Only Up: gameplay e requisitos do desafiador game de escalada sem save

Only Up! é um game desafiador de plataforma e escalada, que propõe a jogadores uma aventura inspirada em “João e o Pé de Feijão”. No game, uma queda pode significar a perda de boa parte de seu progresso, devido à falta de saves. Lançado em 24 de maio, o game do desenvolvedor independente SCKR Games se tornou um dos mais assistidos na Twitch com mais de 90 mil espectadores. Em 30 de junho o jogo foi removido do Steam por acusações de uso indevido de um modelo 3D, mas o caso foi resolvido e ele já retornou à loja digital. Only Up! está disponível no Steam por R$ 32,99, e até o dia 13 de julho pode ser adquirido pelo preço promocional de R$ 23,09.

🎮 Steam rejeita jogo adulto feito com IA e comenta novas regras

1 de 3 Only Up! é um game sobre escalar uma gigantesca estrutura no qual seu progresso está em jogo a cada salto — Foto: Reprodução/Steam

Only Up! é um game sobre escalar uma gigantesca estrutura no qual seu progresso está em jogo a cada salto — Foto: Reprodução/Steam

👉 Steam vende jogos para consoles ou só para PC? Saiba no Fórum TechTudo

Em Only Up! jogadores controlam um jovem chamado Jackie, que vive em uma favela embaixo de uma grande estrutura misteriosa. Jackie sonha em sair da pobreza e se aventurar em uma jornada para conhecer mais sobre o mundo e a si mesmo. Durante o game, ocasionalmente o personagem narra eventos sobre áreas em que o jogador se encontra, oferecendo mais detalhes para a história.

Além disso, ele também encontra personagens inusitados, como um cachorro que o alerta que sua escalada só lhe trará miséria. Assim como na fábula de João e o Pé de Feijão, Jackie deseja alcançar as nuvens em busca de algo maior do que chegar ao topo. Na descrição do game, o desenvolvedor comentou que “a jornada de 10 mil passos começa com o primeiro passo”.

Only Up! coloca os jogadores para controlar Jackie, enquanto ele escala a misteriosa estrutura que aponta para o céu. Inicialmente, o local parece mais comum, com rampas, telhas e caixas para se segurar. Porém, quanto mais o jogador sobe, mais absurdas as coisas se tornam, como objetos flutuantes, carros, ruas e até prédios.

Para escalar, basta saltar na direção das plataformas e Jackie tentará se segurar automaticamente nelas. Não é possível salvar sua posição no game, então, ao cair, é preciso tentar retornar a uma plataforma antiga para evitar perder todo seu progresso.

2 de 3 O mundo de Only Up! se torna cada vez mais abstrato e estranho conforme o jogador sobe — Foto: Reprodução/Steam

O mundo de Only Up! se torna cada vez mais abstrato e estranho conforme o jogador sobe — Foto: Reprodução/Steam

Os controles de Only Up! são um pouco imprecisos, sendo difícil determinar se é possível ou não pular em um certo objeto. Em compensação, o jogador tem acesso a uma função de desacelerar o tempo para saltar com maior controle. É preciso ter habilidade e paciência para avançar, já que ocasionalmente o game oferece ferramentas como camas, que servem de trampolim, e drones para viajar por um pequeno trecho. Ao explorar a área, é possível encontrar alguns atalhos que podem ser úteis, além de referências e easter eggs da cultura pop, como a casa com balões da animação Up: Altas Aventuras.

Por conta destas dificuldades, Only Up! entra para a categoria de jogos frustrantes para induzir raiva, ou “Rage Games”, como o título Getting Over It. É possível terminá-lo entre 40 a 120 minutos, de acordo com o nível de habilidade do jogador e o número de quedas. O desenvolvedor SCKR prometeu que, no futuro, haverá uma atualização que adicionará um elevador para continuar de onde o jogador parou. No final do ano também será adicionado um modo ainda mais desafiador que se passa à noite.

Polêmica, remoção do Steam e retorno

Only Up! havia saído temporariamente do Steam, após um artista alemão chamado Kevin (de apelido Aboulicious) comentar que havia visto um de seus modelos sem autorização no game. A remoção aconteceu no dia 30 de junho e só foi retornar na noite do dia 4 de julho. O desenvolvedor SCKR explicou que o modelo em questão, uma menina gigante, havia entrado no game por engano e que já resolveu o problema com o artista, cujo trabalho não estava liberado para uso comercial.

3 de 3 Desenvolvedor de Only Up! comentou sobre uso de modelo 3D por engano que levou à remoção do game da Steam — Foto: Reprodução/Steam

Desenvolvedor de Only Up! comentou sobre uso de modelo 3D por engano que levou à remoção do game da Steam — Foto: Reprodução/Steam

O criador do game comentou que isso pode acontecer por vários motivos, como usuários vendendo modelos aos quais não têm direito ou freelances que os trouxeram de suas próprias coleções, e disse que às vezes desenvolvedores novatos se encontram nessa situação. O modelo da menina foi substituído pela clássica estátua de Atlas segurando o mundo, mas segundo SCKR, o artista alemão concordou em criar um novo modelo para o game no futuro.

Only Up! – Requisitos mínimos

Requisitos mínimos Configuração recomendada
Sistema operacional: Windows 8, 10 ou 11 (64 Bits) Windows 8, 10 ou 11 (64 Bits)
Processador: Intel Core i5 6600 3,1 GHz ou AMD R5 1600X 3,5 GHz Intel Core i5 10400 3,1 GHz ou AMD Ryzen 5 2600X 3,1 GHz
Memória RAM: 8 GB 16 GB
Placa de vídeo: Geforce GTX 1650 ou equivalente Geforce RTX 3060 ou equivalente
DirectX: 12 12
Armazenamento: 6 GB de espaço disponível 6 GB de espaço disponível

Com informações de Game Rant, PC Gamer, Dexerto, Kotaku, Steam (1 e 2)

🎥 Twitch: 5 jogos que fazem sucesso na plataforma

Twitch: 5 jogos que fazem sucesso na plataforma

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!