Pobreflix vale a pena? Veja 5 motivos para não assistir aos filmes do site

O Pobreflix, site que permite assistir a filmes e séries gratuitamente, se tornou popular na Internet. A plataforma, que usa um trocadilho e até mesmo uma identidade similar à da Netflix, também está disponível para Android, por meio de APK. Entretanto, o site oferece conteúdo protegido por direitos autorais e essa prática, ainda que comum, é crime previsto em lei. Dado o fato, a plataforma não é recomendada pelo TechTudo, mas esse não é o único motivo para isso.

🚨App com APK modificado é seguro? Tudo o que você precisa saber sobre

Ao disponibilizar as produções sem a devida autorização, o Pobreflix não apenas viola os direitos autorais das plataformas de streaming legítimas, mas também expõe os usuários a diversos riscos. As propagandas intrusivas e os redirecionamentos de abas quando você está assistindo a alguma obra são somente o começo do problema. Pensando nisso, o TechTudo criou esta lista com informações sobre os principais motivos pelos quais você não deveria assistir seu longa favorito neste e em outros sites similares. Veja, a seguir.

Pobreflix e mais sites piratas de streaming grátis oferecem riscos — Foto: Reprodução/Softonic

A seguir, você confere porque não deve assistir a longas e séries no Pobreflix ou em sites similares.

  1. Exposição e riscos de segurança
  2. O conteúdo é pirateado
  3. Baixa qualidade das obras
  4. Prejudica a produção original
  5. Há alternativas legais para assistir filmes e séries grátis

1. Exposição e riscos de segurança

Se você já navegou por algum site similar ao Pobreflix, com certeza já entrou em contato com aquelas propagandas internas ou os vários redirecionamentos de abas enquanto assistia a alguma produção. Esses anúncios tentam te atrair com promessas tentadoras para que o usuário clique nos links suspeitos. Infelizmente, esses cliques podem fazer com que o computador seja infectado com um malwares, ou seja, softwares maliciosos que roubam dados, e podem, inclusive, comprometer a integridade da máquina.

As APKs também não são seguras. A prática de baixar o arquivo do Pobreflix para dispositivos Android pode envolver um arquivo que tenha vírus, já que o download não é feito diretamente no Google Play Store. As consequências de ter o celular ou o computador infectado por esses programas maliciosos vão desde o vazamento dos seus dados pessoais e financeiros até o comprometimento total do dispositivo.

Tanto site quanto APK do Pobreflix apresentam riscos de malwares e vazamento de dados aos usuários — Foto: Divulgação/iStock
Tanto site quanto APK do Pobreflix apresentam riscos de malwares e vazamento de dados aos usuários — Foto: Divulgação/iStock

2. O conteúdo é pirateado

Nem tudo que é gratuito é bom. O Pobreflix é conhecido por oferecer conteúdos pirateados, sem a devida licença dos direitos autorais. Vale lembrar que distribuir conteúdos de terceiros sem permissão é uma violação séria da legislação atual, já considerada crime pelo artigo 184 do Código Penal brasileiro. As consequência para o crime é de até quatro anos de prisão, além de multa.

Em buscas rápidas pela Internet, também é possível notar que o site já teve várias mudanças de domínio. Há grandes chances de que isso ocorra justamente porque a plataforma exibe produções sem ter posse dos devidos direitos autorais. Ou seja, recebe vários processos relacionados das produtoras, o que abre margem para bloqueios dos conteúdos e dos próprios domínios.

3. Baixa qualidade das obras

Diferentemente de streamings legais, o Pobreflix e outras plataformas semelhantes não oferecem produções com uma boa qualidade de imagem aos usuários — pelo contrário. A experiência, no geral, não é boa justamente pelo fato de que o site usa cópias pirateadas das obras originais, que normalmente são arquivos com baixa resolução e qualidade.

Em vez de uma imagem limpa, os resultados são vídeos granulados, áudios completamente distorcidos e legendas mal traduzidas ou atrasadas. Além disso, por causa da natureza ilegal do site, os títulos podem ser desatualizados, sem lançamentos recentes ou versões de qualidade muito inferior ao comum nas produções mais novas.

Alertas do portal Site Confiável em relação ao Pobreflix — Foto: Reprodução/Site Confiável
Alertas do portal Site Confiável em relação ao Pobreflix — Foto: Reprodução/Site Confiável

4. Prejudica a produção original

Ninguém gosta de saber que sua série favorita teve a última temporada cancelada pela produtora. Nesse mesmo sentido, o uso de sites como o Pobreflix tem um efeito direto na forma como a indústria do entretenimento vê o sucesso de suas produções.

Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video ou Disney+ precisam saber tudo sobre o desempenho das suas criações. Quando um filme ou série não é assistido nos streamings oficiais, não há como as produtoras notarem o sucesso das obras. Ou seja, todo uso ilegal afeta os números de visualização, o engajamento dos espectadores e os retornos financeiros. Com isso, os estúdios podem pensar duas vezes antes de investir em uma sequência ou em uma nova temporada.

Uso de sites como Pobreflix prejudica o engajamento e retorno financeiro de obras — Foto: Reprodução
Uso de sites como Pobreflix prejudica o engajamento e retorno financeiro de obras — Foto: Reprodução

5. Há alternativas legais para assistir a filmes e séries grátis

Assistir a longas e seriados gratuitamente é uma oportunidade para um entretenimento de qualidade. Você ainda pode fazer isso de forma legal, sem correr o risco de ter seus dados roubados nem prejudicar o andamento da sua série favorita.

A Pluto.tv, plataforma da Paramount, oferece um catálogo bem amplo de maneira totalmente gratuita. Disponível em uma versão para navegador e para download na Google Play Store, a plataforma afirma que obtém seu lucro por meio dos patrocinadores que exibem seus anúncios nos intervalos da programação. O catálogo do streaming vai de longas clássicos como Psicopata Americano, estrelado por Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Willem Dafoe (Pobres Criaturas), até séries como CSI: Miami e canais ao vivo. Para aproveitar o aplicativo, basta baixá-lo e se cadastrar. Também é possível acessar o site direto pelos navegadores.

Lançado no Brasil em agosto de 2023, o Mercado Play tem um acervo rico em séries, como Sherlock (2010), além de filmes, conteúdos infantis e realities shows, de forma gratuita. Para acessar o serviço, o usuário precisa entrar na sua conta do Mercado Livre por meio do site ou no aplicativo para uso no Android e no iOS.

Rakuten Viki tem vários doramas gratuitos disponíveis no catálogo. — Foto: Reprodução/Rakuten Viki
Rakuten Viki tem vários doramas gratuitos disponíveis no catálogo. — Foto: Reprodução/Rakuten Viki

O Crunchyroll é uma ótima opção para quem curte o universo de animes. Suas opções permitem que seus usuários assistam a alguns dos títulos mais populares de graça, mas com propagandas. Se você sonha em assistir algumas temporadas de One Piece, essa é a sua chance.

Já os dorameiros não ficam de fora. Além desses, o Rakuten Viki é outro site conhecido por diponibilizar vários doramas de graça para seus usuários. Enquanto Você Dormia (2017) e Descendentes do Sol (2016) são alguns dos títulos disponíveis. Apesar disso, o streaming possui um serviço de assinatura, chamado Viki Pass, que dá mais opções de conteúdos.

Com informações de JustWatch, Pluto.tv, Mercado Play, Crunchyroll, Rakuten Viki.

🎥 4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!