Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre OpenAI
A OpenAi, a empresa por trás do ChatGPT, apresentou nesta quinta-feira (15) um novo sistema alimentado por IA capaz de criar vídeos curtos realistas quase instantaneamente.
A novidade é inspirada em uma tecnologia apresentada em 2023 pela startup Runway AI, que permitia gerar vídeos baseados em frases digitadas pelos usuários. A diferença é que a versão da OpenAI não gera conteúdo borrado ou distorcido, mas sim clipes que “parecem retirados de grandes produções de Hollywood”, aponta o The New York Times.
Leia mais:
OpenAI Sora
- A OpenAI batizou o novo sistema de Sora (céu em japonês), nome que, segundo os criadores, “evoca a ideia de potencial criativo ilimitado”.
- O sistema pode criar vídeos realistas de até 60 segundos.
- Nada foi divulgado ao público antes porque a empresa estava avaliando os riscos da tecnologia.
- Por isso, o Sora será liberado primeiro para um pequeno grupo de acadêmicos e pesquisadores, que vão identificar potenciais formas de uso indevido.
- “A intenção é dar uma prévia do que está por vir, para que as pessoas possam ver as capacidades desta tecnologia”, diz a companhia.
Um dos exemplos de vídeo criado com a nova IA mostra a cidade de Tóquio, no Japão: “A câmera se move pelas movimentadas ruas da cidade, acompanhando diversas pessoas aproveitando o lindo clima de neve e fazendo compras nas barracas próximas. Lindas pétalas de sakura estão voando ao vento junto com flocos de neve”, diz a descrição da OpenAI.
Confira o resultado abaixo:
A OpenAI diz que vai marcar todos os vídeos produzidos pelo Sora com marcas d’água que os identificam como gerados por IA. O novo sistema, assim como outros similares, aprende analisando dados, neste caso, vídeos e legendas de descrição. Por ora, a empresa não revelou quantos vídeos o sistema usou no treinamento (ou se o processo também incluiu vídeos licenciados protegidos por direitos autorais).
Vale destacar que a OpenAI, que também criou o gerador de imagens estáticas DALL-E, está entre as empresas que correm para lançar geradores de vídeos instantâneos, bem como Google e Meta. A tecnologia promete auxiliar nas produções de cinema, mas pode gerar discussão e talvez substituir eventualmente o trabalho de artistas digitais.
Fonte: Olhar Digital