fbpx
Geral

Pela primeira vez, Agepen forma turma de servidores no Cave no município de Corumbá

Localizada a 427 km de Campo Grande, Corumbá sediou uma turma do Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE). Em sua 11ª edição, esta representou a primeira capacitação realizada este ano e de forma inédita voltada aos servidores lotados no município.

Dentre as técnicas está a de Instrução Tática Individual

Realizado de 7 a 11 de março, o curso foi ministrado a 14 servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen).

As instruções vão desde técnicas de algemação e manuseio de armas de fogo a escoltas e vigilância de muralhas e torres. Com carga horária de 70 horas aula, a qualificação é ministrada com apoio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e já foi promovida nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.

Para o comandante do Cope, servidor Richard Dias, qualificações constantes são de extrema importância no aprimoramento das atividades e prepara os profissionais para os novos desafios da Polícia Penal.

O CAVE é um processo de qualificação dos servidores penitenciários transformados em policiais penais, a partir da aprovação da Emenda Constitucional Nº 88, de 08 de dezembro de 2021, a qual exige adequações com as novas atribuições.

De acordo com a direção da Espen, somados às edições anteriores já totalizam 441 servidores penitenciários capacitados, de diferentes unidades penais do estado. “É projeto da Escola levar esses cursos a polos no interior do estado para facilitar aos servidores; este ano, pretendemos chegar a um patamar bem maior, realizando todos os meses um curso de reciclagem do CAVE”, informou o diretor da Espen, Vilson Guedes.

A Escola Penitenciária conta com instrutores do próprio quadro da Agepen, profissionais altamente capacitados que atuam no grupo especial que representa força de reação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, além do sgt Bombeiro Cadário, cedido pela corporação para atuar nas instruções.

Estiveram presentes na formatura, o diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues; e o assessor da Diretoria de Operações, Leoney Martins Duarte Barbosa.

Tatyane Santinoni, Agepen/MS

Fotos: Divulgação

Fonte

A URL curta deste artigo é: https://notadiaria.com.br/MJxzY
Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo