e sustentável da cidade, o PEOT é o mecanismo legal da municipalidade para prever e administrar adequadamente o crescimento de Inocência com os planos da Arauco de investir na região.
Visando o desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura Municipal de Inocência inicia em fevereiro a implementação do Plano Estratégico de Organização Territorial (PEOT), elaborado por especialistas da municipalidade com apoio de uma consultoria especializada em planejamento urbano. Aprovado e debatido em audiência pública em outubro de 2022, o PEOT é um instrumento previsto na Lei Federal do Estatuto da Cidade (10.257/2001), que colabora com o crescimento territorial estruturado do município, garantindo assim o desenvolvimento sustentável da região.
Após a assinatura do Termo de Acordo entre a Arauco e os Governos Estadual e Municipal em junho de 2022, a elaboração do PEOT se tornou imprescindível para o desenvolvimento harmônico da cidade.
“A vinda da Arauco para Inocência é muito positiva, pois vai impulsionar o desenvolvimento da região e gerar empregos, por isso, é fundamental que estejamos preparados. Avaliamos todo o impacto social e iniciamos agora a implementação de ações que vão garantir que a cidade cresça e se desenvolva de forma ordenada e sustentável”, ressalta o prefeito de Inocência Antônio Ângelo (Toninho da COFAPI).
Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil e consiste na construção de uma fábrica de celulose com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta ao ano. Os investimentos estimados são de US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 15 bilhões) e a previsão é que as obras tenham início em 2025, com início da operação em 2028.
A planta industrial será construída a 50km de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú e próximo à rodovia MS 377. Durante a fase das obras da fábrica, devem ser gerados mais de 12 mil empregos, beneficiando cerca de 20 mil famílias na região. Quando for concluída a obra, o projeto Sucuriú empregará um contingente permanente de 2.350 trabalhadores.
Desde a assinatura do Termo de Acordo, a Prefeitura Municipal de Inocência, o Governo do Estado e entidades do Sistema S (Fiems) têm se reunido periodicamente com a diretoria da Arauco para tratar das necessidades de investimento em infraestrutura, logística e capacitação da população local e do entorno. A implementação do PEOT é um importante marco neste sentido e contempla questões fundamentais, como sistemas rodoviário, ferroviário e aeroviário, áreas de preservação ambiental, telecomunicações, construção de equipamentos públicos, estrutura de saneamento e energia, faixas de domínio de servidão, entre outros.
“O comprometimento da Arauco com questões de ESG e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável de Inocência vão ao encontro do nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos inocentinos. Temos certeza de que será uma parceria de muito sucesso”, finaliza o prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Local: Inocência/MS