Geral

Para fomentar a sustentabilidade e agricultura familiar, Recicla Verdinho é executado pelo segundo ano em Inocência

Foto pequena 2 0
Para fomentar a sustentabilidade e agricultura familiar, Recicla Verdinho é
Compartilhar

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Inocência e o Sicredi lançaram, nesta semana, na Feira do Produtor, o segundo ano do projeto Recicla Verdinho. A iniciativa é voltada para a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.

Por meio da ação, os estudantes podem trocar materiais recicláveis, como garrafas pet e outros recipientes de plástico, pela moeda social “verdinho”, uma nota simbólica com valor equivalente a R$ 1,00 cada, que pode ser utilizada para aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar disponíveis na feira da cidade, incentivando assim o consumo consciente e apoiando os agricultores locais. Neste segundo ano de execução no município, o projeto conta com a participação de 158 alunos da Escola Municipal Cirilo Anoêna da Costa e do CEI Professor Olivalto Elias da Silva.

Para a secretária de Educação de Inocência, Adriana Alves Franco de Paula, o Recicla Verdinho traz uma nova roupagem para a educação ambiental e financeira dos alunos. “É por meio dessa ação que estimulamos uma consciência ambiental, mostrando como é importante reciclar. Com a troca das embalagens pelo verdinho, que é esta moeda social maravilhosa, os estudantes aprendem na prática a compra e criam uma educação financeira de como e com que gastar este dinheiro. E, a melhor parte é poder gastar com algo saudável, estimulando a alimentação para nossos estudantes. Vemos eles muito engajados, por isso, o programa tem resultados maravilhosos”, ressalta a secretária.

De acordo com a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, a renovação da parceria para a execução de mais um ano do projeto Recicla Verdinho em Inocência demonstra o sucesso da ação no município como uma ferramenta para a promoção da sustentabilidade e fomento a agricultura familiar. “Mais do que ensinar aos estudantes a importância de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, o projeto garante renda para os produtores da agricultura familiar cadastrados no projeto, garantindo o sustento das famílias que vivem no campo e fomentando o empreendedorismo no meio rural”, destacou a gerente.

Atualmente, juntamente com Inocência, o projeto Recicla Verdinho é desenvolvido por outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Costa Rica, Dourados, Inocência, Nova Andradina, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Naviraí, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Por meio do projeto já foram recolhidos cerca de 800 mil itens recicláveis no Estado. Ao todo, 4.300 alunos de 19 escolas participaram da ação, e 220 feirantes foram contemplados.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.



Fonte

Compartilhar
Matérias relacionadas
Army Men
Geral

Army Men | Relembre a franquia dos soldadinhos de plástico

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Provavelmente você foi uma criança que chegou...

Rashid
Geral

Rashid | O ‘Portal’ da amardurecencia

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Quando eu passei pelo “Portal”, encontrei canções...

Enorme Robô Humanoide é contratado para consertar ferrovias japonesas
Geral

Enorme Robô Humanoide é contratado para consertar ferrovias japonesas

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp A Ferrovia do Oeste do Japão apresentou...

Suba o Everest nesse vídeo da escalada surreal de 8.849 Metros
Geral

Suba o Everest nesse vídeo da escalada surreal de 8.849 Metros

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Escalar o Monte Everest é uma aventura...

/* */