Poco X5 vs. Poco x5 Pro | Qual celular vale mais a pena?

O Poco X5 e o Poco X5 Pro são dois celulares intermediários recém-lançados pela Xiaomi com o objetivo de servir a usuários que precisam de um celular completinho, mas que não seja caro. Os aparelhos possuem um bom custo-benefício quando consideramos os valores cobrados via importação, mas também podem ser comprados no Brasil com garantia por valores maiores.

Apesar de terem muitas características parecidas, eles possuem algumas diferenças pontuais que podem ser consideradas no ato da compra. Até porque a diferença de preço não é grande.

Neste comparativo, eu explico sobre as semelhanças e diferenças entre o Poco X5 e o Poco X5 Pro, falo sobre os preços dos aparelhos e digo qual dos dois vale mais a pena.

🛒 Compre o Poco X5 no AliExpress

🛒 Compre o Poco X5 Pro no AliExpress

Design e Construção

Na questão visual e de construção, ambos os aparelhos são muito parecidos. No entanto, eu curti mais o design do Poco X5 Pro, devido à textura cintilante do corpo do celular. Os dois são feitos inteiramente em plástico, sendo que o Poco X5 possui aspecto fosco.

O modelo Pro também me agrada mais por causa dos cantos ligeiramente mais quadrados e bordas mais retas.

  • Poco X5: 165,9 x 76,2 x 8 mm / 189 gramas;
  • Poco X5 Pro: 162,9 x 76 x 7,9 mm / 181 gramas.

A área dedicada ao módulo de câmeras também é muito parecida, se destacando mais no modelo Pro, devido à diferença de texturas, indo de uma superfície cintilante para uma mais lisa e espelhada.

Já o módulo de câmera em si é praticamente idêntico, com o Poco X5 Pro tendo o terceiro sensor um pouco maior que o do Poco X5, além do LED Flash localizado acima dessa lente.

Tela e som

Os dois celulares têm tela AMOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Essa tela tem qualidade muito boa para a visualização de qualquer tipo de conteúdo. Porém, na do Poco X5 Pro, há suporte para tecnologias como Dolby Vision e HDR10+, além de contar com proteção Gorilla Glass 5. O Poco X5 tem apenas a proteção Gorilla Glass 3.

  • Poco X5: AMOLED, 6,67 polegadas, Full HD+, 120 Hz, 700 nits (1200 nits de pico);
  • Poco X5 Pro: AMOLED, 6,67 polegadas, Full HD+, 120 Hz, Dolby Vision, HDR10+, 500 nits (900 nits de pico).

Olhando lado a lado, eu percebi que a tela do Poco X5 é um pouco melhor que a do X5 Pro em relação às cores. Pode ser algo pontual dos dois aparelhos que testei, mas achei importante registrar. De qualquer forma, a diferença pode passar despercebida pela maioria dos usuários, e só é visível com os celulares um do lado do outro.

Para comparar o brilho da tela, eu fiz questão de colocar os dois aparelhos lado a lado, sob a luz solar, e pude comprovar que o Poco X5 tem nível de brilho mais alto que o Poco X5 Pro. Isso condiz com as especificações informadas pela Xiaomi. Não é uma diferença gritante, mas esperava-se que o celular mais avançado fosse superior nesse aspecto.

Já em relação ao som, o Poco X5 tem áudio mono, possuindo apenas um alto-falante. Nesse quesito, o modelo Pro sai na frente por contar com dois alto-falantes e oferecer som estéreo.

Desempenho e software

No quesito desempenho, os aparelhos apresentam suas diferenças mais significativas, já que eles utilizam chipsets distintos. Ambos estão disponíveis em variantes de 6/128 GB e 8/256GB, mas o Poco X5 Pro não possui slot para cartões de memória microSDXC.

  • Poco X5: Snapdragon 695 5G (6 nm), Adreno 619, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, Android 12 (MIUI 13);
  • Poco X5 Pro: Snapdragon 778G 5G (6 nm), Adreno 642L, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, Android 13 (MIUI 14).

No dia a dia, ambos os aparelhos oferecem bom desempenho para todo tipo de atividade, incluindo jogos. Contudo, o chipset mais potente do Poco X5 Pro permite que os games sejam executados com gráficos em qualidade superior. Isso significa também que o modelo Pro terá maior longevidade, principalmente quando consideramos jogos e apps mais pesados.

Como os dois celulares têm 6 GB de memória RAM, eles apresentam capacidade de multitarefa parecida, salvo possíveis diferenças causadas pelas versões de software. O Poco X5 ainda roda o Android 12 sob a MIUI 13, enquanto o Poco X5 Pro já roda o Android 13 sob a MIUI 14.

Em meus testes de abertura de aplicativos, o Poco X5 pareceu ligeiramente mais rápido que o Poco X5 Pro. Essa diferença se deve, provavelmente, à falta de alguma otimização da recém-lançada MIUI 14. No entanto, o modelo Pro é mais rápido para outras tarefas, como a instalação de apps, por exemplo.

Agora, quando falando de armazenamento interno, apesar de os dois celulares terem a mesma capacidade, o Poco X5 é compatível com cartões de memória microSDXC de 1 até 1 TB. O modelo Pro não aceita nenhum tipo de cartão de memória.

Câmeras

Falando sobre câmeras, o Poco X5 Pro leva uma vantagem bastante perceptível sobre o Poco X5. O aparelho tem um sensor principal de 108 MP, que, apesar de não impressionar, consegue lidar melhor com a iluminação, as cores e o nível de detalhes.

  • Poco X5: 48 MP + 8 MP + 2 MP e 1080p 30 FPS / 13 MP e 1080p 30 FPS;
  • Poco X5 Pro: 108 MP + 8 MP + 2 MP e 4K 30 FPS / 16 MP e 1080p 60 FPS.

O modelo Pro consegue gravar vídeos em 4K a 30 FPS, enquanto que o não Pro só grava vídeos em Full HD a 30 FPS, no máximo. Nenhum dos dois tem estabilização de imagem, mas o Poco X5 Pro também rende melhor neste tipo de captura.

Por fim, temos a câmera frontal. O Poco X5 tem um sensor de 13 MP, sem modo panorama e que grava vídeos em 1080p a 30 FPS. Já o Poco X5 Pro tem um sensor de 16 MP, com modo panorama e grava vídeos a 1080p a 60 FPS. Fora as especificações, o modelo Pro consegue fazer selfies com mais detalhes, sendo perceptivelmente superior ao irmão mais simples.

Galeria de fotos do Poco X5

Testando o HDR e a IA em ambiente aberto – foto 1.

Maldditu Xavier/Canaltech

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!