População de Inocência faz apelo por melhorias nas operadoras telefônicas

Moradores do município de Inocência se queixam da má qualidade na prestação dos serviços de telefonia e internet móvel na cidade, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) propôs ação civil pública de obrigação de fazer em desfavor das operadoras Claro, Oi Móvel, Telefônica Brasil, sucessora por incorporação da Vivo, e TIM, no mês de fevereiro.

A baixa qualidade do serviço móvel prejudicou o ensino remoto dos alunos das escolas locais, rural, devido à dificuldade na comunicação entre discentes e docentes, dificultando também o acesso às atividades durante a pandemia causada pela Covid-19.

As operadoras de telefonia, de forma geral, disseram que a única empresa a assumir compromisso de abrangência da tecnologia “3G” para o município foi a Tim, mas os moradores reclamam da qualidade do sinal, as demais prestam o serviço por interesse comercial, sem nenhuma obrigatoriedade assumida perante a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Destacaram também que, mesmo sem compromisso de abrangência, cumprem os indicadores de qualidade da agência, para com as tecnologias empregadas, conforme Relatório de Dados de Fiscalização Consolidados, e que nenhuma assumiu o compromisso de alcance da tecnologia “4G”.

A cobertura das redes 4G de telefonia celular chegou a mais de 4 mil municípios de acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que reúne operadoras de telefonia celular.

Segundo a Telebrasil, as redes 4G, em que as velocidades de troca de dados são mais rápidas, chegam a 4.004 municípios. “Essa cobertura é quase quatro vezes superior à obrigação estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, de 1.079 municípios”, informou a associação.

Apesar do avanço do 4G, a cobertura 3G permanece como a mais presente nos Brasil. Segundo a Telebrasil, as redes 3G atingem 5.266 municípios, onde moram 99,2% da população brasileira. Desde abril de 2017, 250 novos municípios receberam as redes de 3G. Ao todo, o número de acessos 3G chega a 75 milhões de pessoas no país. O Brasil tem 5.570 cidades, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas no município de Inocência a qualidade das operadoras deixam a desejar, o que mais atende a população são os sinais de wi-fi nas residências

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!