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Por que a TV mais cara da Samsung custa R$ 1 milhão?

Por que a TV mais cara da Samsung custa R$ 1 milhão?
Por que a TV mais cara da Samsung custa R$
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Em maio de 2023, a Samsung lançou novos modelos de Smart TVs e painéis e um dos lançamentos chamou bastante atenção não apenas pelas tecnologias embarcadas, mas pelo preço nada convidativo de R$ 1 milhão.

O painel de MicroLED apresentado pela marca tem nada menos do que 110 polegadas sendo equipado com cristais de safira, que prometem não só dar uma qualidade de imagem melhor para o display, como também torná-lo um aparelho de alto luxo e elegância.

Mas será que a TV é tudo isso que promete? Quem quiser (e puder) desembolsar essa quantia milionária será bem atendido pelo painel? O Canaltech foi convidado pela Samsung para testar a TV em um showroom para que a gente pudesse conhecer, na prática, o seu funcionamento.

Testamos a TV mais cara da Samsung

A TV da Samsung foi disponibilizada para testes por uma hora em um showroom da Samsung, onde a marca exibe seus produtos, assim como todo o ecossistema do SmartThings. No ambiente, pude assistir filmes em streaming e também aproveitar jogos do catálogo do Xbox Game Cloud, já que o aparelho também permite o streaming de jogos na nuvem.

O tempo foi curto, mas deu para aproveitar bastante o painel com o que mais usamos no dia-a-dia e agora conto brevemente como foi a minha experiência.

Tela e exibição

O grande destaque do painel é, sem dúvidas, o tamanho. São nada menos do que 110 polegadas — o suficiente para cobrir praticamente a metade da parede onde ela estava instalada em altura. Lembra bastante aqueles telões que são usados em apresentações, por exemplo.

Tudo isso, é claro, não é um único display. Na verdade, o MICRO LED Smart Hub é um painel modular formado por 192 peças, que são encaixadas para formar o total de 110 polegadas.

Com isso, tenho um ponto a destacar: por ser modular, é possível ver as divisões de cada painel. Na maioria das cenas, isso fica totalmente imperceptível, mas com imagens mais escuras dá para ver com clareza, mesmo a distância. Não é nada que atrapalhe tanto a experiência de uso, mas é importante deixar claro essa “fraqueza”.

Fora isso, a qualidade de imagem é ótima. Graças à construção com cristais de safira, o nível de cores e o brilho são bem intensos e o painel oferece um ótimo contraste. Ela conta, ainda, com suporte para conteúdos em HDR10+, resolução 4K e a tela é de microLED, como seu nome já sugere. Só faz falta, mesmo, o suporte a Dolby Vision: algo que os consumidores de TVs da Samsung já estão acostumados.

Sistema de som bem potente

O painel também é “exagerado” na reprodução sonora, tendo um conjunto de alto-falantes com potência de áudio de 100 W. Na prática, isso oferece um volume máximo bem alto e “dispensa” o uso de uma soundbar dedicada em algumas aplicações.

É claro que a qualidade não é como a de uma soundbar, e o sistema de áudio nativo da TV não oferece um som tão encorpado e com graves tão marcantes. Então, se a experiência de “cinema” for algo importante para você, é indicado o uso de um conjunto de som externo e mais elaborado.

Por que essa TV custa 1 milhão?

O que mais chamou atenção na TV, é claro, foi seu preço. Afinal, R$ 999.999,99 — ou R$ 1 milhão, se for arredondar — gera vários questionamentos, como: “ela vale tudo isso?” ou “por que é tão cara?”.

Além de testá-la e ver pessoalmente a sua qualidade de exibição, eu conversei com a Samsung para entender melhor sobre a tecnologia por trás dela e o motivo dela custar 1 milhão de reais.

O que é a tecnologia MicroLED

Para começar, o primeiro aspecto a se destacar é o fato de ela ter um painel MicroLED. Nós já falamos mais detalhadamente sobre essa tecnologia mas, em resumo, ela consiste em um painel em que cada LED — ou seja, cada ponto de luz — mede até 100 micrômetros. Isso, na prática, resulta em imagens com mais definição e qualidade de imagem.

Outro ponto é que, além de minúsculos, esses LEDs podem ser apagados individualmente quando uma imagem preta é exibida na tela. Funciona da mesma forma que os displays OLED que já estamos acostumados, e isso garante um ótimo contraste, já que o preto fica bem profundo.

Voltando para o painel da Samsung, em específico, além da tela MicroLED, ela tem uma camada extra com construção de cristais de safira. Isso, segundo a Samsung, é o grande responsável por dar todo o aspecto premium para a TV, além de proporcionar imagens bem mais brilhantes e com cores intensas.

Garantia de 3 anos, suporte e atendimento especializado

Além da construção mais rebuscada e de a tecnologia MicroLED ser relativamente nova no Brasil, outro ponto que pode “justificar” o preço, é o atendimento exclusivo e o suporte diferenciado que a Samsung oferece para quem comprar O painel MicroLED de 110 polegadas.

De acordo com a empresa, quem comprar a TV pode ficar tranquilo quanto à montagem e instalação, já que tudo isso é responsabilidade da marca.

A sul-coreana explica que, após realizar a compra da TV, o cliente receberá uma ligação — provavelmente no próximo dia — para receber detalhes de quando será feita a entrega e instalação do painel. Esse processo pode demorar, no total, até dez semanas, já que é necessário ainda fazer a montagem de todos os módulos da TV antes da entrega.

Outro ponto importante de destacar é que, mesmo que a compra seja feita em uma loja física, o cliente ainda recebe uma visita técnica da Samsung para que a empresa veja onde ela será instalada para garantir que o local tem a estrutura adequada para a TV. Isso acontece porque o painel pesa nada menos do que 110 kg, então é preciso garantir que ela fique bem posicionada — seja em uma parede ou em seu suporte.

O suporte exclusivo também se estende ao período de garantia. Em vez dos doze meses que são tradicionais no nosso mercado, a Samsung oferece 3 anos para a MicroLED e em qualquer necessidade de reparo ou manutenção o cliente receberá uma visita técnica.

Venda em lojas físicas

Até o momento desta publicação, a Samsung só comercializa a MicroLED de 110 polegadas em sua loja virtual, mas já está nos planos da empresa começar as vendas em uma loja física.

Para isso, ela contará com a parceria da Fast Shop. Segundo a sul-coreana, uma TV MicroLED será instalada em uma unidade da loja para que os clientes possam conhecê-la e ver seu funcionamento na prática. Dessa forma, além de conferir o painel, o consumidor também terá a opção de comprar direto em um ponto físico.

Por enquanto, apenas uma loja da Fast Shop será contemplada com a MicroLED e, de acordo com os planos da Samsung, será a unidade do shopping Iguatemi, em São Paulo. Até o momento, porém, não há uma data específica para que a TV chegue lá — mas isso deve acontecer já nas próximas semanas.

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