O prefeito Angelo Guerreiro participou nesta sexta-feira (23), da celebração do primeiro ano de funcionamento do Hospital Regional da Costa Leste “Magid Thomé”. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Construído para ser referência na saúde do Estado e acolher toda a Costa Leste, o HR atende 11 cidades, conta com 116 leitos, sendo 20 deles da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e emprega mais de 711 profissionais.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como os deputados federais Geraldo Rezende e Dagoberto Nogueira, deputados estaduais Mara Caseiro e João César Mattogrosso, e do governador da época da implantação do Hospital, Reinaldo Azambuja, o presidente do Instituto Acqua, Samir Silverio, além dos secretários municipais e vereadores da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal, Cassiano Maia, parabenizou toda equipe do hospital pelo belo trabalho desenvolvido neste primeiro ano e salientou. “É um dia gratificante em poder celebrar esta data, com este nível de atendimento, apesar do pouco tempo de funcionamento o HR já apresenta excelência como grandes Unidades renomadas” destacou.
A secretária municipal de Saúde (SMS), Elaine Fúrio, citou que a Saúde não só de Três Lagoas como de toda a Costa Leste comemora este um ano de funcionamento, com grande evolução e muito a evoluir. “Que a cada ano possamos comemorar as conquistas do Hospital Regional, que também são as conquistas de toda a população” disse.
A família de Magid Thomé que dá o nome ao hospital, foi homenageada no início da cerimônia, em agradecimento aos serviços prestados por essa figura importante na história da cidade. Outra homenagem que aconteceu durante o evento, o médico Júlio Calil Neto, em nome dos colaboradores da Unidade, homenageou Samir Silverio e o diretor do HR, Henrique Schultz, pela dedicação na execução do trabalho à frente da Unidade.
O Deputado Estadual que era secretário estadual de Saúde, na época da inauguração, Geraldo Rezende, lembrou do início das articulações para construção do Hospital, as visitas a cada etapa da obra, as reuniões com a secretaria municipal, prefeito e todo processo. “Me sinto honrado em passar aqui e ver os equipamentos de ressonância e mamografia em pleno funcionamento. E principalmente presenciar que o HR cumpre sua missão de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) atender a todos com eficiência “, comentou.
Uma boa notícia foi anunciada pelo deputado, as tratativas estão avançadas para Três Lagoas ter uma Unidade de alta complexidade para oncologia, que também será referência para região da Costa Leste.
O HOSPITAL REGIONAL
A Unidade é referência no atendimento de média e alta complexidade para os moradores três-lagoenses de Água Clara, Aparecida do Taboado, Inocência, Brasilândia, Paranaíba, Bataguassu, Cassilândia, Selvíria e Santa Rita do Pardo.
Na área da cardiologia já foram realizados mais de 1.700 eletrocardiograma, 50 procedimentos cirúrgicos cardiológicos, entretanto o HR efetuou recentemente a 1ª colocação de marca passos. Na última sexta-feira (16), foi dado início às cirurgias bariátricas, com a realização do primeiro procedimento, o Hospital será referência no Estado para este tipo de cirurgia.