Anéis com as cores do arco-íris apareceram em Turku, na Finlândia, e foram registrados pelo fotógrafo Mikko Peussa. O mais curioso é a origem deles: apesar de se parecerem com arco-íris, os anéis coloridos das imagens são coroas de pólen, formadas pela luz solar sendo dispersa nos grãos no ar.
Quando a luz solar incide sobre os grãos de pólen, ela é separada em seus comprimentos de onda individuais. Alguns deles causam interferências entre si, fazendo com que apenas algumas das cores cheguem ao observador. Assim, eles formam um padrão de difração.
As coroas de pólen aparecem nas fotos abaixo, feitas por Peussa:
Devido à dispersão, a luz formou os anéis coloridos, que aparecem acompanhados de grãos individuais de pólen. Eles vêm dos pinheiros próximos e têm estruturas que lembram as orelhas do Mickey Mouse, personagem icônico da Walt Disney Company.
Claro que elas não são orelhas propriamente ditas, mas sim bolsões que ajudam os grãos a flutuar no vento. Eles se alinham com a direção com que o vento sopra e, assim, criam o padrão de difração, conferindo ainda um formato levemente oval aos anéis.
Alguns estudos recentes sugerem que tanto a concentração do pólen das árvores quanto a temporada de polinização vêm aumentando com consequência das emissões de dióxido de carbono, vindas da atividade humana. Por isso, é possível que coroas de pólen fiquem mais frequentes.
Fonte: LiveScience