Com 350 policiais na prevenção à pesca predatória, a operação Finados, que teve início em 28 de outubro, terminou nesta quinta-feira (3) resultando na autuação de duas pessoas (uma por transporte ilegal de pescado e outra por exploração de madeira), R$ 59 mil em multas e 20 quilos de pescado apreendidos.
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), “apesar de muitos pescadores nos rios, a maioria respeitava as normas”. Em 2021 haviam sido 17 autuações na operação, 63 kg de pescado apreendidos e R$ 18,5 mil em multas.
Os meses de setembro e outubro são os mais preocupantes em relação à pesca. Vários cardumes já estão formados e a quantidade de turistas e pescadores se intensifica por conta da facilidade na captura do pescado.
Com relação aos petrechos ilegais, houve redução na apreensão de anzóis de galho para 67, enquanto na operação passada foram 320. Foram apreendidas ainda duas redes de pesca, que são os petrechos com maior potencial de depredação de cardumes, além de uma tarrafa. Na operação de 2021 haviam sido cinco redes e duas tarrafas.
Paulo Fernandes, com informações da PMA
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul