Com o lançamento dos processadores Ryzen 9000 e a chegada dos próximos Intel Core Ultra 200, as fabricantes de placas-mãe começam a revelar seus novos produtos. Durante a Gamescom 2024, o site Cowcotland obteve informações que as novas motherboards da MSI terão conectores de energia extra para as futuras GeForce RTX 50.
Em conversa com representantes da marca no estande da MSI, os funcionários confirmaram que a recém-lançada MPG X870E Carbon WiFi traz uma conexão de oito pinos adicional perto do conector PCIe. Segundo a empresa, esse conector na parte inferior da placa permite fornecer energia adicional de até 150 W para a GPU.
A conexão PCIe tradicional onde as placas de vídeo são encaixadas consegue enviar no máximo 75 W, fazendo até com que as GPUs de entrada não usem outras conexões de energia. Com esse conector na mainboard, o sistema conseguiria enviar até 225 W diretamente para a placa de vídeo e possivelmente sem que haja um cabo de energia conectado a ela, como acontece normalmente.
Placa só chega em setembro
Em conversa com a MSI, os representantes da marca confirmaram ao site que essa conexão foi pensada para as próximas RTX 5000 da Nvidia. Ainda é complicado definir qual seria o uso final dessa função, já que ela pode tanto substituir os conectores traseiros nas GPUs, quanto apenas servir de alimentação adicional para os chips gráficos.
The MPG X870E CARBON WIFI has arrived @Gamescom! Our first AMD X870 motherboard offers 5G LAN with WIFI 7, Lightning Gen 5, USB4 and EZ DIY features for seamless upgrades. I’m ready to unlock next-gen performance! #MSIxGAMESCOM2024 pic.twitter.com/Maev8X2RWi
— MSI Gaming (@msigaming) August 22, 2024
Teoricamente, os 225 W fornecidos pelo PCIe e o conector poderiam alimentar placas de vídeo como a RTX 4070 e 4070 SUPER, que operam com TDP (Thermal Design Power) de até 220 W. Contudo, uma utilização tão complexa do PCIe poderia levar ao superaquecimento do conector caso seja de baixa qualidade.
O lançamento das novas placas-mãe X870 da MSI deve acontecer em 30 de setembro. Por outro lado, as GeForce RTX 50 só devem chegar ao mercado a partir do primeiro trimestre de 2025.