Sem atropelamentos? Semáforo ‘tecnológico’ é criado para proteger distraídos

Pádua, cidade situada no norte da Itália, deu início a uma iniciativa pioneira na última quinta-feira (17), ao introduzir semáforos inovadores, feitos com tecnologia, para proteger pedestres distraídos. Os modelos são os primeiros do país e têm foco em pedestres que atravessam a rua com os olhos grudados em seus celulares.

Leia também: Fim de um vício: 7 dicas para se libertar do celular e viver mais saudável

A inovação consiste em um sistema que alerta sobre a proibição de atravessar através da projeção de um feixe de luz vermelha sobre o asfalto. Esse sinal luminoso desaparece somente quando o semáforo muda para verde, indicando que é seguro prosseguir com a travessia.

Além dos ícones padrão de pedestre nos tons verde, amarelo e vermelho, o novo semáforo também inclui a projeção de uma faixa de luz intensa sobre o chão, logo na frente das listras brancas. Os primeiros dois sistemas de proteção de pedestres, ainda em fase de experimentação, foram implantados pela prefeitura de Prato della Valle, especificamente na passagem em frente ao antigo Foro Boario de Pádua.

Essa iniciativa nasceu da observação de que um número crescente de pessoas está caminhando enquanto fixa seus olhares nos smartphones, resultando em acidentes frequentemente evitáveis no trânsito.

Semáforos inovadores projeta luz no chão

Semáforo inovador projeta luz intensa no chão em Pádua, na Itália (Imagem: Ansa/Divulgação)

De modo prático, aqueles que inadvertidamente começarem a atravessar no momento em que o sinal estiver vermelho serão surpreendidos por uma intensa luz vermelha projetada no chão, servindo como um alerta para o perigo iminente.

Os dispositivos foram cedidos gratuitamente pela empresa responsável por todos os semáforos da cidade. O local em Prato della Valle, próximo a um amplo estacionamento, é frequentado tanto por moradores quanto por turistas.

“Recebemos esta proposta da empresa com satisfação e de forma positiva, porque em todo o caso é uma intervenção que vai no sentido de uma maior segurança”, ressaltou o conselheiro de mobilidade, Andrea Ragona.

O sistema de semáforos mantém todas as características dos convencionais, uma conformidade essencial para seguir o Código de Trânsito. “Apenas adicionamos esse pequeno dispositivo que projeta uma luz vermelha intensa, criando uma barreira virtual capaz de chamar a atenção, mesmo dos mais desatentos”, concluiu.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!