DESTAQUE 2Política

Outubro Rosa: Dr. Victor Rocha participa de ações de cuidados da Saúde da Mulher

Outubro Rosa: Dr. Victor Rocha participa de ações de cuidados da Saúde da Mulher
Outubro Rosa: Dr. Victor Rocha participa de ações de cuidados
Compartilhar

19.10.2023 · 10:23 · Vereador Dr. Victor Rocha

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador e médico da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha participou de ações para a promoção da saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa, realizadas na quarta-feira (18), na Unidade de Saúde da Família Dr. Fernando Arruda Torres – José Tavares e no Projeto Elas da Fundação de Assistência à Pessoa Humana (Funasph) da 1ª Igreja Batista de Campo Grande.

Na oportunidade, Dr. Victor Rocha, que é médico há quase 20 anos, falou sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce tanto do câncer de mama, quanto do câncer de colo de útero. “É necessária a prevenção, tanto com relação ao câncer de mama, com a realização do autoexame mensal, do exame clínico e da mamografia anual (para mulheres com mais de 40 anos), quanto para o câncer de colo de útero com a realização do exame preventivo (Papanicolau). Temos que compartilhar essas informações com todas as mulheres, para que mais vidas sejam salvas”, pontuou.

Na USF José Tavares, além da palestra, Dr. Victor Rocha fez atendimento a pacientes que apresentavam alguma alteração na mama e/ou estavam com exames de imagem. “Já aproveitamos a vinda aqui na Unidade de Saúde para verificar a situação das pacientes que trouxeram exames ou tinham dúvidas sobre o câncer de mama”.

No Projeto Elas, Victor Rocha bateu papo com as mulheres sobre prevenção, tirou dúvidas e apresentou o projeto Casa Rosa, que há dois anos mudou a história da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A Casa Rosa vai fazer dois anos no dia 11 de novembro, nesse período já fizemos o diagnóstico de 123 casos de câncer de mama. Alguns desses casos foram detectados em mulheres com menos de 40 anos de idade, ou seja, fora da faixa etária com maior incidência para câncer de mama. Por isso, a prevenção é tão importante”, pontuou Dr. Victor Rocha.

Em Campo Grande, temos o Projeto Casa Rosa que atende pelo SUS e funciona no Ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, localizado na Rua 25 de Dezembro, nª 509, Centro de Campo Grande/MS. “A Casa Rosa proporciona consulta e exames no mesmo local. Zerou a fila de espera em consulta em mastologia no SUS em Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul. Também zerou a fila de punções e biópsias. Além de entregar o diagnóstico do câncer de mama em até 14 dias, dando celeridade no início do tratamento da paciente. A paciente faz a consulta com mastologista e realiza seus exames todos no mesmo local, entrando apenas uma única vez na fila de regulação da Sesau/SUS. Reduzindo a mortalidade por câncer de mama”, explicou Dr. Victor Rocha.

Para as pessoas que desejam ser atendidas no projeto Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento médico ao ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha. Os atendimentos são realizados nas tardes de quinta e sexta-feira no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano.

Até o dia 6 de outubro de 2023, a Cara Rosa realizou 5.648 atendimentos (entre primeiro atendimento e retorno), 2192 ultrassonografias, 1084 mamografias, 1018 biópsias de mama e 39 cirurgias de mama.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

/* */